Capela de Santa Luzia

IPA.00005271
Portugal, Porto, Penafiel, Penafiel
 
Capela tardo-gótica, seiscentista e barroca, de espaço único com alpendre fechado seiscentista, com cobertura interior em masseira, escassamente iluminada por frestas nas fachadas laterais e posterior. Fachada principal em empena truncada por sineira de volta perfeita, rasgada por portal em arco apontado. O portal está protegido por alpendre fechado, assente em colunas toscanas, com acesso frontal e lateral, no lado esquerdo. Fachadas rematadas em cornijas, as laterais, assentes em cachorrada, a lateral esquerda com porta travessa de verga reta. Interior com retábulo de talha em branco, de estrutura maneirista. Capela construída no limiar do séc. 15 - 16, como se depreende do perfil do portal axial, apontado e ornado por elementos vegetalistas, das frestas que iluminam o interior e dos remates em cornijas, assentes em cachorrada. O alpendre, seiscentista, assenta em colunas toscanas e ostenta púlpito quadrangular com guarda plena em cantaria. No interior, destaca-se o retábulo, de talha em branco, com colunas do estilo nacional, apontado para uma feitura no séc. 18, mas de estrutura arreigada a modelos maneiristas, de três eixos apainelados e remates em frisos e cornijas; apresenta orelhas recortadas e bastante decoradas com acantos, anjos e aves. O frontal de altar está revestido a azulejo de padrão hispano-mourisco.
Número IPA Antigo: PT011311240027
 
Registo visualizado 89 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave, antecedida por alpendre, e por sacristia adossada ao lado esquerdo, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas de uma (anexos), duas (templo) e três (alpendre) águas. Fachadas em alvenaria de granito aparente, com as juntas pintadas de branco, rematadas, no templo, em cornijas, assentes em mísulas nas fachadas laterais. Fachada principal virada a O., rematada em empena truncada por sineira assente em cornija, com ventana de volta perfeita, assente em impostas salientes, rematada por friso, volutado nas laterais, encimada por cruz latina. É rasgada por portal em arco apontado e de arestas biseladas, ostentando elementos decorativos bastante delidos; está protegido por uma folha metálica pintada de verde e com vidro, rodeado por moldura metálica e vidro martelado. Está antecedido por alpendre fechado por pequeno murete em cantaria, onde assentam seis colunas toscanas, com acesso por degraus na face frontal e na lateral esquerda; tem cobertura em vigamento de madeira e pavimento em tijoleira. No lado esquerdo, púlpito quadrangular, em cantaria de granito, com guarda plena, rematada por cornija e acesso pelo lado direito. Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa retilínea, tendo sacristia adossada, com fresta, tendo porta retilínea na face O.. Sobre a cornija, sineira de volta perfeita, assente em impostas salientes e com remate em friso. Fachada lateral direita rasgada por fresta, tendo, no extremo esquerdo, silhar bastante saliente. Fachada posterior rematada em empena com fresta. INTERIOR com as paredes em alvenaria e cantaria de granito aparente, com cobertura de madeira em masseira, tendo traves salientes, assente em cornija de cantaria. O portal axial está ladeado por pia de água benta em cantaria, embutida no muro, de perfil tronco-cónico e de bordo boleado. As frestas laterais apresentam perfis internos de volta perfeita. Sobre supedâneo de degraus centrais, em cantaria revestida a alcatifa vermelha, a mesa de altar, de talha em branco, composta por tampo assente em coluna torsa, decorada por pâmpanos, sustentada por plinto paralelepipédico, onde surge um Crucificado. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha em branco, de planta reta e três eixos definidos por quatro colunas torsas, decoradas por pâmpanos, assentes em plintos paralelepipédicos; está ladeado por orelhas recortadas, compostas por anjos, acantos e aves. Cada eixo é retilíneo, integrando pequeno apainelado de volta perfeita, assente em pilastras com os fustes ornados por óvulos, contendo mísulas decoradas por acantos. A estrutura remata em friso de acantos e acantos centrais, que enquadram Agnus Deis, flanqueado por acantos recortados e fragmentos de frontão sobre as colunas exteriores. Altar paralelepipédico, com o frontal revestido a azulejo de padrão 2x2, hispano-mourisco, de aresta, formando elementos vegetalistas; está encimado por sacrário embutido na predela, decorado por cruz latina.

Acessos

Rua de Santa Luzia

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona com ligeiro declive, abrindo diretamente para a via pública, pavimentada a calçada, em cubos de granito. Encontra-se rodeado por casas de habitação unifamiliares e terras de cultivo.

Descrição Complementar

Sobre a porta travessa, a inscrição: "A APARELHAGEM / SONORA DESTA CAPELA / FOI OFERECIDA PELAS / COMISSÕES DOS ANOS / DE 1974 e 1984".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15 / 16 (conjectural) / 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - 16 - construção da igreja de Moazares, dedicada a São Martinho; feitura dos azulejos hispano-mouriscos; séc. 17 - construção do alpendre e púlpito exterior da capela; séc. 18, início - feitura do retábulo-mor; séc. 20, final - reforma da capela, com construção da folha metálica do portal, e feitura de novas coberturas; 1974 - 1984 - instalação do sistema sonoro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de granito aparente; cornijas, colunas, pavimento, supedâneo em cantaria de granito; pavimento do alpendre em tijoleira; teto, bancos, retábulo de madeira; azulejo de aresta, hispano-mourisco; coberturas exteriores em telha cerâmica.

Bibliografia

SOEIRO, Teresa, Penafiel, Lisboa, Editorial Presença, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - limpeza das cantarias e refechamento das juntas; feitura de novas coberturas; colocação de nova folha no portal axial; colocação de algerozes.

Observações

Autor e Data

Patrícia Costa 2002 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login