Casa no Largo Artur Barreto, n.º 24 / Casa Museu Fernando Namora

IPA.00004798
Portugal, Coimbra, Condeixa-a-Nova, União das freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova
 
Casa residencial unifamiliar e comercial de um e dois pisos, construído acompanhando a inclinação do terreno. Planta rectangular simples com fachadas rebocadas e pintadas de branco, delimitadas por cunhais e embasamento marcados a cor cinza. Interior simples de escadas de madeira de ligação entre os dois pisos.
Número IPA Antigo: PT020604040010
 
Registo visualizado 206 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa residencial e comercial  

Descrição

Planta rectangular composta por um e dois pisos e pequena área envolvente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento a cinza, delimitadas por cunhais marcados também a cor cinza; molduras dos vãos em cantaria, rectangulares nas portas e janelas e circular no vão da fachada principal. Coberturas diferenciadas em telhados de três águas; remates em friso, cornija e beiral, portegido por algeroz de metal pintado a verde. Fachada principal de dois pisos rasgada no primeiro por por duas portadas duplas com vidraças e porta em madeira, tendo entre elas uma placa em informativa em mármore com a inscrição "Casa-Museu / Fernando Namora"; sobre esta porta um pequeno óculo de iluminação das escadas a nível do segundo piso. Portão lateral aberto no muro em alvenaria intercalado por gradeamento em ferro e muros cegos, dá acesso à entrada principal protegida por pequeno alpendre em telha, correspondendo à fachada lateral esquerda. No segundo piso rasgam-se duas janelas em cada face com moldura de pedra e entre as quais se lê "CASA/ MUSEU / FERNANDO / NAMORA". Escada de dois lanços, em mármore, dão acesso à fachada posterior, de um só piso, com um alpendre ao longo de todo o alçado que protege três janelas com gradeamento em ferro e uma porta envidraçada, e onde se encontra uma placa em bonze com a informação da inauguração do Museu; do alpendre, aberto por pequeno lanço de escadas com quatro degraus acede-se a pequeno pátio calcetado e delimitado com canteiros formados por altos muros de cantaria. No INTERIOR no primeiro piso, no espaço correpondente ao estabelecimento comercial, uma Sala de Exposições com a recepção ao público e outros serviços. Acede-se ao segundo piso por escada em madeira com corrimão fixo na parede, tendo o espaço de exposição distribuído em dois momentos, um representando o escritório do escritor (*1) e outro com as obras de arte plástica de autoria próprio escritor e outras oferecidas por pintores amigos. O vão circular de iluminação das escadas apresenta capialço no interior.

Acessos

Casa no Largo Artur Barreto, nº 24; a Rua Elsa Sotto Maio.

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova / Paços do Concelho de Condeixa-a-Nova / Palácio dos Figueiredos / Palácio do Capitão-Mor (v. PT020604040005)

Enquadramento

Urbano, adossado na fachada lateral direita, em harmonia com o meio, destacado. Insere-se no centro urbano, frente à Câmara Municipal (v. PT020604040005) e ao Monumento aos Combatentes da I Guerra Mundial (v. PT020604040035). Na mesma via, destaca-se a Igreja Matriz de Condeixa-a-Nova / Igreja de Santa Cristina (v. PT020604040014) e outros imóveis de grande valor arquitectónico.

Descrição Complementar

O Museu compõe-se por dois espaços expositivos funcionando no espaço da entrada uma zona de exposições temporárias, onde funciona igualmente um Espaço Internet Público, Ateliers e workshops. No piso superior a exposição permanente do acervo da Casa Museu Fernando Namora. INSCRIÇÃO: Placa em bronze com a seguinte informação - "ADAPTAÇÃO DA CASA ONDE NASCEU / FERNANDO NAMORA A CASA MUSEU / INAUGURADA EM 30-6-90 POR SUA EXCELÊNCIA / O PRESIDENTE DA REPUBLICA DOUTOR / MÁRIO SOARES".

Utilização Inicial

Residencial: casa residencial e comercial

Utilização Actual

Cultural e recreativa: casa-museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19, final - construída; 1913 - utilizada como habitação; no piso térreo como estabelecimento comercial de lanifícios, calçado e retrosaria pela família de Fernando Namora; 1990 - funcionando ali também uma tipografia, foi remodelada completamente quando para aí se projectou a actual Casa Museu; 30de Junho - inauguração do Museu.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria, pedra (calcáreo), vidro, madeira, ferro

Bibliografia

Miguel PESSOA, Casa Museu de Femando Namora, Condeixa-a-Nova, 1996 (folheto).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1913 - Remodelação para estabelecimento comercial; 1990 - obras de adaptação a Casa Museu: rasgado portão lateral no muro de acesso à entrada principal; obras de adaptação dos espaços internos, tanto no piso térreo como no primeior andar, e tratamento da envolvência com o lançamento de um varandim e a abertura de portão para a via pública.

Observações

*1 - Todo ele redimensionado em 1990 para albergar o mobiliário do escritório de Fernando Namora, assim como o seu acervo de livros.

Autor e Data

Maria João Grilo / Fernando Grilo 1996 / Cecília Matias 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login