Capela de Nossa Senhora do Carmo / Ermida de São João do Mocharro

IPA.00004895
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Igreja paroquial gótica, de nave única, com capela-mor com abóbada de cruzaria de ogivas, 2 tramos, ábside rectilínea, nave única coberta por madeira. Secção das nervuras e capitéis vegetalistas semelhantes aos da capela de São Martinho, em Óbidos, assinalando um mesmo período de construção.
Número IPA Antigo: PT031012040005
 
Registo visualizado 861 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta composta, longitudinal, orientada, formada pela justaposição de 2 rectângulos de diferentes proporções. Volumes articulados com coberturas diferenciadas sobre a nave um telhado de 2 águas, de 4 sobre a cabeceira. Fachada principal rematada por empena triangular, rasgada por portal de vão em arco quebrado, com arquivoltas assentes em colunas cilíndricas embebidas, com capitéis fitomórficos; a cabeceira rasgada por 3 frestas e contrafortada por esbarros de vários andares, é rematada por cornija assente em cachorrada; na nave, mais baixa, rasga-se uma porta de vão rectangular e uma fresta por cima, a S.. No INTERIOR a nave com tecto de madeira abre para a capela-mor por arco triunfal em arco pleno, assente em meias colunas com capitéis fitomórficos; cobre a capela-mor uma abóbada de cruzaria de ogivas, de 2 tramos, descarregando em colunas embebidas com capitéis com relevos de folhagem. Na nave, do lado N., a moldura de um arco quebrado e o vão de uma porta de verga segmentar, entaipados. Paredes em alvenaria não rebocada, à excepção da abóbada e das paredes exteriores da capela-mor. A E. da cabeceira, dela separado, um corpo rectangular, em alvenaria, rasgado na parte superior por 2 arcos redondos, sem sinos.

Acessos

A poente de Óbidos, junto à porta da Talhada e da Cerca, ergue-se a ermida em posição altaneira no Monte do Mocharro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 40 361, DG, 1.ª série, n.º 228 de 20 outubro 1955 / Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo (v. PT03101204001) e Núcleo urbano da vila de Óbidos (v. PT031012040050)

Enquadramento

Rural. Isolada, destacada, na encosta poente do monte do Mocharro, onde está implantada a vila de Óbidos, junto à estrada que da porta da Cerca desce para a Várzea.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 14 - data provável de construção, possivelmente sobre igreja anterior. Foi sede de paróquia, sendo conhecida como capela de São João do Mocharro, até ao séc. 17, data em que a paróquia é transferida para a igreja construída junto à porta da vila e que ainda hoje conserva esse nome; 1711 - depois de profundo restauro a igreja reabre ao culto com a invocação de Nossa Senhora do Carmo.; 1943 - a capela esteve aberta ao culto até esta data, nunca mais tendo tido função religiosa.

Dados Técnicos

Estrutura independente na capela-mor, autoportante na nave.

Materiais

Alvenaria e cantaria de pedra calcária.

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Leiria, Lisboa, 1955; SILVA, Manuela Santos, Óbidos medieval estruturas urbanas e administração concelhia, tese de mestrado, UNL, 1987; COSTA, Sandra Cristina de Jesus Vaz, A Ermida de Nossa Senhora do Carmo, Óbidos, Uni. de Lisboa, Faculdade de letras, texto policopiado, (IHRU) Lisboa, 1990.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DRMLisboa

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRMLisboa

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRMLisboa, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

DGEMN: 1941 - Visita de técnicos da DGEMN, a fim de vistoriar a capela e sondar vestígios góticos o telhado é arreado, sendo a capela-mor acautelada das águas da chuva; a parede lateral N. é desmantelada, encontrando-se nela 2 arcos, um da porta lateral, outro de acesso ao baptistério, onde foi encontrado sarcófago com ossada; é encontrado o piso da primitiva igreja; na parede da frontaria apareceu portal; 1956 - limpeza de pavimentos e remoção de entulhos; picagem de paredes externas; sondagens do pavimento e dos paramentos, com vista a detectar frestas e fundações dos arcos; reparação de telhado da capela-mor, com substituição de telhas partidas; demolição de anexo; demolição de alvenaria do lado N., entre a porta e a fachada principal; apeamento do pórtico principal, retirando a alvenaria que o carrega; refechamento de juntas na capela-mor; transporte de pedra tumular existente no exterior e seu assentamento; consolidação das paredes do lado S., com enchimento em alvenaria; construção de alvenaria na parede do lado N.; 1958 - demolição do telhado para restauro da água do lado O., na capela-mor; reconstrução do telhado; assentamento de cimalhas de cantaria idênticas à existente; construção de alvenaria na fachada principal; assentamento de varedo em madeira de casquinha, esteira de pinho, abas de tecto recortadas para a passagem de barrotes, ripado em pinho; cobertura em telha românica, incluíndo beirados; 1959 - consolidação e acabamento dos gigantes que apoiam a capela-mor; remoção de terras encostadas à fachada N.; início da limpeza interior, procurando os pavimentos originais; 1979 - reparação e limpeza do telhado da capela-mor, incluíndo substituição de telhas; vedação provisória de portas ou vãos com tijolo; emboço e reboco simples; assentamento de grades de ferro; 1980 - refechamento de alvenarias na torre, com encascamentos na parte superior e consolidação dos vãos dos sinos; reparação do telhado; limpeza de arbustos na envolvência imediata da capela; CMO: 2001 - escavações arqueológicas; 2004, c. de - intervenção de consolidação e restauro, reparação das coberturas, picagem e reboco dos paramentos; novas caixilharias e portas; tratamento das alvenarias.

Observações

*DOF: ...situada fora de muros, na encosta poente de Óbidos.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login