Cruzeiro do Bom Jesus de Barrosas

IPA.00004854
Portugal, Porto, Felgueiras, Idães
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Cruzeiro de caminho com decoração em cada face da base e coluna estriada, com motivos em ponta de diamante no terço inferior. É rematado por cruz com o crucificado, sobre esfera relevada com motivos vegetalistas. A cantaria lavrada de grande delicadeza é sob o ponto de vista formal de grande rigor decorativo, nas folhagens, estrias, cartelas e motivos geométricos.
Número IPA Antigo: PT011303060010
 
Registo visualizado 720 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro  Tipo coluna e cruz

Descrição

Sobre soco quadrangular formado por quatro degraus escalonados de bordo curvo e saliente assenta plinto paralelipipédico apresentando-se cada uma das faces relevadas com cartela almofadada, alternadamente ao centro com elemento oval ou losango, e superiormente com inscrições. Sobre este assenta coluna de fuste estriado, com o terço inferior marcado e decorado com elementos de ponta de diamante, e capitel coríntio encimado por esfera relevada com motivos vegetalistas, rematada por cruz latina de remates facetados e curvos, apresentando numa das faces a imagem do Crucificado.

Acessos

Lugar de Bom Jesus de Barrosas, Largo do Cruzeiro, Rua do Senhor Bom Jesus, Rua do Carquejal, Rua Central

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º28 / 82, DR, 1ª série, n.º 47, de 26 fevereiro 1982 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, na placa central do Lg. do Cruzeiro, em que surge também um rochedo arredondado onde está fixada uma cruz em mármore branco, com diversas inscrições evocativas da Restauração de Portugal. Os edifícios envolventes são de um e dois pisos, sendo o que se implanta no enfiamento da R. do Senhor Bom Jesus a antiga Cadeia de Idães. Nas proximidades ergue-se a Igreja do Mosteiro ou Santuário de Barrosas, situado no Lg. do Senhor Bom Jesus.

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: Numa das faces, sobre a cartela, numa faixa do plinto, quase ilegível, pode ler-se: "A 1724 NNO".

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1724 - provável construção do cruzeiro; 1977 - na altura em que a DGEMN elabora o pedido de classificação, entende que a coluna do cruzeiro está ligeiramente inclinada; 1978, 12 de maio - parecer da COISPCN a propor a classificação como IIP; 18 de maio - despacho de homologação do Secretário de Estado da Cultura; 1979, 9 Janeiro - a Câmara Municipal de Felgueiras, publica o edital que determina a classificação do cruzeiro; nesta época a cruz de mármore evocativa da Restauração de Portugal apresentava-se apoiada no capitel e encostada à esfera, do lado da face do Cristo Crucificado.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Cruzeiro e patamares em granito.

Bibliografia

FERNANDES, M. A., Felgueiras de Ontem e de Hoje, Felgueiras, 1989; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, IPPAR, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMF: 2001 - obra de beneficiação do Largo do Cruzeiro.

Observações

As procissões do Santuário de Barrosas vão dar a volta ao cruzeiro. Este monumento encontra-se inventariado no CD-ROM Patrimonium, Inventário da Terra do Sousa, elaborado pela Ader-Sousa, apoiado pelo programa Leader, com edição e realização em 1995 pela Etnos, Ldª.. *1 - DOF: Cruzeiro do Bom Jesus de Barrosas junto à estrada de Lousada a Felgueiras.

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994 / Isabel Sereno 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login