Igreja Paroquial de São Mamede de Infesta / Igreja de São Mamede

IPA.00004977
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
 
Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja neoclássica de planta longitudinal e nave única integrando torre quadrada ao centro da fachada principal, formando fachada-torre. Fachada principal revestida a azulejos brancos e azuis com retábulos de talha dourada no interior de estilo barroco, proveniente do primitivo imóvel. Empena da capela-mor com caprichoso remate decorativo.
Número IPA Antigo: PT011308090032
 
Registo visualizado 173 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor rectangulares sem coincidência exterior / interior. Disposição horizontal das massas, volumes articulados, coberturas diferenciadas em telhados de águas na igreja e dependências anexas. A fachada principal orientada a E., integrando torre sineira central, organizada em três panos divididos por pilastras com embasamento pouco proeminente. Apresenta três registos correspondendo aos níveis da nave, coro-alto e torre. No plano central abre-se porta de verga curva sobrepujada por cornija saliente e encimada por janelão rectangular. Os panos laterais são marcados por janelões de verga em arco pleno encimados por cornija e janelas de verga recta e bandeira inferior de cantaria ao nível do coro-alto. Sobrepuja o corpo da igreja cornija, que no pano central forma arco abatido, e platibanda em cantaria com urnas nos cunhais e remate em curva entre estes e a torre. Esta tem relógio circular e é coroado por coruchéu piramidal. A fachada é revestida a azulejos brancos, com decorações e registos azuis também em azulejo. Fachadas laterais e posterior em alvenaria rebocada. No interior, endonártex criado pela torre. Coro-alto sobre arco abatido com balaustrada de madeira e acesso por escadaria do lado da Epístola. A iluminação é feita por janelões laterais colocados simetricamente na nave e clarabóia circular na capela-mor. Altares colaterais dispostos simetricamente e púlpito no lado do Evangelho; lateralmente 2 nichos de moldura decorada em granito aparente albergando Santa Teresinha e Santo António. Arco triunfal pleno sobre pilastras e sobrepujado por sanefa de talha dourada possuindo ao centro medalhão figurando a Santíssima Trindade. Tecto em abóbada de berço estucada com molduras formando caixotões. Capela-mor com 2 nichos colaterais de talha dourada sobre mísulas e encimadas por sanefas de talha e portas também com sanefas de talha. Retábulo-mor amplo de talha dourada com trono central. Cobertura em abóbada de berço com clarabóia circular ao meio.

Acessos

Largo da Cruz

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, planície, adossado por dependências anexas, separado por adro murado que inclui parque infantil. O pavimento do adro em calçada à portuguesa apresenta trabalhos decorativos. No recinto, em posição frontal mas ligeiramente deslocado, cruzeiro comemorativo do segundo centenário.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: Nicolau Nasoni (risco do retábulo); Pedro de Oliveira. ENTALHADORES: João de Oliveira Durão. mestre Francisco Pinto da Costa (retábulo-mor).

Cronologia

1735 - Nicolau Nasoni traça o risco do retábulo-mor, executado pelo entalhador João de Oliveira Durão; 1864 / 1866 - construção mandada realizar pelo Conde de São Mamede Rodrigo Pereira Felício; 1864 - trazidas para a Igreja as relíquias de São Mamede.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito aparente e rebocado, telha, madeira, talha dourado, azulejo, vidro, ferro.

Bibliografia

Guia de Portugal, Província de Entre Douro e Minho, I Douro Litoral, s.d.; ALVES, Natália Marinho Ferreira, De arquitecto a entalhador. Itinerário de um artista nos séculos XVII e XVIII, in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, Porto, 1991, pp. 355-369.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMM: 1998 - Obras de restauro.

Observações

*1 - A actual Igreja foi edificada em sustituição do anterior templo que, em virtude das suas pequenas dimensões não correspondia às exigências de uma população em crescimento; *2 - A construção foi mandada efectuar por Rodrigo Pereira Felício, Conde de São Mamede, abastado capitalista emigrado do Brasil e natural da freguesia; *3 - O donativo foi de doze contos de reis, espectacular para a época; *4 - Os seis altares laterais pertenceram anteriormente ao convento das freiras franciscanas de Monchique, no Porto.

Autor e Data

Isabel Sereno / Elvira Rebelo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login