Igreja Paroquial de Perozelo / Igreja de Nossa Senhora da Visitação

IPA.00005284
Portugal, Porto, Penafiel, Perozelo
 
Arquitetura religiosa, seiscentista e do séc. 20. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor, capela lateral no lado esquerdo e sacristia no oposto, com torre sineira à esquerda, tendo coberturas interiores em falsas abóbadas de berço abatido, a da nave de madeira e a da capela-mor pintada e datada de Novecentos, iluminada uniformemente na capela-mor e unilateralmente na nave, por janelas em capialço rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga reta e por janela retilínea. Fachadas com cunhais simples, encimados por pináculos piramidais com bola, estando rematadas por friso e cornijas, tendo, na fachada lateral direita, porta travessa de verga reta. Campanário de dois registos, com ventanas no superior, rematando em cornija e pináculos, tendo acesso posterior. Interior com coro-alto acedido pelo exterior, tendo batistério no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por retábulos dispostos em ângulo, de talha novecentista. Retábulo-mor de talha pintada, tardo-barroca. Igreja com construção quinhentista, de que subsiste a pia batismal com coluna facetada que arranca de base quadrangular, e o óculo na empena do arco triunfal, reformada na centúria seguinte, com a abertura de novas fenestrações em capialço, obra que se terá prolongado pelo início do século seguinte com a construção da capela lateral, revestida a talha no acesso e cobertura, com profusa decoração do estilo nacional, que se repercute na gramática decorativa da estrutura retabular, com interessante ático formado por apainelados em ponta de diamante; mantém a mesa de altar com decoração de acantos e querubins relevada e o sacrário flanqueado por quarteirões e anjos músicos, apesar de ter uma porta de feitura recente. As paredes laterais estão revestidas a azulejo de padrão, de um tipo ainda não detetado em qualquer outro imóvel, tendo a porta da sacristia pintada com albarrada e envolvida por friso azulejar. O retábulo colateral do Evangelho é de talha novecentista, reaproveitando as colunas de uma estrutura maneirista, com fustes espiralados e com os terços inferiores ornados por brutescos. O retábulo-mor é de talha tardo-barroca, visível nas colunas, tendo sofrido uma reforma no séc. 20, com a introdução de novo remate e elementos decorativos. A cobertura da capela-mor, novecentista, apresenta pintura com tema recorrente, representando a Adoração do Santíssimo, envolvida por temas salvíficos.
Número IPA Antigo: PT011311250047
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave, capela-mor, anexo adossado ao lado direito e capela lateral ao lado esquerdo, onde se ergue, também, a torre sineira, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal com molduras de cantaria e revestido a azulejo monocromo, branco, e sobrepujado por cruz latina. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, exceto nos anexos, em cantaria de granito aparente com as juntas pintadas de branco, percorridas por socos em cantaria de granito, flanqueadas por cunhais simples, em cantaria nas fachadas principal e posterior, firmados por pináculos piramidais com bola, e rematadas em frisos e cornijas. As empenas possuem cruzes latinas sobre dados. Fachada principal virada a O., rematada em empena e rasgada por portal de verga reta e de moldura recortada, formando pingentes laterais, encimado por janela retilínea em capialço; entre o portal e a janela, silhar de cantaria epigrafado, surgindo, sobre a janela escudo com inscrição. No lado esquerdo, a torre sineira, de dois registos definidos por frisos e cornijas, o inferior com o antigo mostrador do relógio, em cantaria, surgindo, no segundo, sobre alto friso de cantaria, as ventanas de volta perfeita assentes em impostas salientes; sobre o remate, em frisos e cornijas, pináculos piramidais assentes em plintos paralelepipédicos; o atual mostrador encontra-se na cobertura, sobre o remate da face posterior, com plinto e moldura de cantaria. O acesso ao interior é feito por porta de verga reta elevada e rasgada na face posterior, com ligação por escadas de cantaria, perpendiculares ao paramento da fachada lateral esquerda, tendo guarda metálica pintada de verde. Fachada lateral esquerda rasgada por janela retilínea e em capialço no corpo da capela-mor. Possui o corpo da capela lateral adossado, em empena, com janela retilínea na face O. e fresta jacente no lado oposto. Fachada lateral direita com porta travessa de verga reta e duas janelas em capialço no corpo da nave, surgindo uma terceira janela semelhante no corpo da capela-mor. Tem o corpo adossado da sacristia, em empena, rasgada por fresta e tendo porta de verga reta na face O.. Fachada posterior em empena cega, revestida a azulejo em monocromia branco, com moldura fitomórfica policroma, centrando registo de azulejo com a representação de Nossa Senhora da Conceição. Sobre a empena, é visível a do arco triunfal, rasgada por óculo circular. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão 2x2 em policromia, tendo coberturas em falsas abóbadas de berço, a da nave de madeira e a da capela-mor pintada e reforçada por tirantes metálicos, assente em frisos e cornijas de cantaria. Coro-alto de betão com guarda vazada de madeira e acesso por porta de verga reta no lado do Evangelho, a partir do exterior. O portal axial está protegido por guarda vento em vidro. No sub-coro, no lado do Evangelho, o batistério com nicho retilíneo em cantaria, contendo pia batismal em cantariam composta por coluna facetada, arrancando de base quadrangular, e taça hemisférica, de bordos simples. No lado do Evangelho, capela lateral dedicada a Nossa Senhora da Conceição, profunda e com acesso por arco de volta perfeita emoldurado a talha, composta por duplas pilastras de capitéis coríntios, com os fustes, bases e plintos ornados por acantos e aves, com o intercolúnio composto por acantos entrelaçados pintados, que sustentam aduela de acantos e com o intradorso formado por apainelados de acantos dispostos de forma simétrica. O interior tem as paredes revestidas a azulejo de padrão 2x2 policromo, tendo cobertura em masseira, forrada a talha, formando caixotões ornados por acantos e querubins, com molduras de entrelaçados salientes e com rosetões nos ângulos. Tem pavimento em soalho e, sobre supedâneo de um degrau, retábulo de talha. No lado da Epístola, porta de acesso à sacristia própria, com folha pintada a representar uma albarrada. Porta travessa ladeada por pia de água benta metálica. Arco triunfal de volta perfeita de moldura em cantaria, tendo arestas côncavas, flanqueado por capelas retabulares colaterais dispostas em ângulo, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e Nossa Senhora das Graças (Epístola). Capela-mor com supedâneo de dois degraus, convexos na zona central, onde se ergue a mesa de altar, em cantaria de granito, composta por tampo e dois pilares com as faces em ponta de diamante, flanqueada pelos assentos e mesa de apoio em madeira. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de marmoreados fingidos e dourado, de planta reta e três eixos definidos por quatro colunas torsas, percorridas por espira fitomórfico dourada, assentes em consolas, enquadradas por pilastras, formando parastase. Ao centro, tribuna de volta perfeita, com arquivolta fitomórfica, contendo trono expositivo de cinco degraus facetados, tendo o fundo pintado com glória de querubins. Os eixos laterais são retilíneos, com molduras recortadas e encimadas por concheado, enquadrando mísulas decoradas por acantos. A estrutura é flanqueada por apainelados de acantos e enrolamentos e remata em elemento de talha que se adapta à cobertura, ornado por enrolamentos e acantos, tendo, ao centro, sanefa com lambrequins. Altar em forma de urna com escudo central bipartido, flanqueado por acantos e rosetas, encimado por sacrário com moldura recortada de enrolamentos, rematado por cornija e lambrequins, com a porta decorada por cruz latina envolvida por resplendor; está flanqueado por apainelados de acantos. No lado da Epístola, porta de acesso à sacristia, com as paredes em cantaria de granito aparente, com teto de madeira, em dois panos, e pavimento em lajeado de granito, possuindo armários de madeira e lavabo em cantaria de granito, composto por friso e cornija, onde se integra a bica, que verte para taça hemisférica, embutida na estrutura murária.

Acessos

Rua das Flores

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado numa zona com ligeiro declive, em plataforma artificial, formando um adro elevado relativamente à via pública, formado por muro de sustentação de terrenos em alvenaria de granito aparente com as juntas preenchidas a argamassa de cimento, que se adapta ao declive, tendo acesso frontal por portão de duas folhas metálicas pintadas de preto. A S., situa-se o Cemitério que também abre para o adro e, a E., na fachada posterior, um pequeno largo ajardinado com o coreto. No adro, ergue-se um Cruzeiro em cantaria de granito, composto por dado e cruz latina simples. Está rodeado por aglomerado concentrado de casas de habitação unifamiliares.

Descrição Complementar

Sobre o portal axial, silhar ovalada com a inscrição incisa e avivada a negro: "TODAS AS GERAÇÕES ME CHA- / MARÃO BEMAVENTURADA, POR- / QUE O OMNIPOTENTE ME FEZ / GRANDES COUZAS LUC. 1.º 48-49 / 1875". Sobre o janelão do coro, a inscrição: "R / 1908". Na face posterior da capela lateral, a data incisa e avivada a negro, "1710", tendo, ainda, duas cruzes de sagração. O registo de azulejo da fachada posterior é recortado, criando uma estrutura arquitetónica composta por colunas e cornija interrompida por urna, assente em plinto com acrotérios estriados e salientes, tudo em pedra torta, que integram painel de volta perfeita central, com moldura de acantos entrelaçados a enquadrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, segundo esquemas compositivos de Murillo. No canto inferior direito, a inscrição: "F. Gonçalves 1970 / ATELIER RAZAM - PICO - ARGONCILHE". O retábulo da capela lateral é de talha dourada, com corpo de planta côncava, de três eixos formados por seis colunas torsas, ornadas por pâmpanos e anjos encarnados, assentes em plintos paralelepipédicos decorados por acantos, e por duas pilastras com os fustes ornados por acantos e aves, assentes em consolas, as quais se prolongam em quatro arquivoltas em asa de cesto, três torsas e uma lisa ornada por acantos e querubins, as exteriores separadas por apainelados em ponta de diamante seccionados por aduelas decoradas por elementos ovalados. Ao centro, apainelado em asa de cesto com moldura de acantos e boca rendilhada, contendo mísula envolvida por glória e anjos vestidos a serviçais da época que sustentam coroa fechada. Os eixos laterais formam apainelados retilíneos que enquadram pequenos nichos à face, de volta perfeita e boca rendilhada, contendo mísulas bolbosas ornadas por querubins. Altar paralelepipédico decorado por acantos, anjos e querubins encarnados e bastante relevados; está encimado por sacrário embutido na estrutura, flanqueado por quarteirões e tendo, nas ilhargas, anjos músicos, rematado em cornija e com a porta ornada por cruz latina. O retábulo do Sagrado Coração de Jesus é de talha pintada de marmoreados fingidos e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas espiraladas, com o terço inferior marcado por brutesco, assente em plintos paralelepipédicos ornados por acantos dispostos simetricamente, e firmadas por friso almofadado e urnas sobre plintos paralelepipédicos. Ao centro nicho de perfil contracurvo, com o interior pintado a imitar adamascados. A estrutura remata em cornija contracurva e espaldar recortado, decorado por enrolamentos e rematado por acantos vazados, contendo pequena reserva emoldurada por acantos e contendo coração inflamado. Altar em forma de urna, com medalhão florido envolvido por acantos, encimado por friso fitomórfico. O retábulo de Nossa Senhora das Graças é de talha pintada de marmoreados fingidos e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas espiraladas e o terço inferior estriado, assentes em plintos paralelepipédicos de faces almofadadas, decoradas por rosetões, e firmadas por friso almofadado e urnas sobre plintos paralelepipédicos. Ao centro nicho de perfil contracurvo, com o interior pintado a imitar adamascados. A estrutura remata em cornija angular e espaldar recortado contendo medalhão com as iniciais "AM" e decoração de acantos, sobrepujada por cornija interrompida por volutas e ornada por torso de louros e acantos. Altar em forma de urna, com cartela florida envolvida por acantos, encimado por friso fitomórfico. O teto da capela-mor está pintado com fundo azul, percorrido, nos extremos, por pequenos acantos, possuindo apainelados, o central em losango e com a representação da Adoração do Santíssimo, tendo, nos ângulos, painéis triangulares com a figuração de um cálice e a inscrição "ECCE PANIS ANGELORUM", um Agnus Dei e a inscrição "ECCE AGNUS DEI", um coração a sangrar para um cálice e a inscrição "ASVENIAT REGNUM TUUM" e um pelicano a alimentar os filhotes, com a inscrição "FORTIS EST UT MORS DILECTIO". OS AZULEJOS da Capela lateral formam o padrão P-17-01069, de padrão policromo, de contorno azul, com um centro e dois elementos de ligação, todos definidos e articulados por uma malha de ornatos brancos. O centro é constituído por laçarias brancas sobre fundo azul, contra curvadas, terminando em enrolamentos, que se entrelaçam dispondo-se de forma circular em torno de uma reserva recortada de fundo amarelo de contorno castanho. Esta apresenta um motivo floral branco recortado, que alterna folhas e flores de cálice com conta azul, projectados a partir de motivo quadrangular, azul e branco, com flor de pétalas amarelas e núcleo quadrangular azul. O elemento de ligação de maiores dimensões desenha uma reserva quadrangular de lados curvos, acentuados por rebordo amarelo e de fundo azul. Circunscreve florão de acanto a branco sobreposto por motivo estrelado castanho com núcleo em quadrado sobre vértice azul de contorno amarelo. O outro elemento de ligação, de forma losangular, acentuados por rebordo amarelo e de fundo azul, circunscreve flor de pétalas amarelas.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJO: F. Gonçalves (1970).

Cronologia

1590, 10 fevereiro - primeiro registo de batismo na paróquia; 30 julho - primeiro registo de casamento na paróquia; 1594, 15 setembro - primeiro registo de óbito na paróquia; séc. 17 - reconstrução do templo; 1618 - feitura do inventário das alfaias da igreja; 1710 - inscrição na capela lateral, revelando a data da sua feitura; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Álvaro de Moura Couto, é referido que a paróquia é dedicada a Nossa Senhora da Visitação, com festa no primeiro domingo de julho; a igreja tem o altar-mor, onde estão as imagens da Virgem e Santa Isabel e dois colaterais, o do Evangelho com Santo Cristo da Agonia e a Senhora da Expectação, vulgarmente designada do Ó, surgindo, no oposto, o Menino Deus, com festa a 1 de janeiro, ladeado pelas imagens de Santo António e São Sebastião; no corpo da igreja, uma capela com retábulo dourado e teto apainelado, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, tendo o Santíssimo Sacramento com irmandade própria; este altar é privilegiado nos dias da Anunciação, a 25 de março, da Visitação, a 2 de julho, da Natividade a 8 de setembro e da Conceição a 8 de dezembro; o pároco é reitor, apresentado pelos morgados de Coreixas, na pessoa de Carlos Alvo Brandão Perestrelo de Azevedo, recebendo de rendimento 18$000 e o pé-de-altar; 1875 - data sobre a inscrição bíblica do portal, revelando a data de uma reforma do templo; 1908 - restauro da igreja, com a reforma da sineira; 1970 - pintura do painel de azulejos da fachada posterior, por F. Gonçalves, do Atelier Razamonte; provável feitura do coro-alto e colocação dos azulejos na nave e capela-mor; provável execução do retábulo colateral da Epístola.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada, sendo os anexos em cantaria de granito; modinaturas, pináculos, friso, cornijas, pia batismal, degraus, pavimento da sacristia, lavabo em cantaria de granito; coro-alto em betão com guarda de madeira; guarda-vento em vidro; portas, bancos, mobiliário da sacristia, teto da nave, pavimento da capela lateral em madeira; retábulos, de talha pintada, sendo o da capela lateral de talha dourada; pia de água benta metálica; silhares e registo em azulejo; telha cerâmica na cobertura.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGLAB/ADPorto: Pároquia de Perozelo

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - restauro da igreja, com a remodelação das estruturas retabulares; revisão de rebocos e pinturas e das coberturas.

Observações

Autor e Data

Patrícia Costa 2002 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

Projecto Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa - Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões (IHA-FLUL) 2011 (campo descrição complementar)
 
 
 
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