Ponte Metálica de Fão sobre o Rio Cávado

IPA.00005092
Portugal, Braga, Esposende, União das freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra
 
Arquitectura civil, do ferro. Ponte de vigas do tipo treliça, de tabuleiro plano, metálico, assente sobre sete pilares e dois pegões-encontro, cegos. Ponte de um tabuleiro metálico.
Número IPA Antigo: PT010306060007
 
Registo visualizado 662 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo viga

Descrição

Ponte de tabuleiro plano, com uma extensão máxima de c. de 268m. O tabuleiro tem uma largura de c. de 6m, com o pavimento alcatroado, suportado inferiormente por chapa assente sobre a estrutura metálica, e com passeio para peões nas extremidades, com parapeito em gradeamento metálico e apresentando candeeiros metálicos ao longo do passeio de jusante. O tabuleiro é constituído por tramos de armação de vigas mestras em T, solidarizados por vigas perpendiculares e tirantes aplicados na diagonal, formando xadrez de losangos. O tabuleiro é sustentado por sete pilares em cantaria, de formato subcircular, apresentando cornija lisa, sendo a amarração do tabuleiro às margens efectuada por dois pegões-encontro, cegos, também em cantaria e igualmente com cornija lisa, resguardados da acção das correntes por muros de protecção em cantaria. Na margem esquerda, a jusante a cornija assenta sobre cachorros. O acesso ao tabuleiro processa-se através de taludes suportados lateralmente por muros de cantaria. Na margem esquerda, a montante, o acesso para peões do cais ao tabuleiro é efectuado por escada de cantaria de um lanço.

Acessos

Lug. do Estaleiro, EN 13 ao km 42

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 1/86 DR, 1ª Série, nº 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Urbano, isolado, integrada na EN 13, sobre o Rio Cávado, junto à sua foz em zona de vale aberto com areais nas margens, marcando a entrada na zona urbana de Fão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: Estatal

Afectação

JAE

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Engº Reynaud (projectista); Engº Abel Maria Mota (director da obra).

Cronologia

1888 - início da construção da ponte; 1892 - inauguração da mesma; 2006, Março / Novembro - a ponte encerra ao trânsito para obras.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura do tabuleiro em ferro, pilares, pegões, muros de protecção, muros de suporte e escadas de acesso em granito, gradeamentos e candeeiros metálicos, pavimento em camada betuminosa.

Bibliografia

MACHADO, Manuel Aires Falcão, Monografia do Concelho de Esposende, Esposende, 1951, p. 48; DIONÍSIO, Santana (dir.), Guia de Portugal. IV Entre Douro e Minho - II Minho, Lisboa, s.d., p. 973; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Distrito de Braga, Lisboa, 1993, p. 41; OLIVEIRA, Luís Henrique, Obras fecham ponte de Fão até Novembro, in Jornal de Notícias, 2 Março 2006, p. 23.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

JAE: 1995 - obras de conservação; Estradas de Portugal: 2006 - substituição do tabuleiro e recuperação de resguardos.

Observações

*1 - Ao longo da margem esquerda, a montante, desenvolve-se o cais de Fão; *2 - A ponte integrava-se na Estrada Real que ligava Porto a Viana do Castelo.

Autor e Data

João Santos / Paulo Amaral 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login