Casa Branca

IPA.00004869
Portugal, Porto, Gondomar, União das freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim
 
Casa abastada oitocentista, de planta em L.
Número IPA Antigo: PT011304110002
 
Registo visualizado 313 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edifício de planta composta irregular constituído por dois volumes, um de r/c e outro de três pisos ligados pelas coberturas em telhado de quatro águas na parte mais alta e de três na mais baixa. A parte mais alta do edifício volta-se para o rio, ficando a mais baixa recuada relativamente à EN, separada por um muro com um simples portal. Este pátio de entrada estabelece o acesso ao corpo mais baixo através de um lanço de escada de quatro degraus até uma varanda porticada. O mesmo tipo de acesso é realizado no volume mais alto, embora o pórtico da varanda com arcos de volta perfeita seja de origem mais recente. Os alçados desta casa, possuem janelas de guilhotina com molduras de granito simples, embora na fachada voltada a S. apresente uma varanda corrida tanto no 1º piso como no 2º. A parte mais alta da casa pela existência de duas cornijas sugere ter sido acrescentada. Na fachada voltada à EN , ao nível do piso superior surge um painel de azulejos com inscrição do nome da casa.

Acessos

EN 108, Avenida do Clube dos Caçadores de Gondomar, Avenida Escritor Costa Barreto, Calçada Convenção de Gramido, Lugar do Gramido

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 5/2002, DR, 1ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Rural. Implanta-se na margem esquerda do Rio Douro sobre uma plataforma à cota 15 nas proximidades de uma pequena frente de rio, com construções de r/c com alguma unidade arquitectónica.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - provável construção; 1847 - ali se assina a Convenção de Gramido, onde o Duque de Loulé, em nome da Junta do Porto, com os comandantes ingleses e espanhóis assinam um acordo de termo ao governo autoritário designado por "cabralismo"; 1980, Setembro - Despacho de abertura do processo de classificação; 1989, 28 Jul. - Aquisição do imóvel pela Câmara Municipal de Gondomar à Senhora Rosa Branca Pereira.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em granito.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito rebocadas.

Bibliografia

Guia de Portugal, IV, I.

Documentação Gráfica

(IPPAR) 80 / 3 (17)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

(IPPAR) 80 / 3 (17); (CMG) Reg. G.P. 1343 /79

Intervenção Realizada

Observações

Dada a sobreocupação do imóvel e consequente descaracterização, pela alteração do espaço interior entende-se exagerada a classificação como Imóvel de IIP. Dado que apenas se justifica a sua classificação como memória de uma data histórica, seria mais conveniente como VC.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login