Fonte da Vila de Vila Nova de Cerveira

IPA.00004891
Portugal, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, União das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe
 
Arquitectura infraestrutural, seiscentista. Fontanário seiscentista de espaldar rectangular, de cornija rampante moldurada, com corôa real fechada sobre escudo da Casa Real e três bicas carrancas, de tanque rectangular.
Número IPA Antigo: PT011610150017
 
Registo visualizado 378 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fontanário adossado a muro, com acesso por larga escadaria de três lanços de nove degraus, intercalados por amplos patamares, conduzindo a átrio murado e lajeado, com banco corrido ao longo das paredes. Espaldar rectangular, enquadrado com pilastras sobrepujadas por pináculos, rematado por cornija rampante, saliente, com cruz sobre acrotério no vértice. No terço superior do espaldar coroa real fechada sobre escudo da Casa Real e na base três bicas carrancas. Lateralmente ao espaldar porta de verga recta para acesso a sala do nascente, rectangular, com cobertura de duas águas *1. Tanque, rebaixado, de planta rectangular com acesso por degrau que o delimita.

Acessos

Vila Nova de Cerveira, Rua Primeiro Outubro; Praça do Alto Minho. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,940750; long.: -8,743340

Protecção

Enquadramento

Urbano, adossado, integração harmónica, em posição subjacente aos arruamentos que a circundam, junto à Casa das Marrecas, confrontando com o castelo e com o terreiro, local da antiga feira e centro cívico da vila.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - época provável de construção; 1726 - referida no Aquilégio Medicinal, sendo uma fonte com água saburosa e com poderes diuréticos.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura em cantaria com paramento rebocado e caiado, escadaria em pedra, cobertura em lajes graníticas, pavimento lajeado, muros e banco de pedra, porta de ferro.

Bibliografia

VIEIRA, José Augusto, O Minho Pitoresco, 1, Lisboa, 1886, p. 151; ROCHA, J. Marques, V. N. de Cerveira de ontem e de hoje, Braga, 1994, p. 160; HENRIQUES, Francisco da Fonseca, Aquilégio Medicinal, Lisboa, 1998 [1.ª ed. de 1726].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira: 1980, finais da década - obras de limpeza e conservação.

Observações

*1 - Compartimento de limpeza do nascente.

Autor e Data

Alexandra Lima e Paulo Amaral 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login