Igreja Paroquial de Lousa / Igreja de São Pedro

IPA.00004792
Portugal, Lisboa, Loures, Lousa
 
Arquitectura religiosa, manuelina e barroca. Igreja paroquial rural de nave única rectangular, com torre adossada coberta de domo. Portal lateral manuelino de arco deprimido contracurvado, com decoração vegetalista (vinha), heráldica (símbolos da Paixão de Cristo), hagiográfica (bustos de S. Pedro e S. Paulo com os atributos), lúdica (máscaras) e de artefactos (cestos), de inspiração rural. Portal manuelino cuja iconografia busca inspiração numa produção local (vinha), apresentando nas enjuntas 2 bustos de talhe rude, nitidamente popular.
Número IPA Antigo: PT031107080020
 
Registo visualizado 1803 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos: corpo da igreja e capela-mor, resultando numa volumetria articulada sensivelmente paralelepipédica de massa horizontalista, coberta por telhados a 2 águas. Adossada a N torre sineira de planta quadrangular e Sacristia rectangular. Alçado principal a O., terminando em empena e delimitado lateralmente por cunhais de cantaria encimados por pináculos. Ao centro portal de emolduramento marmóreo de verga recta, encimado por janelão gradeado, em arco de volta inteira; no seu alinhamento, uma pequena edícula moldurada, encimada por frontão triangular, encerra uma representação relevada dos atributos do orago (tiara papal e chaves) e ostenta a data de 1858. No alçado lateral S, portal manuelino em arco conopial com decoração vegetalista nos pés-direitos e antropomórfica (S. Pedro e S. Paulo) na parte superior. Adossada a N. torre que se desenvolve em 2 registos separados por friso de cantaria; no 2º, abrem-se 4 sineiras em arco de volta inteira, acima das quais uma cornija com um relógio a O. precede o domo bolboso encimado por esfera e cruz acantonado por fogaréus. INTERIOR: nave única coberta por abóbada de perfil abatido e iluminada por 3 janelas rectangulares abertas no muro S., o qual, à semelhança do fronteiro, é decorado com marmoreados oitocentistas. A O., sobre a porta de entrada e o guarda-vento, eleva-se o coro-alto, apoiado em 2 colunas toscanas em cantaria, sobre plinto. Lateralmente, sob o coro-alto, as paredes são revestidas por painéis de azulejos seiscentistas polícromos figurando São Pedro e São Miguel Arcanjo. A N abre-se porta de acesso à capela baptismal, localizada no piso térreo da torre. A transição entre a nave e a parede onde se abre o arco triunfal é feita pelo chanframento dos ângulos, por meio de 2 altares de talha dourada com características rococó, albergando imaginária do séc. 19. Arco triunfal de volta inteira com capitéis e fecho talhados em mármore rosa. A capela-mor, coberta com abóbada de berço, é iluminada por 2 janelas abertas na parede S.. O altar-mor, em talha dourada rococó, possui tribuna e trono. Nas paredes laterais há revestimentos de silhares de azulejos setecentistas com figurações do Baptismo de Cristo e do Lava-pés, encimados por telas de temática mariana. Por porta aberta a N acede-se à Sacristia onde se observam azulejos seiscentistas do tipo albarradas, arcazes do séc. 17 com ferragens e uma imagem de Santa Ana do séc. 15.

Acessos

Rua dos Heróis do Ultramar, EN 8, ao km 15,300. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,889591; long.: -9,206364

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993 *1

Enquadramento

Urbano, em pequena elevação, isolada e destacada pela posição altimétrica. Envolvida por adro murado e gradeado provido de escadaria a O.

Descrição Complementar

Na fachada S abre-se portal manuelino em arco deprimido de extradorso rematado por pequeno conopial encimado por cruz sobre esfera, ultrapassando um alfiz diminuto resultante do prolongamento dos colunelos periféricos que delimitam a arquivolta única do portal. Os finos colunelos possuem bases e capitéis de anéis e a arquivolta é decorada inferiormente com 2 máscaras que sustentam cestos de onde se elevam caules de videira ondulantes de onde pendem cachos de uvas, terminando simetricamente em volutas a ladear pequena pedra de armas aposta no fecho, com inscultura de uma chaga gotejante acantonada por 4 brochos de cravos, tendo em chefe sigla IHS, encimada por pequena cruz da Ordem de São João de Jerusalém. Na face do conopial inscultura de conjunto de 3 chaves (uma posta em pala e duas passadas em aspa). Nas enjuntas do arco, dentro do alfiz, 2 bustos em baixo relevo de figuras masculinas barbadas, de perfil, representando provavelmente S. Pedro (à esq.), tendo como atributo uma chave, e S. Paulo (à dir.), tendo defronte um livro aberto (atributo genérico de Santos, Apóstolos e Evangelistas). As duas figuras ladeiam inscrição epigráfica: FOI FEITO NA ERA DE 1546 ANNOS.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Mestre Baeta (pintura da abóbada).

Cronologia

Séc. 14 / 15 - edificação da igreja primitiva; 1546 - data inscrita na porta lateral S; séc. 17 - aplicação de azulejos do tipo albarradas e colocação dos arcazes na sacristia; 1746 / 1748 - reconstrução da capela-mor, incluindo o revestimento azulejar e as telas que hoje se observam; 1836 - cCampanha de obras na igreja; 1902, 29 julho - cedência de um órgão e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, provenientes do Mosteiro das Francesinhas, em Lisboa (v. PT031106171732) (TIÇÃO, Doc. 65); 1980 - a abóbada da nave ameaça ruir devido a infiltrações.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Caixas murárias de alvenaria mista; reboco pintado; cunhais, molduras e cantarias de calcário e mármore; revestimentos parietais de azulejos; cimento; madeira pintada e dourada; ferro forjado; bronze; acrílico.

Bibliografia

COSTA, Américo, Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular, Vol. VII, Lisboa, 1940; ALMEIDA, A. J. Ferreira de, (dir. de), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Concelho de Loures, Loures, 1983; MARQUES, Manuel Gustavo Fernandes, Loures: Tradição e Mudança (...), Loures, 1986; Património Cultural Construído, Loures, 1988; Carta Arqueológica do Município de Loures, Loures, 2000; TIÇÃO, Álvaro Manuel Parreira da Rocha - O Antigo Convento do Santo Crucifixo ou das Francesinhas em Lisboa: História, Arte e Memória. Lisboa, s.n., 2007, vol. 2, Doc.65. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, texto policopiado.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

I.J.F.: 1980 - A brigada móvel de pintura mural realizou a observação do estado das pinturas da abóbada, que está em perigo de ruir dado o apodrecimento das cambotas e do fasquiado de madeira que sustentam o estuque junto da parede, devido a infiltrações; 1981 / 1983 - Obra de restauro das abóbadas, tendo a mesma sido reconstruída em cimento e os estuques levados para o Instituto José de Figueiredo para serem restaurados e posteriormente expostos *1.

Observações

*1 - DOF: Igreja Paroquial de São Pedro de Lousa. *2 - estes painéis encontram-se aplicados sobre placas de acrílico e não directamente sobre o muro, o mesmo se verificando com um outro pequeno painel azulejar setecentista (figurando o Baptismo de Cristo), que se encontra na capela baptismal.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1995 / Lina Marques 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login