Capela de São Lázaro

IPA.00004927
Portugal, Porto, Marco de Canaveses, Marco
 
Capela de provável construção seiscentista, de apoio à gafaria de Marco de Canaveses, documentada desde 1375, junto a uma ponte, demolida em meados do séc. 20, perdendo parte do seu enquadramento. O seu posicionamento junto à ponte era estratégico, ao captar as esmolas dos quea atravessavam. Foi apeada e deslocada no final da mesma centúria, devido à construção da albufeira do Torrão. É do tipo alpendrado, de pequenas dimensões, mantendo duas estruturas retabulares seiscentistas, sendo o retábulo-mor tardo-barroco, de final de Setecentos.
Número IPA Antigo: PT011307210013
 
Registo visualizado 362 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, com alpendre, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, de aparelho isódomo. Fachada principal virada a sul, rematada em empena, rasgada por portal de verga reta, protegido por alpendre fechado por muro em cantaria de granito, encimado por grades, sustentado por seis colunas e acesso frontal por portão metálico. O alpendre tem cobertura de madeira e pavimento em lajeado, possuindo vários silhares, alguns deles com inscrições truncadas. Fachada lateral esquerda rasgada por fresta retilínea, em capialço, elevada e na zona do altar-mor. Fachada lateral direita cega e fachada posterior rematada em empena truncada por cruz latina e cega. INTERIOR com as paredes em cantaria de granito aparente, tendo cobertura de madeira, em masseira, e pavimento em lajeado. No interior, existem vários silhares, fragmentos de colunas e um plinto com a data "1729". Confrontantes, surgem duas estruturas retabulares. Na parede testeira, retábulo-mor de talha pintada de branco, marmoreados fingidos e dourado, de corpo côncavo e um eixo definido por dois quartelões, que centram nicho de perfil contracurvo, com moldura dupla e contracurva, a exterior mais fina, contendo painel pintado, retangular e de moldura recortada, representando Cristo. A estrutura remata em cornija contracurva, de inspiração borromínica.

Acessos

São Nicolau, Rua de São Nicolau, Lugar de Ordem. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,192654; long.: -8,161836

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 516/71, DG, 1ª série, n.º 274 de 22 novembro 1971

Enquadramento

Rural, isolado, em zona fluvial, implantado na margem direita do Tâmega, nas imediações da Igreja de São Nicolau (v. IPA.00006458) e junto a um pequeno ancoradouro. Está em zona com ligeiro declive a que se adapta, envolvido por amplo largo pavimentado a calçada. Nas proximidades, ergue-se o Cruzeiro do Senhor da Boa Passagem (v. IPA.00003887). Encontra-se envolvida por casas agrícolas e terrenos de cultivo. Na margem oposta do rio, a Igreja de Santa Maria sobre o Tâmega (v. IPA.00006459).

Descrição Complementar

O RETÁBULO DO LADO DO EVANGELHO é de talha pintada de cinza e dourado, de corpo reto e três eixos definidos por duas colunas ornadas por brutesco e por dois quartelões, assentes em plintos paralelepipédicos. Ao centro, nicho de perfil curvo e moldura fitomórfica, com seguintes de acantos. Cada um dos eixos laterais possui mísulas enquadradas por painel pintado, com duas figuras sobrepostas, as do Evangelho a representar Santo (?), São Francisco e, no lado oposto, São Domingos e Santo António. A estrutura remata em friso, cornija e tabela retangular flanqueada por quartelões e aletas volutadas, encimados por friso e frontão de lanços. Ao lado deste, encontra-se mesa de altar de madeira, em forma de urna. O RETÁBULO DO LADO DA EPÍSTOLA é de talha pintada de cinza e dourado, de corpo reto e um eixo definido por duas colunas ornadas por brutesco, com o terço inferior apresentando anel, assentes em plintos paralelepipédicos. Ao centro, nicho de perfil abatido e moldura saliente com seguintes de acantos, tendo mísula saliente; está flanqueado por quartelões. A estrutura remata em friso de acantos e cornija.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto - arciprestado de Marco de Canaveses)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável construção da capela junto à entrada da velha ponte românica e ao lado do Padrão do Senhor da Boa Passagem, na antiga "Rua de Canaveses", artéria principal do extinto concelho de Canaveses; feitura dos retábulos laterais; 1724, 25 maio - alvará de administração da capela ao padre Manuel Pinto Vieira; séc. 18, 2.ª metade - feitura do retábulo-mor; 1944 - demolição da ponte; 1987, 09 setembro - o Instituto Português do Património Cultural autoriza a deslocação da capela devido à construção da albufeira do Torrão, bem como o local previsto para a instalação da mesma; informa que estavam previstas escavações arqueológicas no local; 1988 - apeamento da capela e reconstrução no local que atualmente ocupa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; cruz, colunas e pavimentos em cantaria de granito; cobertura, porta e mobiliário de madeira; grades e portão do alpendre em ferro; coberturas exterior em telha cerâmica.

Bibliografia

AGUIAR, Manuel Vieira de - Descrição histórica, Corográfica e Folclórica de Marco de Canaveses. Porto: 1947; MONTEIRO, Emília - Monografia de Marco de Canaveses. Marco de Canaveses: Câmara Municipal de Marco de Canaveses, 1996; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Lisboa, IPPAR, 1993, vol. II.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DREMNorte/DM, DGPC: DGEMN:DREMNorte/DE

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMNorte, SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGPC: PT DGEMN:DSARH-010/139-0017

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2018 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login