Ponte Ferreira

IPA.00005120
Portugal, Porto, Valongo, União das freguesias de Campo e Sobrado
 
Arquitectura civil pública, medieval. Ponte medieval de tabuleiro plano sobre 3 arcos apontados de iguais dimensões e com quebra-mares triangulares. Possui sigla cruciforme de dimemsões superiores às que habitualmente surgem.
Número IPA Antigo: PT011315020005
 
Registo visualizado 1503 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro plano sobre 3 arcos iguais, apontados, separados por talhamares triangulares e com guardas de cantaria.

Acessos

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Ergue-se sobre o rio Ferreira, integrando-se na via que ligava Porto a Amarante. Num dos lados possui parcialmente sobre o tabuleiro, a antiga casa de portagem e nas proximidades umas alminhas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 14

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14 - Construção; 1832 - foi palco de uma importante batalha que após liberais e miguelistas, construindo-se, na sua sequência, junto à ponte, alminhas em honra dos que então ali morreram.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito, betão.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMV

Documentação Fotográfica

CMV

Documentação Administrativa

CMV

Intervenção Realizada

CMV: 1944 - Remoção da vegetação e argamassas que ocultavam parte da estrutura; trabalhos de consolidação; reconstrução do tabuleiro em saibro e grauváquio; realinhamento das guardas; afastamento da ponte dos postes de iluminação; limpeza das alminhas e restauro da antiga casa de portagem; 1997 - obras de restauro e consolidação.

Observações

Durante as obras de conservação, realizadas em 1994, detectou-se pedra com sigla cruciforme, dois fragmentos de uma mesma mó, alguma cerâmica vidrada relativamente recente e uma moeda de cronologia pós-medieval. Visto que a pintura do retábulo das alminhas havia desaparecido completamente, durante o seu restauro, realizou-se uma nova pintura com base nos testemunhos dos habitantes locais, com o tema de Nossa Senhora do Carmo rodeada de anjos, o fogo e almas do purgatório.

Autor e Data

Paula Noé 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login