Capela de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00005198
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Antuzede e Vil de Matos
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal com nave, compartimento retabular, alpendre e sacristia, tecto em masseira de madeira. Iluminada pelas janelas da frontaria e pelas frestas da tribuna. Fachada principal maneirista, em empena mais elevada do que o alpendre, sob o qual possui o portal de verga recta ladeado por duas janelas. Fachadas laterais seiscentistas. No interior o grupo escultórico em pedra policromada é do séc.17; provavelmente pertenceu ao retábulo principal de Santa Cruz de Coimbra (BORGES, 1987)
Número IPA Antigo: PT020603050090
 
Registo visualizado 98 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal com nave e um compartimento retabular mais estreito (tribuna), sacristia à direita e alpendre na fachada principal, suportado por parede na face esquerda e por pilaretes assentes sobre murete nas restantes faces, com acesso frontal e lateral direito. Volumes articulados de massas horizontais, coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e a prolongar-se em aba para a sacristia e de três águas no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco delimitadas por cunhais com silhares de cantaria a terminar um pouco antes do topo denunciando um provável acrescentamento em altura; maioria dos vãos com molduras simples de cantaria. Fachada principal voltada a O., em empena mais alta que o alpendre, coroada por cruz latina e com sineira metálica no ângulo esquerdo; sob o alpendre rasga-se portal de verga recta encimado por lápide comemorativa em pedra, com inscrição, ladeado por duas estreitas janelas rectilíneas. Fachada lateral N. aberta para a nave por porta travessa de verga recta encimada por cornija e para o compartimento retabular por fresta vertical em capialço, repetindo-se uma fresta idêntica na fachada oposta. Fachada lateral S., no corpo saliente da sacristia possui porta de verga recta na face O. e uma pequena janela em capialço na face oposta. Fachada posterior cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, revestido de azulejo recente de padrão monocromo, azul sobre fundo branco, formando silhar com friso simples de madeira a encimar; tecto em masseira, com molduras simples simulando caixotões, de madeira; pavimento escalonado, elevando-se por dois degraus sensivelmente a dois terços da nave, em mosaico imitando tijoleira com corredor central lajeado de pedra. No lado da Epístola a flanquear o portal situa-se a pia de água benta em cantaria; no pavimento no corredor central junto aos degraus possui um campa rasa em cantaria com brasão e inscrição e, sobre os degraus a dividir a nave, possui uma teia de madeira com balaustrada recortada, pintada de castanho e cinza, seguindo-se na parede do lado da Epístola uma porta de verga recta para a sacristia, ao centro surge a mesa da celebração. No topo, no lado do Evangelho possui uma porta em arco abatido que dá acesso à tribuna; ao centro estrutura retabular constituída por entablamento sustentado por colunas toscanas com caneluras, assentes em altos pedestais, paralelepipédicos de dois andares com baixos relevos, o primeiro almofadado e o segundo com insígnias alusivas a Cristo, enquadra a ampla tribuna com tecto em masseira de madeira e vão de acesso no lado do Evangelho, com baixo trono de dois degraus sustentado um grupo escultórico da deposição de Cristo com oito figuras de tamanho natural, em pedra policromada, assente em base rústica de madeira e à sua frente uma pequena Pietá policromada.

Acessos

Rua da Capela

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em terreno de acentuada inclinação, num ponto alto da povoação a E., com magnífica vista sobre os campos e terras vizinhas, em harmonia com o meio envolvente. Rodeado por amplo adro ajardinado e arborizado, em socalcos e rampa na frontaria, na qual exibe uma escadaria em betão, circundado por muro de alvenaria rebocada e pintada de branco, com entradas a E. e a O., protegidas por portões de gradeamento metálico, sendo o do lado O., antecedido por três degraus da escadaria e ladeado por pilastras rematadas em pináculos piramidais escalonados, contendo à sua direita no exterior do muro uma faixa de azulejo de padrão monocromo, azul sobre fundo branco, de fabrico recente, na qual se abre nicho em arco de volta perfeita com moldura estreita de cantaria, preenchido com imaginária protegida por porta em vidro; no coroamento da faixa o muro é capeado em cantaria e encimado por cruz latina e dois pináculos piramidais com inscrição na base, lendo-se no da esquerda "MESA" e no da direita a data "1990".

Descrição Complementar

No muro do adro junto ao nicho, duas lápide com inscrição "ALMAS BOAS QUE VÃO PASSANDO CHEIAS DE FÉ E BONDADE LEMBRAI-VOS DA Sª DA PIEDADE / MESA 15-8-1990" e "ESMOLAS / NOSSA SENHORA DA PIEDADE"; na lápide comemorativa do alpendre tem a inscrição "CAPELA DE Nª SENHORA DA PIEDADE RESTAURADA PELO POVO EM 15-08-96". Na campa rasa no corredor central da nave, inscrição "A MEMORIA DE D. ANTONIA LUIZA SOUZA REIS MAYA. TRIBUTAO RESPEITO E SAUDADE SEUS FILHOS, MARIA JOZE, ANTONIO LUIZ E FRANCISCO HENRIQUES. VINDO AO MUNDO, A 7 DE MARÇO DE 1780, ENTRGOU A ALMA A DEUS A 15 DE JUNHO DE 1862."

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela *1

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - edificação da capela e época do grupo escultórico da deposição de Cristo; séc.19 - campa rasa; 1977- construção da escadaria; 1990 - data dos pináculos que rematam o muro do adro sobre a faixa que integra o nicho e da lápide que o ladeia; 1996 - restauro do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra rebocada; cunhais, molduras dos vãos, colunas retabulares, corredor central da nave (pavimento) em pedra; escadaria em betão; portas, tectos e mobiliário, de madeira; silhares de azulejo; pavimento em mosaico cerâmico; cobertura exterior em telha cerâmica.

Bibliografia

BORGES, Nelson Correia, Coimbra e Região, Lisboa, 1987; CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

INSP: 1996 - obras de restauro integral da capela (custos suportados pela população da freguesia):substituição das coberturas interiores e exteriores, revestimento do pavimento a mosaico na sacristia e no alpendre, pilares do alpendre e em algumas molduras dos vãos.

Observações

*1 - Festa anual de Nossa senhora da Piedade decorre na segunda semana do mês de Setembro; actualmente serve de capela mortuária.

Autor e Data

Francisco Jesus 1999 / Margarida Silva e Leonor Lopes 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login