Torre de Novões / Torre de Nevões

IPA.00000492
Portugal, Porto, Marco de Canaveses, Tabuado
 
Casa unifamiliar manuelina, do tipo casa torre, com ala residencial do séc. 17 / 18. Merlões manuelinos; conversadeiras nas janelas.
Número IPA Antigo: PT011307240020
 
Registo visualizado 562 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Conjunto de planta composta, de dois corpos dispostos em L, um dos quais uma torre ameada, ligada no seu enfiamento, pela fachada SE, a um corpo residencial saliente, e estando igualmente ligado na fachada NE a um outro corpo de idêntico formato, mais baixo que os anteriores e de pequenas dimensões, formando também com este um L em volumes articulados. Os edifícios anexos, de planta rectangular e cobertura em telhado de duas águas a SE, e de planta quadrangular e telhado de quatro águas a NE, tem dois pisos e estrutura vertical sem ressaltos, sendo rematados por cornija de moldura simples, apresentam portas janelas de vão rectangular. A torre, de planta rectangular, com r/c e dois pisos, apresenta indícios de várias reconstruções e enxertos. O acesso processa-se pelo r/c da fachada SO através de uma porta de duas folhas, de vão rectangular, rasgada na parede de grande espessura, apresentando um arco adintelado, sendo este piso unicamente iluminado por uma fresta na fachada NO. Uma porta idêntica, na fachada SE, permite a comunicação ao edifício anexo neste ponto, enquanto uma porta recentemente aberta permite a comunicação com o edifício que lhe fica a NE. O r/c está pavimentado com tijoleira, processando-se o acesso ao 1º andar por dois lanços de uma escada de madeira, situada à esquerda da porta principal. O pavimento deste piso é em soalho, sustentado em caibros, sendo iluminado, na parede SO, por uma janela de vão rectangular, com arestas chanfradas, rasgada na grossa espessura da parede e apresentando conversadeiras. A ligação com os dois edifícios que lhe estão anexos é realizado por portas simples, de vão rectangular. O acesso ao 2º andar é igual ao anterior, assim como o seu pavimento, embora este piso seja iluminado por três janelas de vão rectangular, com arestas chanfradas, colocadas nas fachadas SO, NO e NE, apresentando estas igualmente conversadeiras. Através de um alçapão no forro acede-se ao parapeito ameado. Os paramentos apresentam uma estrutura vertical sem ressaltos, sendo o aparelho mais irregular nos pisos superiores, verificando-se que o parapeito das janelas da fachada SO é constituído por silhares completamente distintos do restante aparelho, evidenciando um vão que deverá ter sido de porta. A torre, coberta com um telhado quatro águas, apresenta no topo cinco gárgulas, duas a NO e NE e somente uma a SO, sendo rematada por merlões manuelinos em todas as fachadas.

Acessos

Lugar de Nevões, estradão a partir do km 11 da EN 101-5

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 *1

Enquadramento

Rural, isolado, plataforma de encosta, coberta com pinhal, sobranceira ao vale do Rio Ovelha e integrada num complexo turístico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - Provável construção da Torre; séc. 17 / 18 - remodelação de todo o conjunto em que se inclui a Torre; década de 1970 - construção de um edifício anexo ao conjunto.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em granito; cobertura de madeira telhada; pavimento de tijoleira e madeira; escadas, janelas e portas de madeira; placas em cimento.

Bibliografia

LEAL, Pinho e FERREIRA, Augusto, Portugal Antigo e Moderno, 5, Lisboa, 1875, p. 64 - 65; VIEIRA, José Augusto, O Minho Pittoresco, 2, Lisboa, 1887, p. 489; VASCONCELOS, Manuel de, Apontamentos arqueológicos do concelho de Marco de Canaveses, O Archeologo Português, 19 (1 - 6), Lisboa, 1914, p. 13; VASCONCELOS, Manuel de, Apontamentos arqueológicos do concelho de Marco de Canaveses, O Archeologo Português, 21, Lisboa, 1916, p. 328; AAVV, Tabuado, in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 30, Lisboa, s/d, p. 518.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1974 - Obras de recuperação e remodelação do edifício, realizadas pelo proprietário.

Observações

No r/c da Torre funciona a recepção do estabelecimento hoteleiro, sendo o 1º andar local de passagem entre cozinha e restaurante instalado nos edifícios anexos, enquanto no 2º andar está instalado um bar. Nos edifícios anexos, para além das instalações mencionadas, está instalada uma discoteca em todo o espaço do r/c do edifício contíguo a SE, enquanto o edifício mais distante da Torre funciona a parte residencial do estabelecimento. No telhado da torre está instalada uma antena de recepção de TV convencional e uma antena parabólica. *1 DOF: Torre de Novões, ou Nevões, incluindo o edifício anexo.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Amaral 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login