Capela do Senhor e Senhora da Ajuda e Cruzeiro

IPA.00000504
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Capela seiscentista de planta retangular constituída por alpendre, nave e capela-mor, adossadas a S., apresenta torre e sacristia. A fachada principal é precedida de alpendre sustentado por colunas assentes em muro de cantaria, interiormente percorrido por bancos. Cruzeiro em granito, com cruz latina simples e representação escultórica de Cristo.
Número IPA Antigo: PT011312060069
 
Registo visualizado 633 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

A capela de proporções modestas, é constituída por três volumes, pouco pronunciados, a que correspondem respectivamente a nave, a capela-mor e a sacristia / salão, de planta simples e coberturas escalonadas, de duas e três águas. Fachadas em empena triangular, rebocadas e pintadas de branco, enquadradas por cunhais apilastrados, rematadas por friso e cornija saliente, apresentado nos vértices laterais pináculos piramidais rematados por bola, e nos centrais cruzes latinas assentes em plintos quadrangulares. Fachada principal orientada a O., rasgada por porta de entrada principal, com padieira em arco abatido, e três óculos quadrilobulados, dois laterais à porta e um terceiro sobre a porta, precedida por alpendre quadrangular com esbelta colunata com capiteis vegetalistas, apoiada em muro formado por grandes lajes de cantaria, protegido por grades de ferro e portão, interiormente percorrido por bancos de pedra e pavimentado por blocos de cantaria quadrangulares e rectangulares, colocados alternadamente. Fachada lateral, voltada a N. rasgada por duas janelas emolduradas a granito e protegidas por grades de ferro ao nível da nave, e fresta na capela-mor. Fachada da capela-mor, orientada a E. cega. A S. encontram-se adossados os volumes de construção recente, a sacristia / salão de planta rectangular e dois pisos, e torre sineira, de dois registos, sendo o primeiro marcado por duas pequenas aberturas quadrilobadas e o segundo, aberto por três ventanas rematadas por arco de volta perfeita que albergam sineiras. No INTERIOR, apresenta nave simples, com coro-alto e púlpito com acesso através do salão, arco cruzeiro e dois altares laterais, em talha dourada e policromada a branco, com decoração a dourado, um de cada lado do arco cruzeiro. O tecto em abóbada de berço, apresenta caixotões de madeira, policromados, representado cenas da Vida de Cristo e Maria. O Arco cruzeiro em granito, pleno, apresenta em cada um dos lados uma figura de anjo esculpida, em madeira, apoiadas em peanhas. Capela-mor revestida a talha dourada, tendo lateralmente quatro telas que reproduzem, os do lado do Evangelho dois episódios da lenda do aparecimento de Nossa Senhora à miraculada Catarina, e os do lado da Epístola, dois lances da história da vinda da imagem do senhor da ajuda para a Capela de Lordelo. Tecto idêntico ao da capela-mor. Retábulo-mor em talha dourada, de planta recta e tribuna ao centro definida por duas colunas de fuste torso, decoradas com pâmpanos, pássaros e pequenos anjos, sacrário integrado no sotobanco, abaixo da tribuna. A iluminação da capela faz-se através de seis aberturas guarnecidas de vitrais de execução recente. CRUZEIRO: Junto do alçado posterior, sobre plinto paralelepipédico, assenta coluna de secção circular, com capitel de remate quadrangular com enrolamentos nos cantos, encimado por cruz latina com Jesus Cristo crucificado, esculpido.

Acessos

Rua de Nossa Senhora da Ajuda e Rua de Paulo da Gama

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 45/93, DR, 1ª série-B, n.º 280, de 30 novembro 1993*1

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em pequena elevação, próxima da margem do Rio Douro, em zona privilegiada da cidade. Encontra-se envolvido a N. e E. por amplo jardim de forma rectangular, pontuado por árvores de grande porte, a O. pelo adro e rua de Nossa Senhora da Ajuda. Junto do alçado posterior encontra-se o Cruzeiro do Senhor da Ajuda.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1706 - Frei Agostinho de Santa Maria no Tomo V do "Santuário Mariano" que publicou nesta data, refere-se à ermidinha da Ajuda, bem como o Tomo I da "Coreografia Portuguesa do Padre Carvalho da Costa; 1900 - Criação da Confraria do Senhor e Senhora da Ajuda; 1919 / 20 - alteração da traça primitiva, com a demolição da sacristia e construção da torre, consistório e sacristia nova; 1986 - classificação como Imóvel de Interesse Público, através do Decreto n.º 1/86, DR, 1ª série, n.º 2, de 3 janeiro 1986.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito, rebocadas e pintadas de branco; cornijas, pilastras, pináculos e molduras do vãos em cantaria de granito à vista; pavimento da nave em soalho de madeira e da capela-mor em granito; tectos em caixotões de madeira; portas de madeira; janelas de vidro com grades exteriores de ferro; cobertura de telha cerâmica.

Bibliografia

SANTA MARIA, Frei Agostinho de, Santuário Mariano, Lisboa, 1933; CARVALHO DA COSTA, Padre António, Corografia Portuguesa e descripçam topofraphica do famoso Reyno de Portugal, Lisboa, 1712; LANHOSO, A. Coutinho, A Capela do Senhor e Senhora da Ajuda, de Lordelo do Ouro, Porto, 1962; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN-DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN-DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN-DSID

Intervenção Realizada

1920 - Construção da torre, sacristia e salão; 1983 - reparações diversas no exterior e interior, e construção de divisória na casa mortuária (por debaixo do salão) e reconstrução do alpendre; 1991 - reparação do tecto em estuque da sacristia; 1992 - reconstrução do tecto em estuque do salão.

Observações

*1 - O presente diploma alterou a classificação anterior de IIP. Pela observação no local e características do trabalho de cantaria e interior, tudo indica que a ermida primitiva tenha sido apenas a parte correspondente à capela-mor da actual capela. Um dos quadros existentes nas paredes da capela-mor, pode observar-se que a mesma era composta pelo pátio alpendrado, pelos dois corpos que hoje constituem a nave e abside e por uma terceira casa que servia de sacristia. Esta pequena dependência foi demolida aquando das grandes obras que fizeram no princípio do século e que deram lugar à construção da torre, consistório e actual sacristia.

Autor e Data

Isabel Sereno / João Santos 1994 / Ana Filipe 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login