Torre dos Mouros / Torre dos Alcoforados / Torre Alta / Torre do Lordelo

IPA.00005106
Portugal, Porto, Paredes, Lordelo
 
Torre senhorial, medieval. Torre de granito, de planta sub-quadrangular, integrada nas típicas residências senhoriais fortificadas.
Número IPA Antigo: PT011310130008
 
Registo visualizado 501 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo torre

Descrição

Torre de planta quadrangular com rés-do-chão e dois pisos. Constituída apenas pela estrutura arruinada das quatro paredes de silhares graníticos, assenta diretamente no afloramento rochoso, mais elevado. A fachada principal apresenta, ao nível do rés-do-chão uma porta de arco de volta perfeita com uma verga em arco adintelado. No primeiro e segundo piso rasgam-se frestas geminadas de arco quebrado com chanfro externo. A fachada lateral SO é totalmente fechada ao nível do r/c e apresenta duas janelas de frestas geminadas nos dois pisos superiores. As frestas do segundo piso alinham-se no eixo central da fachada e as do primeiro localizam-se à direita. A fachada posterior é a mais fechada, possuindo apenas no segundo piso duas frestas geminadas do mesmo tipo das anteriores. A fachada lateral NE apresenta no eixo central do segundo piso duas frestas geminadas e no primeiro, descentrada para o lado esquerdo, uma porta de arco quebrado com chanfro que servia um varandim de madeira, coberto, de que restam as consolas de apoio, ao nível da soleira da porta e da cobertura. O interior encontra-se desprovido das estruturas de madeira que constituíam os pavimentos, sendo evidentes os encaixes dos respetivos travejamentos. Os paramentos apresentam estrutura vertical sem ressaltos. As janelas de frestas geminadas apresentam pelo interior um arco abatido e bancos laterais, ou "conversadeiras". As do segundo piso e uma do primeiro, a da fachada SE, apresentam apenas um banco e as restantes, dois. Os mainéis entre as frestas geminadas apresentam orifício horizontal para a tranca.

Acessos

Lugar da Torre, a c. de 200 m da EN 209, num desvio à esquerda entre os km 27 e 28. Acesso por um quintal privado

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93, DR, 1ª série-B, n.º 280, de 30 de novembro 1993

Enquadramento

Urbano. Implanta-se numa pequena elevação rochosa, no quintal de uma vivenda de construção recente, com um piso, no limite NE do aglomerado de casas do Lugar da Torre.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 13 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - Provável data de construção desconhecendo-se o encomendante; 1704 - segundo o Padre António Carvalho da Costa, a torre e o solar dos Alcoforados pertenciam a Pedro Vaz Cirne de Sousa, descendente de Pedro Martins Alcoforado, o primeiro a adotar o nome de alcoforado, com origem possivelmente numa alcunha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

AAVV, Torre, in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 32, p. 175; BARREIRO, José do Barreiro, Monografia de Paredes, Porto, 1922, p. 406 - 409; Gazeta de Paços de Ferreira, 22 - 05 - 86; A Agulheta, Jul - Out, 1986; OLIVEIRA, Ana Maria da Costa, Duas Torres Senhoriais do Vale do Sousa, Fundação A Lord, Lordelo, 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DSID, DGEMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

Observações

Honra pertencente à linhagem dos Brandões.

Autor e Data

Isabel Sereno / Ricardo Teixeira 1994 / Ana Filipe 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login