Ponte de Guifões

IPA.00004965
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões
 
Ponte medieval com tabuleiro de perfil horizontal com três arcos de ogiva, desiguais sendo os laterais de cerca de 5.30 m e o central de cerca de 4.70 m. Tinha contrafortes de alvenaria de pedra de 2 m de largura. O tabuleiro era rematado por parapeito com aberturas semi-circulares. Tinha cerca de 20 m de comprimento. As guardas apresentavam a particularidade de terem aberturas semi-circulares.
Número IPA Antigo: PT011308020009
 
Registo visualizado 423 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Desaparecido.

Acessos

Guifões, Lugar do Monte do Castelo, Rua do Monte Castelo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 516/71, DG, 1ª série, n.º 274 de 22 novembro 1971 / ZEP / Zona "non aedificandi" , Portaria, DG, 2ª série, n.º 93 de 19 março 1973 / Em vias de desclassificação

Enquadramento

Rural. Localizava-se sobre o rio Leça no sopé do Castro de Guifães.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Em ruína

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Época medieval - construção da ponte; 1979, fevereiro - durante uma cheia caiu a parte voltada a montante do arco central e do da margem esquerda; 1978 - devido a nova cheia e por nãose terem tomado quaisquer providências, acabaram por cair estes dois arcos bem como o respectivo tabuleiro e guardas, ao mesmo tempo que se deu a derrocada da parte montante do terceiro arco, o da margem direita; as margens encontravam-se também completamente descarnadas; conservava-se de pé o arranque do arco da margem esquerda e parte do da margem direita; 2022, 14 outubro - publicação da abertura do procedimento de desclassificação da Ponte de Guifões, em Anúncio n.º 208/2022, DR, 2.ª série, n.º 199.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. II, Distrito do Porto.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DREMN, DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DREMN

Intervenção Realizada

Depois da derrocada de 1978, as pedras encontravam-se nas proximidades. A DREMN apontava então para a necessidade da realização de dois trabalhos preliminares a qualquer tentativa de reconstrução: o enrocamento das margens do rio e a construção de uma vala na margem direita por forma a desviar para esta uma parte considerável das águas. O último ofício data de Dez. de 1979 não se registando qualquer intervenção efectivamente realizada. Actualmente observa-se um estado idêntico ao registado em 1979.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login