Palacete na Rua Cecílio de Sousa, n.º 34 a 38

IPA.00005055
Portugal, Lisboa, Lisboa, Misericórdia
 
Casa oitocentista.
Número IPA Antigo: PT031106220304
 
Registo visualizado 287 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

De planta rectangular, apresenta volumetria articulada paralelepipédica e cobertura diferenciada efectuada por telhados a 4 águas. O edifício compõe-se de 2 pisos separados por friso em cantaria (observando-se na fachada E. piso térreo parcialmente enterrado), com abertura de vãos com emolduramento também em cantaria. A fachada principal (N.) compõe-se de 3 corpos separados por pilastras, destacando-se o corpo central que exibe no piso térreo, a eixo, porta principal, de verga recta com bandeira trilobada, ladeada por janelas de peito de bandeira radial. No piso superior observam-se 3 janelas de sacada e bandeira idêntica à da porta, servidas por varanda com guarda em ferro forjado e suportada por mísulas em cantaria. Os corpos laterais, dispostos simetricamente, diferenciam-se do central pela abertura de vãos com características distintas, notando-se designadamente, a existência no piso térreo de 2 portas de bandeira radial e de maior diâmetro, e de 2 janelas de sacada com varandim em ferro forjado, também de bandeira circular, no piso superior. O edifício é rematado superiormente por cornija e platibanda constituída por balaustrada ritmada por plintos de cantaria. A porta central, faculta acesso ao interior através de átrio amplo ao nível do piso térreo, de onde parte escadaria com guarda a servir o piso superior.

Acessos

Rua Cecílio de Sousa, n.º 34 a 38; Travessa Jasmim

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Bairro Alto e imóveis classificados na área envolvente

Enquadramento

Urbano, harmónico, adossado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Serviços: edifício de escritórios

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: Henrique dos Santos Silva Pinto (1972-1973).

Cronologia

Séc. 19, 2ª metade - construção do edifício; 1938 - era proprietário do imóvel Francisco José Ribeiro Ferreira; 1967 - era proprietária do edifício a Sociedade Agrícola do Jasmim S.A.R.L., que aí instalara a sua sede; 1972 - o palacete encontrava-se na posse de Manuel Barbosa Guimarães Serôdio; 1983 - era proprietária do edifício a sociedade por quotas Nuno & Vieira Lda; 1996, 20 agosto - Despacho de abertura do processo de classificação; 2006, 14 abril - Despacho de revogação do Despacho de 1996, encerrando o processo de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuque, ferro fundido.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Arquivo de Obras, pº nº 30.769

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1932 - obras gerais de beneficiação e limpeza; 1933 - pequenas reparações; 1939 / 1940 - obras gerais de beneficiação e limpeza; 1949 - obras gerais de beneficiação e limpeza; 1967 - obras diversas de conservação, alterações a nível da compartimentação interna, construção de chaminé; 1972 / 1973 - alterações a nível da compartimentação interna, segundo projecto da autoria do engenheiro Henrique dos Santos Silva Pinto; 1983 - fechamento de porta de comunicação entre a garagem e o átrio; 1988 - obras gerais de beneficiação e limpeza

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login