Convento de Santa Clara / Casa da Cerca

IPA.00004822
Portugal, Porto, Amarante, União das freguesias de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
 
Arquitectura religiosa, renascentista. Restos da capela com portal renascentista.
Número IPA Antigo: PT011301330012
 
Registo visualizado 717 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de Santa Clara - Clarissas (Província de Portugal)

Descrição

Complexo arquitectónico composto pelas ruínas arqueológicas da igreja e dependências conventuais, pelo edifício da biblioteca e pelos restos de uma capela. Desta capela subsiste ainda o portal de acesso, ladeado por brasão, apresentando interiormente cobertura em abóbada de berço com caixotões, o central com brasão idêntico ao que se encontra à entrada e os restantes com vestígios de rosetas esculpidas.

Acessos

Amarante (São Gonçalo), Largo de Santa Clara. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,269449; long.: -8,0793

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 735/74, DG, 1ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974 (Restos da capela) *1

Enquadramento

Urbano, isolado implantado em cota elevada, na proximidade da Igreja de São Domingos (v. PT011301330018) e do Convento de São Gonçalo (v. PT011301330001) localizados em cota mais baixa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural / Cultural e recreativa: biblioteca

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADORES: Damião da Costa Figueiredo (1692), Frei José de Santo António Vilaça (1754).

Cronologia

1220, antes de - estava instalado no local do actual edifício da biblioteca um recolhimento feminino; 1220, cerca de - fundação de um convento de freiras franciscanas de Santa Clara, por D. Mafalda, filha de D. Sancho I; 1560 - o convento é reconstruído e ampliado, a mando do Conde de Redondo, que ficou seu padroeiro, assim como os seus descendentes primogénitos; 1692, 17 Janeiro - contrato com o entalhador Damião da Costa Figueiredo para executar um retábulo-mor e tribuna para o convento; 1754 - feitura de novo retábulo-mor, por Frei José de Santo António Vilaça; 1758, 22 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Siilvestre Cerqueira Ribeiro, é referido que o Convento é de Clarissas, sujeitas ao Provincial de São Francisco, antecedida por um terreiro; a capela-mor está reedificada de novo, e tem o retábulo por dourar, com o sacrário das religiosas e as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Santa Clara; é padroeiro da capela-mor, o Conde do Redondo; tem os altares colaterais de Nosso Senhor da Agonia e Santa Ana (lado direito) e Nossa Senhora do Rosário, Santo António e São Francisco, no lado esquerdo; no lado da Epístola, o altar lateral de São João Evangelista, onde surge uma imagem de Cristo com a invocação do Desamaparados, pertencente à Ordem Terceira de São Francisco, que aqui tem a sua sede; em frente desta, uma capela com grades de ferro e abobadada, dedicada a São José, com capelão e missa quotidiana, administrada por Manuel Cardoso do Loureiro; o tecto da nave e do coro é de apainelados; tem um bom mirante, com boa vista para O.; tem 104 religiosas; 1809 - destruição do convento no decurso das invasões francesas; após - foi transformado em residência particular, ficando conhecido por "Casa da Cerca".

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito

Bibliografia

ALVES, Natália Marinho Ferreira, De arquitecto a entalhador. Itinerário de um artista nos séculos XVII e XVIII, in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, Porto, 1991, pp. 355-369; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno Dicionário, vol. 1, Lisboa, 1873; OLIVEIRA, Eduardo Pires de, O edifício do Convento do Salvador - De mosteiro de freiras ao Lar Conde de Agrolongo, Braga, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMN

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Convento de Santa Clara (restos da capela), no Largo de Santa Clara, em Amarante.

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994 / Patrícia Costa 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login