Igreja Paroquial de Souselas / Igreja de São Tiago

IPA.00005204
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Souselas e Botão
 
Igreja paroquial de construção barroca, mantendo a antiga capela do Sacramento, renascentista, com cobertura de cúpula em caixotões de pedra e retábulo pétreo, distribuído em dois andares. O retábulo-mor e os dois da esquerda da nave são da 2ª metade de Setecentos.
Número IPA Antigo: PT020603260088
 
Registo visualizado 444 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta. Fachada principal a O. enquadrada de cunhais em forma de pilastras dominadas por fogaréus, empena cortada nos arranques. Ao centro rasga-se a porta de dupla moldura com a cabeceira rematada em cimalha de traçado mistilíneo; acima, óculo rectangular de ângulos cortados. Torre à direita, de cobertura piramidal. INTERIOR: Espaço diferenciado. Um arco cruzeiro ladeado de nichos separa a capela-mor da nave. No flanco esquerdo desta abrem-se 2 arcos com retábulos de talha de 2 colunas do tipo do principal e no oposto outros 2. A seguir rasga-se a capela do Sacramento. Tem portal de arco enviesado com composição de ordens sobrepostas; nas cantoneiras, medalhões com bustos. A cobertura é feita por uma cúpula em caixotões com quartelas ornadas. Abriga retábulo de pedra com sacrário central, ladeado de espaços de pilastras, em 2 andares, com as imagens dos Santos Pedro e Paulo no do alto, São João Evangelista e São João Baptista no da base. Numa pilastra, a data de 1594. A capela-mor abriga retábulo de camarim com 4 colunas e anjos acroteriais *2. Camarim fechado por tela com Degolação de São Tiago assinada por A. J. Gonçalves e datada de 1874.

Acessos

Rua dos Correios

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 584/2011, DR 115 de 16 junho 2011 *1

Enquadramento

Urbano, situado em vasto largo calcetado sombreado por algumas árvores, com muro e gradeamento de ferro ao longo da via pública, no centro da povoação, em harmonia com o meio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1593 - 1594 - executados a capela e o retábulo do Sacramento; séc. 17 - execução do arco da direita da nave junto ao cruzeiro; séc. 18, 2.ª metade - reforma da igreja, que lhe conferiu o aspecto geral; 1999, 4 de Maio - Despacho de abertura do Processo de Classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada (paredes); telha (cobertura exterior).

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/155633 [consultado em 12 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1998 *3 - 1.ª fase, reabilitação da sacristia, sala de reuniões e interior da igreja - a capela-mor foi recuada, restaurado o tecto; 2.ª fase, recuperação de cantarias e de pintura de paramentos exteriores, restauro da capela do Santíssimo e retábulo, remodelação das instalações eléctricas, para obter iluminação suave e agradável, recuperação da pia baptismal.

Observações

*1 - A zona especial de protecção inclui a malha urbana envolvente a S. e a Poente. *2 - O camarim está fechado por uma tela com a Degolação de São Tiago assinada por A. J. Gonçalves e datada de 1874. Do recheio são de salientar 2 esculturas de interesse do séc. 15, da escola coimbrã: a do padroeiro e outra da Virgem com o Menino, sentada e com o Menino de pé sobre o joelho esquerdo. *3 - Obras acompanhadas pelo Professor Nelson Correia Borges, DGEMN, Comissão de Arte Sacra da Igreja. O dinheiro das obras de 98, cerca de 10 000 contos proveio de iniciativa popular, através de jantares, corso carnavalesco, festas, leilões, peditórios e ofertas, ainda 2 500 contos oferecidos pela CM de Coimbra e empresas da região. A Junta de Freguesia cedeu terreno para o recuo da capela-mor e trabalhadores. A Igreja contribuiu com verbas e receitas próprias.

Autor e Data

Francisco Jesus 1999

Actualização

Ana Filipe 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login