Ermida de Nossa Senhora do Resgate das Almas / Igreja de Nossa Senhora do Resgate das Almas

IPA.00004737
Portugal, Lisboa, Lisboa, Arroios
 
Arquitectura religiosa, rococó. Ermida.
Número IPA Antigo: PT031106060420
 
Registo visualizado 1396 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

De planta composta pela justaposição de 2 rectângulos, nave e capela-mor, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 águas. A fachada principal orientada a O. tem 3 panos com o central animado pela abertura a eixo do portal de verga recta e de janela em arco de volta perfeita, articulados por cartela relevada com emblemas alusivos ao orago, sendo rematada por frontão mistilíneo e cruz. Sobre a cornija do pano colateral S. eleva-se torre de secção quadrada vazada por 4 ventanas sineiras. INTERIOR: com nave única coberta por abóbada de berço ostentando pintura ornamental e animada por lambril azulejar monocromo constituído por painéis definidos por molduras de concheados. Adossado à face interna da fachada principal, o coro-alto definido por balaustrada de madeira. Precedida por arco triunfal animado por apontamentos de talha, a capela-mor, apresenta retábulo guarnecido por baldaquino e vazado por camarim albergando trono, diante do qual se destaca o grupo escultórico da " Mater Dolorosa ". Ladeando o vão central do retábulo, enquadradas por molduras em talha rocaille, observam-se 2 composições pictóricas figurando " Nossa Senhora da Piedade ", do lado do Evangelho, e uma " Crucificação com São João Evangelista ", lado da Epístola. Na parte inferior do muro de topo abrem-se 2 portas de acesso à sacristia, espaço rectangular cujas paredes ostentam pintura ornamental de gramática vegetalista. Os muros laterais apresentam porta e janela rectangular guarnecida por balaustrada. A partir da sacristia uma escada de lanço recto acede à sala de despacho da Irmandade, localizada num plano inferior, de planta rectangular e coberta por tecto plano. Sobre a porta de acesso à sacristia, do lado do Evangelho existe uma imagem de " Nossa Senhora da Conceição ", em madeira estofada, datável da 1ª metade do século 18.

Acessos

Rua dos Anjos, n.º 72 - 72-A, Rua Álvaro Coutinho

Protecção

Parcialmente incluído na Zona de Proteção do Campo dos Mártires da Pátria (v. IPA.00005967)

Enquadramento

Urbano, destacado, adossado, fazendo esquina.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1755 - criação da Irmandade de Nossa Senhora do Resgate das Almas e Senhor Jesus dos Perdidos, sendo seu fundador um dominicano de nome Fr. Inocêncio; 1759 - confirmação da Irmandade pelo rei D. José I e realização da imagem do orago, colocada na igreja paroquial dos Anjos; 1762 - construção da ermida em terrenos doados pelos pais de D. Maria Joana Cardoso Soeiro, em memória de um outro templo, localizado no Largo de Santa Bárbara, o qual terá sido danificada ( ou mesmo destruída ) pelo terramoto de 1755; 1765 - a imagem do orago é transportada para a ermida, que estaria praticamente concluída; 1766 - data do lavabo; 1948 / 1951 - o edifício encontrava-se em mau estado, como atestam sucessivas vistorias municipais; 1969 - a capela apresentava fendas na abóbada (da nave) e no alçado S..

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira pintada e dourada, azulejos.

Bibliografia

ALMEIDA, D. Fernando de (dir. de) - Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa. Lisboa: Junta Distrital de Lisboa, 1975, vol. V; Estatutos da Irmandade de Nossa Senhora do Resgate das Almas e Senhor Jesus dos Perdidos. Lisboa: 1759; MOUTA, Maria da Luz, Os Anjos - Freguesia de Lisboa. Lisboa: s.n., 1958; OLIVEIRA, Eduardo Freire de - Elementos para a História do Município de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1887-1911, tomo XVI; SANTANA, Francisco - Lisboa na Segunda metade do Século XVIII. Plantas e Descrições das suas Freguesias. Lisboa: 1929; SIMÕES, J. M. dos Santos - Azulejaria em Portugal no Século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMLisboa: Arquivo de Obras pº nº 36.522

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1929 - obras de conservação e limpeza; 1951 - obras de conservação; 1952 - obras de beneficiação e limpeza; 1970 - obras de beneficiação e limpeza.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login