Edifício na Avenida da Liberdade, n.º 262 a 264

IPA.00005095
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António
 
Edifício residencial multifamiliar eclético. É merecedora de atenção a componente ornamental em estuque do vestíbulo, com recurso a gramática decorativa de carácter arquitectónico.
Número IPA Antigo: PT031106140402
 
Registo visualizado 219 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 4 águas e em mansarda com trapeira. Lateralmente delimitado por pilastras em cantaria, o edifício desenvolve-se em 6 andares - um parcialmente enterrado e outro ao nível da cobertura - registando-se os 2 primeiros pisos diferentemente revestidos com placagem de cantaria. O alçado principal a O., compõe-se de 3 corpos acentuados por um corpo central estreito, separado por pilastras também em cantaria e rematado superiormente por frontão triangular: funcionando como eixo de simetria do restante alçado, apresenta no piso térreo, porta com bandeira curva inscrita em arco de volta perfeita com emolduramento simples em cantaria; é encimada por 3 duplas janelas que se sucedem, intercalando janelas de sacada servidas por varanda com guarda em balaustrada em cantaria e janelas de peito. Destaca-se neste módulo o remate superior da janela do 1º piso, com ornamentação relevada de motivos vegetalistas. Nos corpos laterais, idênticos, regista-se abertura a ritmo regular de vãos com emolduramento simples em cantaria, 3 por lado, podendo observar-se janelas de peito no piso térreo e janelas de sacada servidas por varanda comum com guarda em ferro forjado, nos 3 andares superiores. Precede o último piso, em mansarda, uma cornija sobrepujada por platibanda simples, ao nível do frontão que coroa o corpo central. Acede-se ao interior do edifício através de pequeno átrio que precede a escadaria conducente aos fogos e a caixa de elevador: de planta rectangular, exibe muros e tecto plano com ornamentação em estuque de carácter arquitectónico (pilastras estriadas, capitéis, mísulas) e lanço recto de escadas em cantaria, guarnecidas por guarda metálica com ornatos vegetalistas de tratamento arte nova; este espaço distingue-se da zona interna de distribuição através da existência de uma porta com folhas de vidro, inscrita num arco em asa de cesto em cantaria, com sugestão de capitéis e chave destacada.

Acessos

Avenida da Liberdade, n.º 262 a 264; Rua Rodrigues Sampaio, n.º 107 a 109

Protecção

Incluído na classificação da Avenida da Liberdade (v. IPA.00005972) e na Zona Especial de Proteção Conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente

Enquadramento

Urbano, harmónico, adossado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e serviços / Educativa: jardim de infância / creche

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Jorge Pereira Leite (1903).

Cronologia

1903 - projecto e início da construção do imóvel, conforme projecto de Jorge Pereira Leite; 1904 - o edifício, de António José Gomes de Neto, recebe uma menção honrosa no âmbito do Prémio Valmor relativo a esse ano; 1907 - ainda deccorriam obras no edifício; 1961 - era proprietário do imóvel o Dr. António Jorge; 1962 - o edifício encontrava-se na posse de Maria da Conceição Simões Coelho; 1989, 22 Dezembro - Despacho 104/89 da Secretária de Estado da Cultura, DR 293 de abertura de processo de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Bibliografia

ALMEIDA, D. Fernando de, (dir. de), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V (Vol. II-Lisboa), 1975; PEDREIRINHO, José Manuel, História do Prémio Valmor, Lisboa, 1988; BAIRRADA, Eduardo Martins, Prémio Valmor - 1902 - 1952, Lisboa, 1988; CONSIGLIERI, Carlos e OUTROS, Pelas Freguesias de Lisboa. Santo Condestável, Santa Isabel, São Mamede, Coração de Jesus, Lisboa, 1995

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Arquivo de Obras, pº nº 13.794

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / UTENTE: 1914 - alteração da fachada (portão); 1927 - obras de conservação; 1933 - obras de beneficiação geral; 1936 - obras de beneficiação geral; 1940 - obras de beneficiação geral; 1945 - obras de beneficiação geral (pinturas de paramentos interiores); 1958 - obras estruturais - colocação de vigas metálicas, permitindo a demolição de paredes e a consequente alteração da compartimentação interna; 1962 / 1963 - obras de beneficiação geral; 1966 - obras diversas de carácter estrutural e execução de marquise ao nível do 2º andar; 1967 / 1968 - obras de conservação geral; 1971 - obras de alteração da compartimentação interna; 1988 - obras de alteração da compartimentação interna.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login