Casa do Arco da Cadeia / Câmara Municipal de Óbidos

IPA.00004766
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Arquitectura civil gótica. Casa góticacom piso térreo aberto para a via pública, através de arco de passagem.
Número IPA Antigo: PT031012040046
 
Registo visualizado 637 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara Municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta simples, trapezoidal, composta por volume único de 2 alturas com cobertura diferenciada em telhados de 2 águas. Edifício de 2 pisos, fachada principal orientada a O., com grande vão em arco apontado, de cantaria, onde passa rua. Acesso ao piso superior pela direira, através de escadaria exterior levemente curva. No 2º piso, à direita, porta de verga recta encimada por brasão com as armas dos Matos e Silva; à esquerda, 2 janelas geminadas em arco apontado, de cantaria. Fachadas laterais adossadas a outros edifícios; cunhal entre as fachadas E. e N., também em cantaria. Fachada posterior, a E., apresenta arco aviajado, onde passa rua; à direita, porta de acesso ao rés-do-chão, de arco apontado e com grandes dimensões; à frente, outra porta, aberta em vão de arco entaipado, comunicante com o imóvel contíguo. No 2º piso, ao centro, janela de verga recta e 2 outras, geminadas, em arco apontado, no extremo direito da casa. Interior com duas salas, cozinha, casa de banho e dois quartos, de traça recente.

Acessos

Cç. do Arco da Cadeia

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da vila de Óbidos (v. PT031012040050)

Enquadramento

Urbano. Situado intramuros da vila, acesso por via pedonal que passa por baixo do edifício. Tem adossado a N. o museu municipal e a NO. situa-se a Igreja de Santa Maria (v. 1012040003).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 14 / 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14 / 15 - construção; séc. 16 - libertação das funções de Paço do Concelho; séc. 20, meados - obras de adaptação a habitação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cantaria, estrutura pisos de madeira

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Restam poucas dúvidas quanto à utilidade deste imóvel, no séc. 15, como Paços do Concelho ou, pelo menos, como cadeia. Talvez por esse motivo, no séc. 16, se tenha optado por construir os novos Paços tao próximo. Eventualmente, o imóvel contíguo com acesso pelo arco, deverá ter feito parte do mesmo conjunto.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login