Recolhimento de Lázaro Leitão

IPA.00005044
Portugal, Lisboa, Lisboa, São Vicente
 
Arquitectura assistencial, pombalina. Recolhimento para senhoras nobres.
Número IPA Antigo: PT031106290256
 
Registo visualizado 2163 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Recolhimento    

Descrição

De planta em L, o edifício apresenta volumetria composta por paralelipípedos rectângulos, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 e 3 águas articulados nos ângulos. O alçado principal, a NE., no braço maior, desenvolve-se em 2 planos e em 3 pisos animados pela abertura de janelas de peito de emolduramento simples de cantaria, sendo superiormente rematado por beirado simples. Nele se destaca a escadaria (de 2 lanços rectos divergentes, com patamares intermédios dos quais partem outros 2 lanços convergentes diante da porta principal), caracterizada pela réplica da sua guarda exterior em ferro forjado pontuada por plintos de cantaria, em lambril de azulejo no muro. A porta principal, ladeada por 2 portas de menor dimensão (de verga abatida e emolduramento recortado), apresenta sobre a sua verga contracurvada, rematada por ática, uma pedra de armas sobrepujada de chapéu episcopal e integrada numa cartela de concheados. A leitura heráldica é a seguinte: partido, de Leitão (de prata, 3 faixas de vermelho) e de Aranha (de azul, chaveirão de vermelho, perfilado de prata, acompanhado de 3 flores-de-lis de ouro e carregado ao alto de um escudete de vermelho com uma banda de prata carregada de 3 aranhas de negro).

Acessos

Travessa do Recolhimento de Lázaro Leitão, n.º 19

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Igreja Paroquial de Santa Engrácia (v. IP.00003122), Palácio Palha (v. IPA.00004047) e Estação Elevatória dos Barbadinhos (v. IPA.00006519)

Enquadramento

Urbano, destacado, flanqueado, estruturante do espaço urbano imediato.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: recolhimento

Utilização Actual

Assistencial: recolhimento

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1747 - fundação de um recolhimento, por acção do cónego da Sé Patriarcal de Lisboa, Lázaro Leitão Aranha, com a invocação de Nossa Senhora dos Anjos e destinado a albergar viúvas pobres ainda que preferencialmente de ascendência nobre; 03 julho - início da construção do edifício; 1758, 22 julho - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Luís da Costa de Barbuda, é referido que o recolhimento tem uma pequena igreja com três altares; 1767 - enterramento de Lázaro Leitão, num túmulo executado anteriormente, cujo busto era separado, tendo sido colocado no conjunto por ordem testamentária; 1928 - o edifício encontrava-se em muito mau estado de conservação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, azulejos, ferro forjado.

Bibliografia

LAMAS, Artur, A Casa Nobre de Lázaro Leitão, Lisboa, 1920; LEÃO, Luís Ferros Ponce de, Portas e Brasões de Lisboa, Lisboa, s.d.; MATOS, Alfredo, PORTUGAL, Fernando, Lisboa em 1758. Memórias Paroquiais de Lisboa, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1974; Monumentos, n.º 15-21, Lisboa, DGEMN, 2001-2004; VALE, Teresa Leonor M., A figuração do indivíduo na tumulária portuguesa maneirista e barroca (século XVI a XVIII) in ARTIS, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2005, n.º 4, pp. 271-291.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DRELisbo/DRC/DIE

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRMLisboa, DGEMN/DSARH

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CML: Arquivo de Obras, pº nº 11.858

Intervenção Realizada

DGEMN: 2001 - beneficiação das instalações sanitárias; remodelação da instalação eléctrica e das instalações do 6.º piso; 200 / 2003 - obras para instalação do Centro de Dia e beneficiação dos quartos dos utentes; 2003 / 2004 - beneficiação do 5.º piso, com recuperação do pavimento e pintura de paredes e portas; beneficiação da zona de entrada e portaria; 2004 - projecto de beneficiação das zonas de circulação.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login