Capela de São João de Padronelo

IPA.00005326
Portugal, Braga, Vila Verde, Aboim da Nóbrega e Gondomar
 
Arquitectura religiosa, seiscentista. Capela de provável construção seiscentista, de planta longitudinal, flanqueada por torre sineira, tendo próximo cruzeiro seiscentista de caminho, com base, coluna e esfera que a encima decoradas com caneluras, e cruz latina simples.
Número IPA Antigo: PT010313010045
 
Registo visualizado 129 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

A capela é um pequeno edifício de planta longitudinal, orientada a N., flanqueada a E. por torre sineira encimada por pináculos e cruz ao centro. Cobertura em telhado de duas águas. Aparelho granítico com as juntas avivadas a branco e os cunhais de cantaria apilastradas. No frontispício rasga-se vão recto, com porta em madeira de duas folhas, flaqueado por janela, com gradeamento, de cada um dos lados. É encimado por frontão simples albergando silhar com inscrição delida: "[...]CAVIT" *2. Remate em empena encimada por cruz latina simples. Cruzeiro granítico assente em soco de três degraus quadrangulares. Sobre ele repousa a base com dado de secção quadrangular, com moldura definindo pequena base e cornija. Nas faces S. e N. foi gravada, em baixo relevo, cruz latina assente em triângulo em jeito de peanha. Na face E. inscrição: "IHS"; na O. data: "1670". A coluna, com fuste de secção circular, apresenta caneluras desde a base até à esfera que a encima igualmente ornamentada com caneluras. Sensivelmente a meia altura é interrompida por anel. A esfera é encimada por cruz latina com braços e haste de secção quadrangular e com remate em botão. A cruz apresenta ao longo de todo o comprimento dos braços e haste sulco largo definindo cruz inscrita em baixo relevo.

Acessos

À saída do Lugar de Casais da Vide em direcção S., a c. 100m do aglomerado

Protecção

Enquadramento

Rural, isolado, dominante sobre o vale do Ribeiro da Lameira, área designada Porto de Abril, agricultada e xcepcionalmente harmoniosa. A capela, e o cruzeiro c. de 100m, erguem-se junto à estrada asfaltada, no local onde se cruzam os antigos caminhos de ligação a Cuide de Vila Verde e a Aboim da Nóbrega, no limite dos concelhos de Ponte da Barca e Vila Verde *1. A capela é enquadrada por campos e um pequeno carvalhal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção da capela; 1670 - edificação do cruzeiro segundo data inscrita; séc. 20, segunda metade - aquando da construção da actual estrada, o cruzeiro foi deslocado da sua primitiva implantação, frente à capela, para a actual situação.

Dados Técnicos

Paredes autoportante.

Materiais

Granito, cimento, telha, madeira, ferro.

Bibliografia

SILVA, Domingos Maria da, As terras de Vila Verde do Minho no Dicionário Geográfico do Reino de Portugal até 1758, Vila Verde, 1985.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - No mapa 1:25000 dos Serviços Cartográficos do exército, a capela e cruzeiro localizam-se mesmo no concelho de Ponte da Barca. A coincidência entre o limite territorial - neste caso de freguesia, concelho e distrito - com este troço do caminho, pode indiciar a antiguidade deste traçado. *2 - A leitura deverá ser "[DEVOTIO MULTORUM ME AEDIFI]CAVIT" segundo as Memórias Paroquiais (SILVA, 1985).

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login