Casa da Breia

IPA.00000532
Portugal, Braga, Cabeceiras de Basto, Cabeceiras de Basto
 
Casa nobre barroca, de planta em U com capela rectangular separada da casa mas adossada ao muro do terreiro fronteiro à mesma. Evolui em 2 pisos, de grande singeleza, com fenestração simétrica e entrada principal para o andar nobre na ala lateral esquerda, sob alpendre. A casa é antecedida por dois espaços fechados por muro coroado de urnas, rasgado por portão em alinhamento, constituindo um deles, um terreiro fronteiro à casa, e o outro um espaço ajardinado, com alameda de sebes de acesso ao primeiro.
Número IPA Antigo: PT010304060007
 
Registo visualizado 496 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Edifício de planta em U, com alas precedidas por dois volumes menores, e não adossados, sendo o do lado E. a Capela, e o oposto um anexo, ambos ligados por muro alto, formando terreiro. Volumes articulados, com coberturas em telhado de 4 águas na casa e anexo, e de 2 na capela. Muro orientado a N, coroado por merlões intercalados por bolas sobre plintos; ao centro, entre pilastras coroadas por urnas, frontão contracurvado com pedra de armas; sob este, portão de verga recta. Capela com pilastras nos cunhais, coroados por pináculos, terminando em empena e rasgada por portal, de verga curva com cruz e cordas entrelaçadas superiormente, 2 óculos laterais e 1 superior maior. Casa de alçados pintados a amarelo,e embasamento pintado de côr escura, com pilastras nos cunhais, com 2 pisos. Na ala E. escada de acesso ao 2º piso, de 1 lanço e com alpendre quadrado coberto por telhado de 3 águas. Fachada central, ritmada por pilastras, tendo no 1º piso 3 portas separadas por óculos ovais, e no 2º janelas de sacada molduradas e com verga curva, varandim assente sobre mísulas e guarda de ferro. Ala direita com uma só porta no 1º piso e janelas simples no 2º. O portal axial da ala central, abre para túnel conduzindo à fachada posterior. No alinhamento do portal de acesso ao terreiro da casa, existe um outro portal, junto à E. N. constituído por um muro interrompido por um portão vasado em ferro forjado. A rematar este muro duas ameias e quatro urnas. Entre estes dois portais, um espaço ajardinado com árvores de fruto e estreita alameda de sebes a marcar a entrada no terreiro.

Acessos

EN 205

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 2/92, DR, 1ª Série-B, nº 56 de 06 março 1996 / ZEP, Portaria nº 320/2013, DR, 2.ª série, n.º 106 de 3 junho 2013

Enquadramento

Rural, em área de Reserva Agrícola Nacional, isolado. Implanta-se numa encosta, voltada a S., de onde se desfruta de vistas panorâmicas do Vale da Ribeira, com os seus campos cultivados, com destaque para o Monte Farinha (Srª. da Graça) e a O. para a Serra da Breia. A encosta é recortada por nascentes e regatos, e nalguns pontos a água é conduzida para as pastagens permanentes, os "Prados do Lima". Na Zona Especial de Protecção situam-se imóveis de grande valor patrimonial, tais como a Casa do Casal, a Casa da Taipa ou Solar do Trigo, a Capela da Srª da Conceição e o conjunto de Bouças constituído por casa e instalações agrícolas.

Descrição Complementar

O portal do pátio possui escudo esquartelado, tendo no 1º quartel as armas de Barros Leite, no 2º as dos Pereiras, no 3º as de Leites Pereira e no 4º as de Barros. O portal junto à estrada possui o brasão de António Oliveira Leite de Barros, Conde de Basto, tendo no 1º quartel as armas de Leites Pereira, no 2º. as de Barros, no 3º as de Oliveiras e no 4º as de Leites Pereira.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15 - Documentação de arquivo já refere a existência da Casa de Breia; era habitada por João Leite e seus descendentes Afonso Leite e João Pereira Leite; séc. 17, primeiro quartel - os Arquivos Paroquiais mencionam a capela dedicada a Santa Quitéria, administrada por Martins Leite de Barros; provável reconstrução da casa; séc. 19 - restauro do brasão (portal do pátio) e ala direita da casa, por Manuel Filipe Martins Leite de Barros; cconstrução do portal junto à estrada que liga Cabeceiras de Basto a Braga, ostentando a pedra de armas de António de Oliveira Leite de Barros, Conde de Basto; 2003, 20 março - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR favorável à delimitação da Zona Especial Proposta.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em granito

Materiais

Paredes exteriores rebocadas; paredes interiores rebocadas com acabamento estanhado; tectos em estuque; pavimentos interiores em soalho de madeira; cobertura revestida a telha de barro; caixilharias em madeira de castanho.

Bibliografia

MACHADO, José de Sousa, Últimas Gerações de Entre Douro e Minho, Apostilas às Árvores de Costados das Famílias Nobres, vol. I, 1931, volume II, 1932, Braga; FIGUEIRA, Joaquim Fernandes, O Conde de Basto, Porto, 1941; GAYO, Felgueiras, Nobiliário de Famílias de Portugal, 33 vols, Braga, 1938 - 1942; STOOP, Anne de, Palácios e Casas Senhoriais do Minho, Porto, 1993; CUNHA, Victor, Monografia de Cabeceiras de Basto, 1958; AFONSO, Domingos de Araújo, VALDEZ, Ruy Diferes Travassos, Livro de Ouro da Nobreza, Braga, Livraria Pax, tomo III; CASTRO, Estela da Rocha e, Casa da Breia, Lisboa, 1990; Casa da Fonte da Breia tem quatro séculos de história, in Diário do Minho, 28 Dezembro 2006.

Documentação Gráfica

(IPPAR) 86 / 3 (40)

Documentação Fotográfica

DREMN; (IPPAR) 86 / 3 (40)

Documentação Administrativa

(IPPAR) 86 / 3 (40); DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

1986 / 1987 - Substituição da cobertura em telha da Casa (irmão da proprietária); 1992 - Substituição do telhado da Capela.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

Maria Guimarães 2000
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login