Casa de João das Regras

IPA.00004800
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Arquitectura residencial, medieval.
Número IPA Antigo: PT031106380125
 
Registo visualizado 817 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, 5 pisos. A cobertura é feita com telhado a 2 águas, das quais se destacam as paredes exteriores do 5º piso, coberto por sua vez por telhado a 3 águas. O único alçado a O. apresenta, no piso térreo, um arco quebrado em cantaria emoldurando montra e porta de acesso de estabelecimento comercial (no interior, regista-se a divisão através de piso intermédio). Vestígios de um aparelho de cantaria ladeiam este arco, a toda a altura do registo. O 2º, 3º e 4º pisos, separados por frisos simples de cantaria, apresentam grupos de 2 janelas de sacada rectangulares, com grades de ferro forjado. Um beiral antecede o 5º piso, caracterizado por uma redução da largura da fachada em ambos os extremos, com uma única porta rectangular dando para varanda corrida com grade em ferro forjado. No interior, escada desenvolvendo-se em 2 lanços rectos, com patamares intermédios, permite o acesso a um fogo por piso.

Acessos

Poço do Borratém, n.º 30 *1

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983 / Incluído na classificação da Lisboa Pombalina (v. IPA.00005966) e na Zona de Proteção do Portal lateral do Palácio Vagos (v. IPA.00020178)

Enquadramento

Urbano, flanqueado, destacado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: edifício / Comercial: loja

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14 - segundo tradição, é dado como habitação de João das Regras *2; 1755, 1 Novembro - terramoto danifica gravemente o edifício, subsistindo apenas a arcada (de 2 ou 3 arcos) de cantaria no piso térreo; 1851 - demoliu-se um dos arcos; 1871 - gravura apresenta o edifício com 2 arcos apontados no piso térreo; 2006, 22 agosto - parecer da DRCLisboa para definição de Zona Especial de Proteção conjunta do castelo de São Jorge e restos das cercas de Lisboa, Baixa Pombalina e imóveis classificados na sua área envolvente; 2011, 10 outubro - o Conselho Nacional de Cultura propõe o arquivamento de definição de Zona Especial de Proteção; 18 outubro - Despacho do diretor do IGESPAR a concordar com o parecer e a pedir novas definições de Zona Especial de Proteção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, alumínio, madeira, vidro

Bibliografia

BARBOSA, Inácio de Vilhena, Archivo Pittoresco, Vol. V, Lisboa, 1862; BARBOSA, Inácio de Vilhena, Estudos Históricos e Archeológicos, Tomo II, Lisboa, 1871; CASTILHO, Júlio de, Lisboa Antiga. Bairros Orientais, Vol. III, Lisboa, 1935 / 38; FREIRE, João Paulo, Lisboa do Meu Tempo e do Passado. Do Rocio ao Poço do Borratém, Vol. III, Lisboa, 1939; ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, Vol. I, Lisboa, s.d.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CML: Arquivo de Obras, pº nº 38.431

Intervenção Realizada

1893 - reconstrução da escada; 1931 - construção de escada interior ligando a loja à arrecadação (sobreloja), alargamento da porta de entrada, construção de vitrina, construção de wc interior junto à escada; 1955 - obras gerais de manutenção; 1968 - pinturas e obras de beneficiação.

Observações

*1 - a porta n.º 30 funciona apenas como acesso à loja; o acesso ao restante edifício é feito através da porta n.º 25 (edifício também propriedade municipal, onde se situa a Junta de Freguesia de Santa Justa). *2 - não existe qualquer prova documental relativa à eventual residência de João das Regras neste edifício; alguns autores (designadamente Júlio de Castilho) afirmam mesmo a impossibilidade do jurisconsulto do reinado de D. João I ter habitado o edifício uma vez que a habitar no Poço do Borratém, João das Regras ter-se-ía fixado do outro lado da rua e bastante longe do local do edifício actual, onde possuía uma propriedade;

Autor e Data

Eva Antunes e Paula Noé 1987 / Paula Noé 1990 / Teresa Vale e Carlos Gomes 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login