Igreja Paroquial de Bitarães / Igreja de São Tomé

IPA.00005104
Portugal, Porto, Paredes, Paredes
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor e anexos adossados às fachadas laterais, tendo a igreja coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço abatido de madeira pintada em caixotões, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal com corpo retilíneo e remate em entablamento e frontão, ladeado por sineiras, criando uma falsa fachada harmónica, com os vãos rasgados em três eixos, compostos por portal de verga reta e dois óculos, de construção mais antiga, surgindo um janelão retilíneo na reforma setecentista. Fachadas com cunhais apilastrados firmados por pináculos piramidais, sendo rematadas em frisos e cornijas, a lateral direita com porta travessa de verga reta. Interior com coro-alto de madeira, assente em mísulas de cantaria, tendo, sob este e no lado do Evangelho, batistério; no mesmo lado, púlpito quadrangular com guarda vazada e acesso por escadas no lado direito. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos colaterais de talha tardo-barroca, dispostos em ângulo. Capela-mor marcada por supedâneo de cantaria, encimado por retábulo-mor, de talha pintada de branco e dourado, tardo-barroco, de planta côncava e três eixos. Igreja de reconstrução setecentista, revelando na estrutura da fachada principal, elementos maneiristas, com os vãos rasgados em três eixos, tendência que se verifica nos templos portugueses desde o séc. 16. Esta foi alterada recentemente com a colocação de grande janelão, ornado por acantos, da imagem do orago, e do remate curvo. Possui duas sineiras, criando uma falsa fachada harmónica, sustentadas pelos cunhais e por mísulas que invadem a estrutura da fachada. As fachadas são rasgadas por janelas retilíneas, com os ângulos curvos, as da capela-mor de maiores dimensões, todas em capialço. No interior, destaca-se a manutenção do órgão oitocentista, rematando em cornija e urnas, tendo um aspeto de modernidade nas flautas de madeira que marcam as ilhargas. Fronteiro ao batistério, nicho mantendo vestígios de pintura mural, setencetista. Possui quatro confessionários embutidos nos muros. Mantém o presbitério em lajeado de granito e os retábulos laterais e colaterais, de talha tardo-barroca, ostentando elementos barrocos, rococós e neoclássicos, protegidos por teias metálicas, dois deles mantendo os oragos setecentistas. Sobre o arco triunfal, com fustes almofadados, as armas do padroeiro. O supedâneo da capela-mor é de perfil convexo.
Número IPA Antigo: PT011310060006
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave, capela-mor e anexos adossados às fachadas laterais, de volumes articulados e escalonados, tendo coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, exceto a fachada principal, revestida a azulejo de padrão policromo, de inspiração seiscentista; são percorridas por soco de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais sobre altos plintos paralelepipédicos e entablamento, rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a S., com corpo reto, rasgado por portal de verga reta, moldura simples e ladeado por volutas inferiormente, rematado por friso, ornado por triglifos e florão central, e frontão interrompido por mísula ornada por festões, sustentando a imagem do orago, ladeado por dois óculos circulares e enquadrado por amplo janelão retilíneo, com moldura relevada e encimada por concheados e fecho de acantos, o qual interrompe o remate em entablamento, de onde arrancam duas sineiras e o espaldar central, com cornija, fogaréus laterais e cruz latina, assente em esfera e plinto paralelepipédico ornado por florão. As sineira são idênticas, assentes nos cunhais e mísulas de cantaria, que irrompem pelo corpo da fachada, flanqueado por pilastras, friso, cornija e frontão interrompido por fogaréus, sobrepujados por cata-ventos metálicos. Fachada lateral esquerda com duas janelas retangulares com os ângulos curvos e em capialço, uma no corpo da nave e outra na capela-mor; esta tem adossado corpo anexo, em empena e com cruz no vértice, rasgado por janela, tendo, na face S., porta de verga reta. A fachada lateral direita possui duas janelas semelhantes às da oposta, possuindo, no corpo da nave, porta de verga reta com moldura simples e remate em cornija contracurva. O corpo da capela-mor possui anexo rematado em empena com cruz no vértice, rasgado na face S. por janela retilínea em capialço, surgindo, no lado oposto, porta de verga reta. Fachada posterior em empena, encimada por cruz latina sobre plinto paralelepipédico, rasgada por janela retilínea em capialço. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo em padrão policromo, imitando padronagem seiscentista, tendo, na nave, cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, com caixotões pintados com temática hagiográfica, tendo molduras de madeira com florões dourados centrais, assente em frisos e cornijas de madeira, assentes em mísulas do mesmo material equidistantes. Coro-alto de madeira, assente em mísulas de cantaria decorada, com guarda de madeira torneada, tendo acesso por escadas de três lanços no lado da Epístola; possui órgão positivo no lado do Evangelho. O portal axial é protegido por guarda-vento de alvenaria, com portas de madeira e vidraças, ladeado por pias de água-benta em cantaria e embutidas no muro. No lado do Evangelho e no sub-coro, o batistério, com acesso por vão de volta perfeita, protegido por teia de madeira, tendo pavimento em ladrilho cerâmico vermelho; tem a pia batismal, em cantaria de granito, com plinto e taça galbados, a última facetada. Na parede, uma tela a representar o Batismo de Cristo, surgindo, no lado da Epístola, nicho de alfaias retilíneo. No lado oposto, vão de volta perfeita, protegido por teia de madeira, com o fundo parcialmente rebocado e pintado, encimado por pinturas murais, a representar cerimónia sacramental. Confrontantes, dois vãos em arcos de volta perfeita e fechos salientes, protegidos por estrutura de madeira, formando confessionários duplos. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular, em cantaria e mísula antropomórfica, com guarda plena em talha pintada de branco e dourado, ornado por cartela, cruz e elementos fitomórficos, com escadas de acesso no lado direito, em cantaria e guarda de madeira. Sobre o presbitério, pavimentado a lajeado, surgem, também confrontantes, as capelas laterais inseridas em vãos de cantaria com molduras múltiplas e protegidos por teia metálica, pintada de preto, sendo dedicadas à Senhora da Boa Morte (Evangelho) e a São José (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras dóricas, possuindo fustes almofadados e capitéis ornados por óvulos e dardos, rematado pelas armas episcopais, do padroeiro. Está flanqueado por capelas retabulares colaterais, dispostas em ângulo e também protegidas por teias metálicas, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e Nossa Senhora da Conceição (Epístola), ladeados por nichos para alfaias, em cantaria. Capela-mor com paredes e cobertura semelhantes aos da nave, tendo pavimento em lajeado. Sobre supedâneo de três degraus, superiormente revestido a alcatifa vermelha, o retábulo-mor de talha pintada de branco e dourado, de planta côncava e três eixos definidos por quatro colunas de fustes lisos e percorridas por falsa espira fitomórfica, de capitéis coríntios e assentes em altos quarteirões. Ao centro, tribuna em arco abatido, tendo fecho saliente volutado, contendo trono expositivo de cinco degraus, possuindo moldura ornada por acantos. Remata em espaldar recortado e vazado, ornado por enrolamentos, acantos e rosas. Os eixos laterais possuem mísulas de concheados, enquadrados por painéis com o fundo pintado de azul e moldura com fecho de acantos. Os eixos rematam em entablamento, encimado por fragmento de frontão. Na base, portas de acesso à tribuna, em arcos abatidos. Altar paralelepipédico, com frontal ornado por sebastos e sanefa, com profusa decoração de concheados, acantos e enrolamentos. Fronteira, a mesa de altar, uma antiga credencia, existindo o par no lado do Evangelho, onde surge ambão de talha pintada de branco e dourado, de execução mais recente. No lado do Evangelho e à entrada da capela-mor, o órgão elétrico. Confrontantes, as portas retilíneas e quebradas, encimadas por friso e cornijas, de acesso aos anexos. Na sacristia, arcaz de madeira, encimado por nicho com o Crucificado, e lavabo em cantaria com espaldar flanqueado por pilastras e rematado por cornija interrompida em volutas, possuindo festão e palmeta no remate; o espaldar possui bica em forma de querubim, que verte para taça ultra-semicircular, assente em mísula, ladeada por pingentes.

Acessos

Avenida de São Tomé; Rua da Igreja. WGS84 (graus decimais): lat.: 41,224595; long.: -8.321725

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Rural, isolado, implantado no centro de amplo adro plano, vedado por muro de cantaria, pavimentado a calçada à portuguesa e pontuado lateralmente por árvores, canteiros e bancos de cimento, tendo na faixa central, fronteiro à entrada principal da igreja, sobre soco de três degraus circulares, um cruzeiro composto por plataforma circular de três degraus, o inferior embutido no terreno, encimado por plinto cilíndrico, onde assenta coluna toscanas e cruz latina. A SO., desenvolve-se o cemitério de planta retangular, vedado por muro de cantaria e alvenaria, encimado por grades metálicas, com acesso por portão metálico, flanqueado por dois pilares de cantaria, encimados por pináculos de bola; no portão tem a inscrição: "1886 / CEMITÉRIO PARO- / CHIAL DE BITARÃES". A N. dispõe-se a casa paroquial, com acesso pelo adro da igreja, sendo um edifício de dois pisos, rebocado e pintado de branco, rasgados por vãos de verga recta, definidos no piso superior por molduras de granito. Ao nível do piso superior, apresenta alpendre sobre a porta principal, à qual se acede por escadaria de granito. No adro, surge sepultura antropomórfica, junto à fachada lateral esquerda. A envolvência é marcada por amplos campos de cultivo e, no lado E., a rotunda de acesso ao templo.

Descrição Complementar

A cobertura da nave é composta por cinquenta caixotões representando bustos de santos, apóstolos, padres da Igreja e a Santíssima Trindade, identificados por inscrição. O órgão é de madeira em branco, com a caixa formada pelo corpo, flanqueado por pilastras, firmadas, na face frontal, por urnas, rematando em cornija, possuindo castelo central e dois nichos laterais, com gelosias de decoração fitomórfica. Possui consola em janela, ladeada pelos botões dos 12 registos e pedaleira na base. As ilhargas possuem tubos de madeira, estando os da face frontal pintados de branco. Os retábulos laterais são semelhantes, de talha pintada de branco e dourado, tendo o corpo côncavo, e um eixo formado por duas colunas percorridas por espira fitomórfica, tendo capitéis coríntios, assente em plintos galbados. Ao centro, painel de madeira pintado com a Santíssima Trindade, rodeado por moldura de acantos e flanqueado por pano côncavo, contendo mísulas, ornado por enrolamentos e encimado por concheado. Na base, maquinetas decorada por rocalhas e rematada por cartelas, a do lado do Evangelho contendo a imagem do orago e a oposta um Presépio. Altar paralelepipédico com florão central e elementos fitomórficos, encimado por sanefa com cartela e albarradas. Os retábulos colaterais são semelhantes, de talha pintada de branco e dourado, com corpo de planta côncava e um eixo definido por duas colunas de fuste torso, percorrida por espira fitomórfica, tendo os terços inferiores marcados por festões de drapeados, e assentes em consolas com meninos atlantes e por pilastras com os fustes decorados por acantos. Possuem altares semelhantes ao do retábulo lateral. O do lado do Evangelho tem, ao centro, nicho de volta perfeita, fechado por vidraça, ladeado por elementos de madeira ornados por concheados e rematados por sanefa de lambrequins. Remata em frontão de lanços, centrado por glória de anjos e resplendor e encimado por anjos meninos, de vulto. Sobre a estrutura, um segundo remate, também em talha pintada, flanqueado por estípides e encimado por sanefa de lambrequins e elementos recortado, contendo cartela com as cinco Chagas. O do lado oposto, possui duas pilastras internas, que cingem nicho contracurvo, sobre mísula, com moldura de acantos e remate recortado e vazado, encimado por coroa e ladeado por fragmentos de frontão, o do lado da Epístola encimado por anjo de vulto. A estrutura possui, tal como o anterior, um segundo remate, flanqueado por estípide e sanefa recortado e de lambrequins, contendo uma cartela com a inscrição "A.M.". A capela-mor possui cobertura semelhante à da nave, com 25 caixotões, com cenas religiosas, a representar a vida de Cristo.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 12 - provável formação da paróquia, fundada por D. Mafalda; 1594, 15 maio - primeiro registo de óbito na paróquia; 26 novembro - primeiro registo de casamento na paróquia; 1599, 23 dezembro - primeiro registo de batismo na paróquia; séc. 18, 2.ª metade - construção da igreja e feitura das estruturas retabulares; 1757 - data gravada sobre a porta principal; 1758, 14 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Simão de Crasto Passos, é referido que a paróquia é dedicada a São Tomé e a igreja está feita de novo, tendo cinco altares, o mor com o Santíssimo; os colaterais são dedicados ao Crucificado e a Nossa Senhora da Conceição, sendo os laterais de Nossa Senhora da Boa Morte e de Santa Ana; tem as irmandades do Santíssimo, a de Nossa Senhora da Conceição, a das Almas, com altar privilegiado, e a de Nossa Senhora da Boa Morte; o pároco é abade, apresentado pelo bispo do Porto, por renúncia da Santa Sé, a par das igrejas de Bitarães, de São Salvador de Lordelo a de Santa Cruz de Jovim, em Gondomar, e a de São João de Ver, na comarca da Feira; rende 750$000; séc. 19 - feitura do órgão; séc. 19 - 20 - provável pintura dos caixotões da nave e capela-mor.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada de branco exceptuando a fachada principal, que se apresenta revestida a azulejos; molduras dos vãos, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, campanários, urnas, cruzes, cruzeiro, pia baptismal, pia de água benta e púlpito em cantaria de granito aparente; portas e caixilharia de madeira pintada; vidros simples; grades de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; PINTO, Dr. Ricardo, Paredes - Jóia do Sousa..., Paços Ferreira, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGARQ/ADPorto: Paróquia de Bitarães

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - colocação de azulejo na fachada principal e nos silhares interiores.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2010 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
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