Paço dos Condes de Cantanhede e Marqueses de Marialva / Câmara Municipal de Cantanhede

IPA.00005230
Portugal, Coimbra, Cantanhede, União das freguesias de Cantanhede e Pocariça
 
Casa nobre renascentista. Galeria N. do pátio e colunata superior da sua fachada de excelente traça e execução, recorrendo sabiamente à utilização da ordem jónica, típica do renascimento tardio da escola castilhiana de Coimbra, muito afim do que se fazia nos colégios da R. da Sofia ( DIAS, 1983 ).
Número IPA Antigo: PT020602040010
 
Registo visualizado 211 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta centralizada composta. Volumetria de 2 pisos em redor de pátio com escadaria de aparato bem lançada; massas dispostas na horizontal com imponente torre de ângulo. Coberturas diferenciadas em telhado de 1 e 2 águas. Fachada principal orientada a NO., com 11 vãos por registo e pórtico encimado por frontão triangular com o brasão da cidade; torre à esquerda. Pátio: apresenta os vestígios mais antigos do edifício na fachada virada a S. ( ala N. ), de traçado imponente. Esta divide-se em 2 partes: à esquerda, em corpo avançado, uma escada coberta de alpendre sobre colunas jónicas, dando acesso do piso térreo ao piso superior; à direita, ala livre de arcos singelos separados por contrafortes, dominados por galeria de colunas jónicas levantadas em parapeito. A galeria inferior estende-se por 7 tramos abobadados de nervuras sobre arcos cruzeiros oblongos, prolongados por mais 2, sob os primeiros lanços da escada. As mísulas e as chaves ostentam ornamentação diversa, encontrando-se numa destas a seguinte inscrição: ESTA OBRA / SE F(E)Z NO / ANO DE 1553. A fachada oposta, muito idêntica a esta, é uma reconstrução com critério e unidade.

Acessos

Praça Marquês de Marialva

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, situado a SE. do espaço urbano que integra a Igreja Matriz, a antiga capela da Misericórdia, o jardim municipal entre casario de baixa densidade; espaço de onde irradiam estradas nacionais e municipais ao longo das quais se desenvolvem as casas do aglomerado urbano.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1553 - construção de provável iniciativa de D. João de Meneses, 5º senhor da vila; 1805 - fazem-se no paço sessões da Câmara, continuando posteriormente, por especial concessão dos donatários; 1806 - parte da Casa da Câmara encontra-se arruinada; 1831 - principiam, após alguns anos de reuniões e esforços, as obras no edifício da Câmara, antiga Casa Marialva; 1852, Maio - D. Maria II hospeda-se neste paço; 1877 - cedência definitiva do antigo paço dos Marialvas para sede do Município; 1896 - início das obras de fundo; séc. 20 - construção de torre na fachada lateral.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura mista.

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada e caiada (paredes); pedra (colunas, pavimentos das galerias, arcos e molduras dos vãos); telha (cobertura exterior).

Bibliografia

BORGES, Nelson Correia, Coimbra e Região, Lisboa, 1987; CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952; DIAS, Pedro e PEREIRA, J. V. da Silva, Cantanhede. A Terra e as suas Gentes, Cantanhede, 1983; FRAGOSO, Viriato de Sá, Cantanhede. Subsídios para a sua História, Coimbra, 1960.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMC: AMC

Intervenção Realizada

CM Cantanhede: 1953/1956 - ampliação do edifício a S. e E., com projecto de acompanhamento dos arquitectos Amoroso Lopes e Álvaro da Fonseca (segundo inscrição junto ângulo esquerdo fachada posterior); 1962, 30 Setembro - início de obras de ampliação e remodelação do edifício (lápide na parede do átrio, frente à entrada).

Observações

Autor e Data

Francisco Jesus 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login