Casa de Recarei / Quinta do Alão

IPA.00004961
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões
 
Palácio de planta em U ligado a capela seiscentista. São atribuídas a Nicolau Nasoni, segundo Pinho Brandão, as manifestações artísticas mais notáveis na Casa de Recarei. Segundo o mesmo autor - p. 73: "Nela (a Casa de Recarei) encontramos os seguintes elementos tipicamente nasonianos: à entrada, dois pináculos a rematar as colunas laterais; à entrada do terreiro, um portal que sugere o portal do muro interior da Qtª. de Santa Cruz do Bispo; nos belos jardins, um chafariz de golfinho; um grande fontanário mural com relevos e terminais característicos do artista, e com alas laterais que rematam em flores-de-lis e pináculos. Duas edículas no jardim (uma incompleta de que resta uma janela) são também de Nasoni. Tem este fontanário mural motivos alusivos a brasão familiar". Os Jardins da Quinta do Alão são considerados no seu conjunto o mais bem preservado jardim do séc. 17 (exceptuando-se a última plataforma onse se produziram alterações no séc. 18).
Número IPA Antigo: PT011308040018
 
Registo visualizado 786 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palácio  

Descrição

A Casa actual resulta da associação de um corpo de planta em U a uma capela desligada da construção seiscentistas e a que posteriomente se executou uma ampliação. Esta incluiu a Capela destruindo-lhe o coro e baixando o seu pé direito. A Capela seiscentista integrada na volumetria da Casa é marcada na sua fachada por uma porta encimada por um frontão interrompido onde se encaixa uma pequena janela. A rematar o alçado um frontão triangular com o vértice superior interrompido para inserção do elemento de suporte do sino. Tendo-se prolongado assim a ala O. da Casa, o seu alçado com uma extensa varanda em lajeado confronta com um jardim distribuído por diversas plataformas com desníveis de um metro. Numa dessas plataformas destaca-se um tanque com repuxo de forma octogonal. Em torno deste tanque inserem-se bancos em granito integrados num conjunto de alegretes. Ressalta neste conjunto todo o sistema de distribuição de água pelo jardim inserido no pavimento à semelhança de caleiros mas executados em granito. A plataforma superior do Jardim que termina ao nível da referida varanda contém dois elementos nasonianos: um fontanário mural com altos relevos em granito, terminando as alas laterais em flores-de-lis e pináculos e um chafariz em forma de golfinho num tanque. Para O. das plataformas insere-se um pavilhão quadrado com cúpula piramidal. Este possui uma janela voltada para o jardim.

Acessos

Leça do Balio, Rua da Maínça, n.º 204

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 5/2002, DR, 1ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano. Isolado. A Quinta murada por uma pequena cerca aproxima-se a O. à EN entre o Porto e Leça do Balio. É envolvida a O. , N. e E. por terrenos de cultivo. Confronta a S. com uma zona verde por onde passa um ribeiro. Num alargamento da Rua de Recarei de Baixo tem-se acesso à Quinta. através de um percurso em linha recta no sentido N. - S. apertado entre dois muros. No remate deste um portal armoriado de entrada para um terreiro. Do lado direito um outro portal armoriado de comunicação com um pátio de serviço de traça seiscentista.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1493 - A Casa de Recarei era pertença da Família Camelo; séc. 16 - construção da casa; 1662 - Pelo casamento de Maria Nunes Camelo com Aleixo Alão de Moraes passou a propriedade da Família Alão de Moraes; séc. 18 - Ampliação da ala da Casa que une a Capela ao núcleo mais antigo, construção da escada e varanda na fachada S. voltada para o terreiro e ainda introdução de elementos escultóricos nos espaços exteriores (estes últimos atribuídos a Nicolau Nasoni); 1990, Agosto - Despacho de abertura do processo de classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito rebocado; Pavimentos em soalho de madeira e mosaico cerâmico; Paredes interiores com acabamento a reboco estucado e tectos em estuque; Cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro do tipo "canudo"; Alegretes, tanques, bancos de jardim, e esculturas em granito.

Bibliografia

SOUSA REIS, Cristóvão Alão de Moraes, in Panorama, nº 123 e 127, Lisboa, 1844; GODINHO, F. Fernando, Monografia do Concelho de Bouças, s.l. 1899; NOBREGA, Vaz-Osorio da e MOREIRA, A. L., Pedras D'armas do Concelho de Matosinhos, 1960; ARAUJO, Ilídio, Arte Paisagística e Arte dos Jardins em Portugal, 1962; CARITA, Helder, HOMEM, Cardoso, Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal, Lisboa, 1987; PINHO BRANDÃO, Domingos e outros, A Obra de Nicolau Nasoni, Porto, 1987.

Documentação Gráfica

(IPPAR) 88 / 3 (29); DGEMN: Arquivo Pessoal de Ilídio de Araújo

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

(IPPAR) 88 / 3 (29); DGEMN: Arquivo Pessoal de António Viana Barreto (Curriculum Vitae do Arquitecto Paisagista Ilídio de Araújo)

Intervenção Realizada

Observações

A Casa de Recarei é igualmente designada por Quinta do Alão visto que esteve na posse da Família Alão de Moraes por mais de três séculos. Esta quinta foi pertença do Mosteiro de Leça do Balio e que deste dista cerca de 1 km. A Capela da Casa é de invocação a Nossa Senhora da Assunção. A S. da Qtª. encostado ao terreiro foi aprovado pela C. M. de Matosinhos em 1986 um loteamento de moradias de r/c e andar com o alvará nº 376; *1 DOF: Casa de Recarei, vulgarmente conhecida por Quinta do Alão, com os jardins do século 18 e os elementos atribuídos a Nicolau Nasoni.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login