Quinta e Casa do Chantre

IPA.00004970
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões
 
Casa nobre barroca, apresentando desenvolvimento horizontal, quebrado pela torre brasonada que integra ao centro. Grande conjunto senhorial, edificado dentro de uma gramática puramente barroca, constituindo um marco da arquitectura suburbana portuense, do período Nasoni.
Número IPA Antigo: PT011308040014
 
Registo visualizado 798 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular com alçados de dois pisos e integrando ao centro torre quadrada. Fachada principal voltada a E. valorizada por escadaria central, que partindo do terreiro abre-se em dois lanços, para depois se unir no patamar de acesso ao andar nobre. Este tem fenestração regular com emolduramento em cantaria recortada, apresentando nos extremos, um par de janelas de sacada com molduras mais lavradas e com os balcões e balaústres de pedra. As restantes janelas, de guilhotina, apresentam-se mais simples. Destaca-se ao centro uma espécie de torreão com a pedra de armas sobre janela interrompida e duas outras pequenas janelas. Do lado N. a correnteza do alçado encontra-se com o alçado da capela. Subsistem, em torno do pátio, restos de decoração mural e escultural, delineada por Nasoni para enquadramento da moradia.

Acessos

Rua do Chantre

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Rural, destacado, flanqueado a N. pela capela.

Descrição Complementar

A frontaria pinaculada da capela anexa, os chafarizes do terreiro e as estátuas decorativas da alameda denunciam o risco de Nasoni.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Nicolau Nasoni

Cronologia

Séc. 18 - Construção da casa; 1978 - classificação como Imóvel de Interesse Público; 2001, 26 de janeiro - despacho do Vice-Presidente do IPPAR, para reclassificação da classificação da Quinta do Chantre, passando a incluir a Alameda das Tílias.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito aparente, alvenaria de granito rebocado, cobertura exterior em telha, madeira, vidros.

Bibliografia

FELGUEIRAS, Guilherme, Monografia de Matosinhos, 1958; BRANDÃO, D. Pinho, A obra de Nicolau Nasoni no actual Concelho de Matosinhos, Empresa INS Gráfico do Porto, 1964; SMITH, Robert C., Nicolau Nasoni, Arquitecto do Porto, Lisboa, 1966; SMITH, Robert C., Nicolau Nasoni, Separata Bracara Augusta, Vol. XXVIII, Jove, 1974; PIMENTEL, Alberto, Guia do Viajante na Cidade do Porto e seus arrabaldes, Porto, 1877.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / Arquivo Pessoal de Ilídio de Araújo

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A E. situa-se o antigo caminho de calçada que liga Maia a Leça do Balio. *1 DOF: Quinta do Chantre, com todo o conjunto de edificações, nomeadamente a casa, a capela, os chafarizes do terreiro, a janela do jardim e a portada.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login