Mamoa de São Simão

IPA.00004835
Portugal, Porto, Amarante, Gouveia (São Simão)
 
Monumento megalítico com câmara fechada, de planta poligonal, alongando-se no sentido N - S, inserta em tumuli de terra de dimensão média e revestimento de couraça pétrea, fazendo parte da Necrópole megalítica da Serra da Aboboreira. Não se encontra integrada num núcleo como é comum na Aboboreira, mas isolada num pequeno plateau onde não haveria espaço para a construção de outros monumentos ao mesmo tempo que se encontra numa posição algo central em relação à zona de dispersão principal dos monumentos megalíticos na Serra. É um dos monumentos mais bem conservados do conjunto megalítico da Aboboreira, permitindo fazer uma ideia bastante precisa de como era a estrutura arquitectónica original. O espaço alongado da câmara teria permitido a colocação de vários corpos em posição estendida, ao contrário do que é comum em outros monumentos da Aboboreira.
Número IPA Antigo: PT011301340023
 
Registo visualizado 333 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta / Mamoa    

Descrição

Mamoa constituída por terras humosas, de planta sub-circular com cerca de 16 m no eixo N - S e 15,5 no eixo E - O. Mostra couraça pétrea de revestimento. A câmara é fechada, de planta poligonal, alongando-se no sentido N - S, constituída por nove esteios. Era rodeada por um contraforte de blocos e lajes de granito sobrepostos.

Acessos

Gouveia (São Simão), EN 101 ( Amarante - Régua ), pouco depois de Reboreda, estradão para Travanca do Monte, caminho para a capela da Sra. da Guia, estradão principal da Serra da Aboboreira, partindo de Outeiro de Ante pelo caminho carreteiro que conduz à povoação de Aldeia Velha, a c. 900 m no sentido N., lug. da Mina do Simão (ou Cova do Simão), a cerca de 20 m E., num pequeno plateau na encosta que desce para o rib. do Outeirão

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 26-A/92, DR, 1ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992

Enquadramento

Rural. Implanta-se num pequeno plateau na encosta que desce para o rib. do Outeirão, circunscrito pela curva de nível de 900 m, numa posição deprimida em relação à paisagem envolvente que o enquadra em anfiteatro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta / mamoa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

4000 a.C. - 3000 a.C. - construção dos monumentos.

Dados Técnicos

Materiais

Granito; terra

Bibliografia

JORGE, Vitor Oliviera, Megalitismo do Norte de Portugal: o distrito do Porto - os monumentos e a sua problemática no contexto Europeu, (dissertação de Doutoramento), Porto, 1982, p. 572, nº 36; idem, Escavação da mamoa da Mina do Simão (Serra da Aboboreira - Amarante), Arqueologia, nº 9, p. 3 - 21, Porto, 1984.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DREMN

Intervenção Realizada

1983 - Intervenção arqueológica da responsabilidade de Vitor Oliveira Jorge e Maria da Luz Oliveira da FLUP.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login