Chafariz do Jardim de São Lázaro

IPA.00000497
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Chafariz barroco de espaldar tipo cascata. Elementos decorativos exuberantes em alto relevo: conchas, flores, elementos naturalistas, volutas, pináculos, arco e etc. Este chafariz contém na sua concepção dois espaldares, um em granito, onde se encontra embutido um em mármore. A exuberância deste chafariz é acentuada pela diversidade e contraste entre a coloração dos diferentes materiais: mármore branco e rosa, granito cinzento e ardósia preta.
Número IPA Antigo: PT011312120022
 
Registo visualizado 737 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz de espaldar rectangular, de granito, integrando duas bicas e um tanque em forma de concha. O tanque de rebordo arredondado, é suportado por uma coluna profusamente decorada, com elementos vegetais. A encimar as bicas, um vaso com flores trabalhado em mármore. A rematar o espaldar um arco pleno a servir de enquadramento de uma concha. Na parte superior do espaldar, uma concha ladeada em cada extremo por um pináculo. A ladear o chafariz dois plintos do gradeamento sobre os quais assentam dois grandes vasos em granito. Pelo alinhamento destes plintos um pavimento em lajeado, sobre o qual e simetricamente ao chafariz se implantam dois bancos em granito.

Acessos

Santo Ildefonso, Jardim de São Lázaro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28 536, DG, 1ª série, n.º 66 de 22 março 1938 *1

Enquadramento

Urbano, flanqueado pelo gradeamento do Jardim de São Lázaro. Insere-se no lado N. do limite deste Jardim. Este é envolvido a E. pela Rua D. João IV que confronta com a Biblioteca Pública Municipal do Porto, e a S. pela Avenida Rodrigues de Freitas que confronta com o edifício do Recolhimento dos Orfãos. A N. a Rua de São Lázaro e a O. um passeio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - Feitura; 1817 - "Projecto para a mudança da Fonte do Lg. de S. Lázaro" (Livro 1, nº 69); 1833 - Criação do Passeio Público de S. Lázaro por D. Pedro IV; 1835 - Aprovação do projecto de "( Plintos ) Para sustentar a gradaria, com que tem de ser fechado o Passeio Público ajardinado em S. Lázaro" (Livro 2, nº 43).

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Espaldar em granito, com elementos embutidos em mármore de lioz e ardósia; Taça e bicas em mármore de lioz; Pavimento em lajeado de granito.

Bibliografia

ANDRADE, Monteiro de, Plantas antigas da cidade (Séc. XVII e 1ª metade do Séc. XVIII), Porto, 1943; MEIRELES, Maria Adelaide, Catálogo dos Livros de Plantas, Arquivo Histórico, C.M.P., Porto, 1982; A cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Alvão 1872: 1946, Porto, 1984; Guia de Portugal, IV, I, vol. 4, Coimbra, 1985; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. II, Lisboa, 1993; Porto a Património Mundial, Porto, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 DOF: Chafariz do Jardim de São Lázaro, proveniente do Convento de São Domingos. *2 - O convento de S. Domingos, existiu outrora no remate da R. das Flores, no Lg. de S. Domingos. Foi fundado nos princípios do Séc. 13. Julga-se ser a Fonte da Sacristia do Convento. O Jardim de S. Lázaro, assim como o Jardim da Cordoaria, e o do Palácio da Cristal, eram os lugares de encontro da burguesia portuense nos finais do século passado. Este Jardim, limita um espaço, com gradeamento em ferro, possuindo enormes ulmeiros e magnólias. Contém a poente um busto do pintor Marques de Oliveira, da autoria de Soares dos Reis. O topónimo de S. Lázaro, evoca a Gafaria ou Casa de São Lázaro outrora existente neste local, com a sua capela privativa. Nas proximidades existiu um outra Capela dedicada a Santo André, localizada no actual Lg. dos Poveiros.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login