Corpo da Guarda Principal em Almeida / Câmara Municipal de Almeida

IPA.00004759
Portugal, Guarda, Almeida, Almeida
 
Quartel do Corpo da Guarda Principal de filiação neoclássica ou tardo-clássica e constitui o último edifício militar construído de raiz para fins militares, mas também o mais emblemático desta praça de guerra, pelas suas características compositivas derivadas da tratadística. A escadaria de acesso ergue-se nos antigos alpendres do mercado. Composição simétrica na fachada principal, destacada pela escadaria perpendicular de um lanço de degraus e pelo corpo central composto por três arcos plenos enquadrados por pilastras, sustentando frontão triangular que integra as armas reais. O desenho do edifício poderá ter sido inspirado no Corpo da Guarda Principal constante do tratado assinado por Miguel Luís Jacob, de quem Anastácio de Sousa Miranda foi assistente, exemplo esse que, por sua vez, parece ser retirado do tratado de Louis de Cormontaingne. As armas reais mostram o escudo rodeado por acantos e concheados barrocos, e apoiando-se em elementos bélicos, assemelha-se à que se observa nas Portas de São Francisco (v. IPA.00001382).
Número IPA Antigo: PT020902030052
 
Registo visualizado 580 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Quartel militar    

Descrição

Edifício de um só piso, de planta em L invertido com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, tendo duas sobre o frontão. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, percorridas por altos socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados de silharia fendida, e rematadas em entablamento. A fachada principal, voltada a sul, é simétrica, com pano central em cantaria de granito aparente, rasgado por três arcos de volta perfeita, de silharia fendida, assentes e divididos por pilastras, que sustentam o remate em entablamento, mais acusado neste pano, tendo a arquitrave a superfície seccionada e o listel que a separa do friso boleado, com cornija muito balançada tendo moldura dupla, a primeira em quarto de círculo côncavo e a segunda em garganta direta. O cimácio apoia-se num filete e repete a secção moldurada em garganta direta, tendo um frontão triangular, com fogaréus de base esférica nos vértices, tendo, no tímpano, as armas reais. A arcada introduz um recesso que precede a porta principal, igualmente em arco pleno e ladeada por duas janelas em arco abatido com moldura recortada e lacrimais, reconstituindo a tripla abertura, coberta por abóbada de falsas lunetas. Em cada um dos lados da arcada rasgam-se duas janelas semelhantes. Cada um dos panos laterais possui duas janelas semelhantes. Fachada lateral direita com três janelas com as mesmas características das anteriores, surgindo, na oposta, dois panos, um deles de maiores dimensões com três janelas, rasgando-se uma quarta no pano direito. O INTERIOR apresenta uma organização interna muito clara, formando quatro linhas de compartimentos amplos e com idêntica profundidade, paralelos à fachada principal. A primeira linha compreende o vestíbulo aberto, coberto com abóbada de berço esquartelada e lateralizado por duas divisões simétricas, de dimensão semelhante. A segunda linha possui um pequeno corredor central, ligando o átrio à antiga caserna dos soldados e hoje um espaço seccionado, e a dois aposentos laterais equipados com lareira. A divisão equivalente ao ressalto da planta em L alberga o salão nobre. Todos os compartimentos têm coberturas em abóbadas de berço, rebocadas e pintadas, assentes em frisos de cantaria e pavimentos lajeados. As principais portas internas possuem moldura lisa em cantaria, com os ângulos ampliados.

Acessos

Almeida, Praça da Liberdade (antiga Praça do Pelourinho, depois Praça Velha e Praça da Principal). WGS84 (graus decimais): lat.: 40,724463; long.: -6,906694

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção das Muralhas da Praça de Almeida (v. IPA.00001382)

Enquadramento

Urbano, intramuros, parcialmente adossado. Ocupa integralmente o gaveto entre a Rua Direita e a Rua da Principal, atual Rua Comendador Cardoso, tendo a fachada principal, fronteira à antiga Vedoria - Casa dos Governadores (v. IPA.00004758), orientada para a Praça Velha, atual Praça da Liberdade. Entre ambos os edifícios erguia-se o Pelourinho, no eixo da via que se dirige para as Portas de Santo António, retirado em 1790 quando este espaço adquiriu a representatividade plena de Praça de Armas Principal. É antecedida por uma escadaria de um lanço de degraus perpendiculares ao edifício e com guarda plena de cantaria, flanqueada por canteiros.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: quartel

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: Anastácio António de Sousa Miranda (1790).

Cronologia

1790 - projeto de construção do Corpo da Guarda Principal da autoria do Major Engenheiro Anastácio António de Sousa e Miranda; 1791 - início das obras de construção do edifício, erguendo-se no local onde se encontravam os alpendres de mercado da Praça Velha, tendo obrigado ainda à expropriação de terrenos privados pertencentes a Joana Dantas da Cunha; séc. 19 - adaptação do edifício a cadeia civil; séc. 20 - reconstrução e adaptação a Paços do Concelho; 2006 - construção de um edifício dissonante, destinado a espaço comercial; este tem sido alvo de várias contestações e de um abaixo-assinado para embargar a obra.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, pilastras, escadas, frontão, cornijas, frisos, pavimentos em cantaria de granito; madeira; telha de aba e canudo.

Bibliografia

CARVALHO, José Vilhena de - Almeida, Subsídios para a sua História. S.l: s.n., 1988; CONCEIÇÃO, Margarida Tavares da - Formação do Espaço Urbano em Almeida (Séculos XVI - XVIII) - Da Vila Cercada à Praça de Guerra. Lisboa: s.n., 1997. Texto policopiado. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa; CORMONTAINGNE, Louis de - Architecture Militaire ou l'Art de Fortifier. Haia: Jean van Millinge, 1741; JACOB, Miguel Luís - Tratado da Fortificação Regular e Irregular, 1762, B.P.M.P., Res. Ms. 1199; Plano da Área Territorial da Guarda, Património Histórico/Cultural, Concelho de Almeida. Lisboa: Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico, 1984; «Mamarracho em Almeida» in Terras da Beira. 17 Agosto 2006; «O edifício da discórdia» in Nova Guarda. Guarda: 23 Agosto 2006; SEPULVEDA, Christovam Ayres de Magalhães - Histórica Orgânica e Política do Exército Portuguez. Lisboa: 1902-1932; VICENTE, António Pedro (org.) - «Memórias Políticas, Geográficas e Militares de Portugal, 1762-1796» in Boletim do Arquivo Histórico Militar. Lisboa: 1971, vol. XLI, pp. 11-298; VITERBO, Francisco Marques de Sousa - Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses. 2.ª ed., Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1988.

Documentação Gráfica

CMAlmeida

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID; AHM

Documentação Administrativa

AHM

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, 2.ª metade - diversas obras de beneficiação e adaptação; 1998 - obras de conservação das fachadas e pintura dos rebocos.

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login