Palacete do Godinho

IPA.00004964
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira
 
Casa abastada neoclássica, inserida no contexto da chamada "Casa de Brasileiro", de planta rectangular composta pela justaposição de três corpos paralelos, o central mais elevado, com jardim desenvolvido lateralmente e posteriormente, com acesso por portões laterais à casa, voltados à rua, rasgados em muro gradeado e decorado por urnas. Fachada principal revestida a azulejos industriais, rasgada por vãos com decoração fitomórfica, com acentuada simetria na distribuição, rematada por frontão triangular, no corpo central e por balaustrada com urnas, nos laterais. Interior com acesso por vestíbulo onde se desenvolve a escadaria. As salas apresentam tectos de estuque ricamente decorados com elementos fitomórficos, alguns bastante exóticos, como é o caso do recurso a palmeiras, e elementos zoomórficos e figuras fantásticas, meias humanas meias plantas. O vestíbulo é concebido como um espaço central de duplo pé direito onde se localiza monumental e cenográfica escadaria em serpentina de acesso a varandim circular. Os tectos de estuque apresentam grande riqueza decorativa.
Número IPA Antigo: PT011308060024
 
Registo visualizado 338 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular composta pela justaposição de três corpos, dispostos paralelamente. Volumes articulados, o central mais elevado, de dois pisos, e os laterais de um só, com dominante horizontal. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no corpo central, e de quatro águas, nos laterais, com grandes chaminés nestes últimos, voltadas à fachada posterior. Fachadas rebocadas com cimento à vista, excepto a principal revestida a azulejo industrial monocromo a verde, com cunhais apilastrados e embasamento de cantaria, apresentado na principal grandes dimensões rasgado por frestas jacentes, devido à rua estar em quota mais baixa. Fachada principal, a O., de três, correspondentes aos corpos, definidos por pilastras. No pano central, mais elevado, rematado por frontão triangular, rasgado portal de verga recta, com acesso por pequena escada, com moldura decorada superiormente por elementos fitomórficos e cartela, ao nível da bandeira, encimado por janela de sacada, convexa ao centro, com guarda de ferro. A janela, tripartida, apresenta moldura em arco abatido com cartela no fecho. Este corpo apresenta os panos laterais abertos por janelas de peitoril, e remates em cornija sob beiral. Panos laterais rematados por cornija encimada por balaustrada com urnas, nos extremos. São rasgados por três janelas de peito, cada um, com avental e motivos fitomórfico com a mesma disposição dos da moldura do portal. Fachadas, laterais e posterior, voltadas ao jardim, rematadas por cornija encimada por platibanda, excepto no corpo central, com beiral. Fachadas laterais iguais moduladas por cinco vãos, sendo o central uma porta, e os restantes janelas. Fachada posterior com par de portas no primeiro registo, em cada um dos panos, e par de janelas de peitoril, no segundo registo do corpo central. INTERIOR com acesso principal por vestíbulo com pavimento em laje de granito e silhar de azulejos industriais, de padrão floral, possuindo nas paredes laterais painéis de azulejos figurativos, monocromos a azul. Através de uma escada de granito acede-se a um segundo vestíbulo, através de arcada plena serliana, onde se encontra a escadaria de madeira, em serpentina, com guarda de ferro. Este vestíbulo é rasgado por portas em arco pleno, de acesso a salas, cozinha e casa de banho. A cozinha apresenta revestimento a azulejos de padrão industriais, monocromos a azul. No piso superior a escadaria acede a um espaço iluminado por quatro janelas com portas de acesso a duas salas. Todos os espaços à excepção da cozinha e casa de banho, apresentam pavimento em soalho, e tectos estucados, ricamente decorados com composições fitomórficas, pássaros e figuras fantásticas. As várias salas são usadas como sala multimédia, sala de música, cafetaria, atelier de artes gráficas, atelier de artes plásticas e estúdio de fotografia e vídeo. O edifício possui cave.

Acessos

Matosinhos, Avenida D. Afonso Henriques, n.º 487; Parque Público 25 de Abril

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Anúncio n.º 226/2022, DR, 2.ª série, n.º 204 de 21 outubro 2022

Enquadramento

Urbano, isolado, em terreno de ligeiro declive, implanta-se no eixo do Parque Público, voltado à Avenida de D. Afonso Henriques, no enfiamento da R. do Godinho. A fachada principal é ladeada por muro de cantaria com gradeamento superior, entre pilastras coroadas por urnas, interrompido por portão de ferro de acesso ao jardim, através de escada bifurcada. O jardim, actualmente aberto para a envolvente, e ligado ao parque público, é caracterizado por uma alameda central que liga a casa a um anfiteatro em betão, para realização de iniciativas culturais ao ar livre. Lateralmente à casa encontram-se duas taças de cantaria, assente em lajeado também circular de cantaria. Adossados aos muros laterais dois pequenos anexos idênticos, onde funcionam as oficinas de pintura, cerâmica, etc., de planta rectangular e cobertura em telhado de duas águas. Também no lado N. pequeno anexo, que correspondia à estufa da casa, com paredes e cobertura em ferro e vidro. Na proximidade, encontra-se o conjunto da Igreja Paroquial de Matosinhos (v. PT011308060015), a N., e a Câmara Municipal de Matosinhos, a S. (v. PT011308060051).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: edifício multiusos

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Siza Vieira (1997).

Cronologia

Séc. 19, último quartel - Construção da casa por António Godinho da Silva *1, emigrante brasileiro; 1874, 8 Junho - António Godinho adquire terrenos até ao mar para prologar a actual Rua do Godinho; os terrenos desde Santana até a Rua do juncal de Cima, actual Rua Brito Capelo foram posteriormente oferecidos à Câmara Municipal, depois da rua traçada e macadamizada; 1887, 27 Fevereiro - António Godinho morre sem deixar descendência, deixando parte do seu património à Confraria do Bom Jesus, com a determinação expressa de cuidar das escolas criadas pela Confraria e atribuir prémios pecuniários aos alunos; séc. 20, anos 90 - a casa é adquirida pela Câmara Municipal à família Costa Braga; 1997 - a casa é readaptada para Casa da Juventude, com projecto do arquitecto Siza Vieira e mobiliário do mesmo; 2016, 16 junho - publicação da abertura de procedimento de classificação de um conjunto de imóveis, como Monumentos de Interesse Municipal, em Anúncio n.º 147/2016, DR, 2.ª série, n.º 114; 2017, 26 maio - publicação do Anúncio n.º 76/2017, DR n.º 102/2017, 2.ª série, n.º 102, relativo à prorrogação de prazo para conclusão do procedimento de classificação do património cultural das freguesias do concelho como Monumentos de Interesse Municipal; 2021, 23 fevereiro - deliberação da Câmara Municipal de Matosinhos a determinar a abertura do procedimento de classificação como Monumento de Interesse Municipal; 07 abril - publicação da abertura do procedimento de classificação do Palacete do Godinho como Monumento de Interesse Municipal em Anúncio n.º 59/2021, DR, 2.ª série, n.º 67.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, embasamento, cunhais, molduras dos vãos, cornijas e platibandas, elementos decorativos, muros e pavimento do vestíbulo, em granito; fachada principal, vestíbulo e cozinha com azulejos industriais; pavimento da cozinha em grés; portas, janelas, pavimentos e escadaria, em madeira; tectos em estuque; guardas das sacadas, gradeamentos e portões e guarda da escadaria, em ferro; cobertura em telha marselha.

Bibliografia

FELGUEIRAS, Guilherme, Monografia de Matosinhos, 1955; PACHECO, Hélder, O grande Porto, Lisboa, 1986, CMM, Casa da Juventude, Vila Nova de Gaia, 1997.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID; CMM: AC

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

CMM: AC

Intervenção Realizada

CMM: 1997 - obra de recuperação e restauro da casa.

Observações

*1 - António Godinho da Silva, nascido em 1807, em Matosinhos, era filho de João Godinho e D. Ana Augusta de Lima. Fez fortuna no Brasil e quando regressou residiu no lugar de Santana, onde possuía junto à sua casa, o campo do Chouso. Era proprietário ainda em Fafiães, e da Quinta do Chantre (v. PT011308040014), em Leça do Balio. Um grupo de amigos e admiradores conseguiu que o Ministro do Reino lhe concedesse o título de Conde de Santana, que ele rejeitou. No salão nobre da Confraria do Bom Jesus existe ainda um retrato a óleo de António Godinho.

Autor e Data

Isabel Sereno 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login