Quinta da Musgueira

IPA.00005020
Portugal, Lisboa, Lisboa, Lumiar
 
Arquitectural residencial e arquitectura agrícola. Conjunto de edificações de uma unidade agrícola característica do século 19, de ambiente rural.
Número IPA Antigo: PT031106180265
 
Registo visualizado 492 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Conjunto composto por casa de habitação, casa dos caseiros, cómodos agrícolas bem como sistema de captação, armazenamento e distribuição de água. A habitação principal, que acompanha o desnível do terreno, possui um terraço frontal empedrado e delimitado por alegretes decorados com azulejos policromos da antiga Fábrica de Sant'ana. Fachada principal composta de um único piso com portas envidraçadas e vãos de cantaria, alternando com janelas de peitoril de moldura semelhante. A casa dos caseiros de construção mais simples com janelas de guilhotina (de pequenas dimensões) e emolduradas a cantaria simples. Lagares, celeiros, vacaria, cavalariça e cocheiras encontram-se distribuídas pela propriedade.

Acessos

Azinhaga da Musgueira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Cercado por blocos de apartamentos e pela Estação de Autocarros da Carris.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, finais - construção dos edíficios principais da quinta; 1984, 10 dezembro - proposta de classificação, por particular; 1985, 31 julho - Despacho de homologação do Ministro da Cultura; 1998, 22 junho - proposta de alteração da delimitação do conjunto pela DRLisboa; 1999, 28 maio - despacho de homologação da Secretária de Estado da Cultura; 2007, 12 fevereiro - o Conselho Consultivo do IPPAR dá um parecer desfavorável à classificação do conjunto; 2009, 28 dezembro - Despacho de revogação do processo de classificação pela Ministra da Cultura.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

João Machado 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login