Igreja Paroquial de Carnide / Igreja de São Lourenço

IPA.00005029
Portugal, Lisboa, Lisboa, Carnide
 
Arquitetura religiosa, barroca e pombalina. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT031106110349
 
Registo visualizado 1116 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

De planta composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), o edifício apresenta volumetria sensivelmente paralelipepédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 águas. O alçado principal, a E., organizado em 2 corpos separados por pilastra calcária, apresenta-se lateralmente delimitado por cunhais de cantaria. O corpo principal, superiormente rematado em bico sobrepujado de cruz, apresenta-se rasgado, a eixo, pelo portal - de emolduramento calcário coroado por fogaréus e frontão curvo ostentando um relevo figurando uma grelha, atributo alusivo ao martírio do orago - e por um janelão de verga curva. O 2º corpo, a N., corresponde sobretudo à torre sineira, de secção quadrada, ventanas sineiras em arco de volta perfeita e cobertura bolbosa. O interior, totalmente refeito há poucos anos, apresenta nave única e capela-mor rectangulares justapostas e cobertas por tectos de madeira.

Acessos

Estrada da Correia; Estrada da Pontinha

Protecção

Incluído na Zona Antiga de Carnide-Luz (v. IPA.00006114)

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por terreiro e jardim murado e gradeado.

Descrição Complementar

Através de porta aberta junto ao extremo N. do alçado principal acede-se à capela do Santíssimo Sacramento, adaptação recente de um pequeno espaço de planta quadrada e determinado pela presença do sacrário cúbico que se destaca do muro de topo, a O.. No recinto que envolve o edifício reconhecem-se vários fragmentos de sepulturas, oriundas do primitivo cemitério anexo ao templo.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Bento Coelho da Silveira (1758). PINTOR DE AZULEJOS: Policarpo Oliveira Bernardes (1730).

Cronologia

1321 - fundação de uma primitiva igreja com o orago de S. Lourenço; 1342 - reconstrução da igreja e elevação a paroquial, sob a invocação de S. Lourenço ; 1592 - remodelação do interior do templo ; c. 1730 - aplicação de revestimento azulejar no interior da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes *1; 1755, 01 novembro - grandes danos na sequência do terramoto, tendo a nave ficado arruinada; na sequência foi reconstruída a nave, uma dependência paroquial e uma torre sineira; as obras foram pagas pelos fregueses, que deram mão-de-obra gratuita, e a pedra cedida pelos priores padroeiros; 1758, 21 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Manuel José Nunes Tavares, é referido que a igreja se situa a S. da freguesia, tendo por orago São Lourenço; a igreja tem, no altar-mor, um painel de Bento Coelho da Silveira, ladeado pelas imagens de Nossa Senhora da Purificação e do orago; tem os altares de Nossa Senhora do Rosário, com Irmandade, o de Santo Cristo, o das Almas, também com Irmandade e cinco capelães quotidianos, e o de Jesus Matia e José; na igreja existe a Irmandade do Santíssimo Sacramento; o pároco é cura anual, apresentado pelos priores do Convento de Nossa Senhora da Luz, recebendo de côngrua 15$000 e o pé-de-altar; 1808 - conclusão da reconstrução do edifício, a qual compreendeu um arranjo do adro e a colocação do cruzeiro; 1860 - restauro da igreja; 1913 - a igreja é encerrada ao culto; 1987 - início de profundas obras de restauro; 1990 - reabertura ao culto (após 77 anos de encerramento); 1998, Novembro - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado

Bibliografia

CALADO, Maria, FERREIRA, Vítor Matias, Lisboa. Freguesia de Carnide, Lisboa, 1993; CARVALHO, José da Silva, Carnide e o seu Património Edificado. Um Percurso de Sete Rios à Pontinha, Lisboa, 1987; CONSIGLIERI, Carlos, RIBEIRO, Filomena, VARGAS, José Manuel, ABEL, Marília, Pelas Freguesias de Lisboa. O Termo de Lisboa, Lisboa, 1993; MATOS, Alfredo, PORTUGAL, Fernando, Lisboa em 1758. Memórias Paroquiais de Lisboa, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1974; PEREIRA, Gabriel, O Lindo Sítio de Carnide, Lisboa, 1898.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DRMLisboa

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Intervenção Realizada

1987 / 1990 - profundas obras de restauro, implicando consolidação estrutural, refeitura de paramentos e total renovação do interior.

Observações

*1 - o acervo azulejar da igreja foi disperso durante os anos em que permaneceu encerrada ao culto, podendo observar-se painéis oriundos da igreja de São Lourenço nos seguintes locais de Lisboa: jardim das Amoreiras, jardim do Palácio Galveias, exterior da igreja de São Miguel de Alfama, R. da Judiaria em Alfama, bem como nos depósitos da Câmara Municipal de Lisboa.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

Laura Figueirinhas 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login