Capela de São Bartolomeu em Trancoso

IPA.00004762
Portugal, Guarda, Trancoso, União das freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta hexagonal formando volume único. Panos murários rebocados e ritmados por pilastras em cantaria. Portal de lintel curvo decorado com motivos concheados e rematado por frontão contracurvado. Coroamento da fachada principal com frontão contracurvado, ornamentado por concheados e volutas, sendo encimado por cruz e jarrões. Janelas de lintel curvo com avental e friso saliente. Espaço interior homogéneo com cobertura em madeira em forma de copula sextavada. Retábulo em talhada pintada de características eclécticas. Apresenta afinidades estilísticas com a Capela de Santa Eufémia em Trancoso.
Número IPA Antigo: PT020913180031
 
Registo visualizado 479 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta hexagonal formando volume único coberto com telhado de seis águas. Os panos murários rebocados são ritmados pelas pilastras de ângulo em cantaria e rematados por embasamento e cornija. A fachada principal, orientada a NO., mostra o portal de lintel talhado em forma de arco conopial, as ombreiras molduradas e um remate em frontão contracurvado, decorado lateralmente por motivos concheados, também presentes junto ao embasamento. O pano murário é prolongado por frontão contracurvado e ornamentado por concheados e volutas, seccionando a linha do beirado. É encimado por cruz, observando-se jarrões no eixo de todas as pilastras. As faces contíguas ao portal são cegas, ao contrário dos panos adjacentes ao alçado posterior, onde se rasgam duas janelas. Estas possuem lintel recortado tendo ao centro dois enrolamentos e lacrimais laterais, apresentando ainda um avental curvilíneo também contornado por enrolamentos, com roseta central. O remate superior é angular mas com os lados curvos. O espaço interior é homogéneo e apresenta cornija contínua em cantaria. O tecto em madeira adopta a forma de uma cúpula sextavada. Conserva um retábulo em talha pintada.

Acessos

Largo da Feira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano. Ergue-se, em terreno plano, entre a Porta da Vila (v. PT020913170015) e o Parque Municipal (v. PT020913180035), no vasto terreiro do Campo da Feira, onde se destacam algumas árvores centenárias. Situa-se junto à estrada, em frente ao Mercado Municipal. Não muito distante encontra-se a Capela de Santa Eufémia (v. PT020913170029).

Descrição Complementar

Existência de uma placa de azulejos, que assinala o casamento de D. Dinis numa primitiva capela com a mesma invocação.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1273 - criação da feira anual de São Bartolomeu; 1282 - casamento de D. Dinis e D. Isabel, supostamente celebrado na Capela de São Bartolomeu; 1306 - criação de feira mensal; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 50 libras; integra o termo de Trancoso e o bispado de Viseu; 1732 - referência à reconstrução da capela, entretanto arruinada, talvez na actual localização; o antigo local da capela, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Fresta, era já conhecido como São Bartolomeu o Velho; 1776 - 1778 - nova reconstrução, ficando a capela sob a dupla invocação de São Bartolomeu e de Nossa Senhora dos Descalços; 1778 - arrematação da obra de carpintaria; 1816 - danificada durante as Invasões Francesas, foi solicitada a sua adaptação a paiol por Dudley Hill, comandante do Batalhão de Caçadores aquartelado em Trancoso; o Senado da Câmara indeferiu esse pedido e promoveu a reparação do templo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria; reboco; madeira; telha de aba e canudo.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corographia Portugueza, Lisboa, 1708; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; CAMPOS, Norberto de, Monografia de Trancoso, in Almanach e Annuario de Trancoso, 1915 e ss.; ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa, s.d., vol. 32, pp. 461-481; TEIXEIRA, Irene Avilez, Trancoso, Terra de Sonho e Maravilha, Trancoso, 1982; DIONÍSIO, Sant' Anna, Guia de Portugal, Lisboa, 1984; CORREIA, Joaquim Manuel Lopes, Trancoso ( Notas para uma Monografia ), Trancoso, 1989; Plano de Salvaguarda do Centro Histórico de Trancoso - Gabinete Técnico Local, Trancoso, 1991.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Arquivo da CM de Trancoso

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login