Solar dos Malafaias

IPA.00004997
Portugal, Viseu, São Pedro do Sul, União das freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões
 
Casa nobre barroca com janelas de avental e molduras curvilíneas decoradas com volutas, com semelhanças ao Solar do Chantre de Leça do Balio, da traça de Nicolau Nasoni. A O. a parede eleva-se acima do pé-direito do Solar, indício de existência de outra construção.
Número IPA Antigo: PT021816100017
 
Registo visualizado 1131 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Solar de planta longitudinal, rectangular regular. Massa simples horizontalista. Da cobertura apenas subsiste o beiral de hipotético telhado a 4 águas. Fachada principal a E., parcialmente coberta por silvas, delimitada por cunhais, de 2 andares, no 1º portal em arco rebaixado encimado por pedra de armas dos Malafaias, flanqueado por 1 janela à direita e 4 à esquerda, de avental, em arco rebaixado de extradorso curvilíneo, no 2º 5 janelas de avental e molduras curvilíneas ondeantes; remate em cornija. Fachada N. com embasamento pouco saliente, 2 pisos, no 1º 5 janelas e 8 no 2º, idênticas às da fachada E.; remate em cornija; sobre o beiral, recuada, 1 chaminé. Fachada O., parcialmente coberta de vegetação; nos cunhais vestígios de prolongamento do edifício; 2 pisos; no 1º vão em arco pleno, no 2º 2 janelas de molduras rectangulares; remate em beiral truncado; à direita 2 pináculos; na caixa murária marcada um empena angular; a fachada prolonga-se para S. numa espécie de terraço. Fachada S. inacessível. No interior ainda presentes as estruturas de amplo átrio com arco em asa-de-cesto a dar passagem para uma escadaria que ascendia ao andar nobre, e em cujo patamar há um balcão de pedra corrido, com pináculos extremos, ao fundo do qual se rasga 1 porta emoldurada em arco rebaixado com volutas laterais, encimado por concha sob frontão em cortina.

Acessos

EM Santa Cruz da Trapa - Vale de Cambra, 500m NO., a partir do centro de Santa Cruz da Trapa

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Isolado, em planície pouco arborizada, rente a estrada a N. e circundado por terrenos incultos e agricultados a S. e E., e quinta a O.. Parcialmente oculto e invadido por silvas e matagal, exterior e interiormente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Nicolau Nasoni (atr.) *1

Cronologia

1760 - 1770 - data provável da construção do Solar; o 1º Malafaia que veio para São Pedro do Sul foi Pantaleão Roiz Malafaia Comendador de São Salvador da Várzea de Arouca, e 1º Capitão-Mor da Concelho, casando em São Pedro do Sul com Helena Vaz de Azevedo; 1856 - Alvará régio concedido aos irmãos Augusto e Jacinto Lopes Tavares de Malafaia, naturais de Santa Cruz da Trapa e então proprietários do Solar; 1975 - o Solar deixou de pertencer à família Malafaia, que se instalou no Solar de Serrazes, e, abandonado, veio a degradar-se progressivamente; 1984, 28 junho - proposta de classificação pela Direçã-Geral de Turismo; 1996, 15 maio - é noticiada a reconstrução do Solar, orientada pelo arquitecto Sérgio Infante, iniciativa que não foi posta em prática; 1997, 10 Outubro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2002, 04 junho - envio do processo à CMSão Pedro do Sul para eventual classificação como Valor Concelhio; 2003, 07 maio - parecer favorável ao encerramento do processo pelo Conselho consultivo do IPPAR; 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo presidente do IPPAR; 28 julho - Edital camarário de encerramento do processo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra granítica

Bibliografia

MOURO, Manuel Barros, A Região de Lafões (Subsídios para a sua História), Coimbra, 1996

Documentação Gráfica

CMSPS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Nasoni casou em segundas núpcias com D. Antónia Mascarenhas Malafaia, com ligações à família Távora, responsável pela vinda do arquitecto para o Porto.

Autor e Data

Lina Marques 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login