Capela de São Brás / Capela de Santo António

IPA.00004725
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Capela barroca, de planta retangular com nave única e galilé, de influencia mendicante.
Número IPA Antigo: PT031012040035
 
Registo visualizado 213 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular, orientado a E., composto por nave única e capela-mor; adossamento de torre de planta quadrada a NO. massas dispostas na horizontal; cobertura diferenciada em telhado de 2 águas sobre o corpo da capela e a domo na torre. Frontispício em empena angular de cornija saliente, sobrepujado por cruz apontada, pano delimitado por 2 cunhais de cantaria rematados por fogaréus aberto a meia altura por galilé interior de 3 vãos com parapeito corrido interrompido ao centro para acesso ao templo, gradeamento em ferro forado; janela de moldura recta aberta no frontão. Torre: 2 pisos divididos por frisos, 1º piso cego, 2º piso com aberturas sineiras em arco alteado; remate em coruchéu octogonal de ângulos quebrados flaqueado por 4 fogaréus e sobrepujado por cata-vento. Fachada N. em empena recta com saliência do corpo da sacristia, aberta por 3 janelas. Fachada O. cega, destaque do altar-mor com frontão angular. Fachada S. de 2 panos com reentrância do corpo da capela-mor aberto por uma janela gradeada recta e corpo da nave aberto por porta recta sob 2 janelas. INTERIOR: nave única; coro-alto com balaustrada a toda a largura da nave; púlpito com base circular. Pavimento em madeira; cobertura em caixotões dispostos em 3 planos; iluminação feita por janelo a S. revestimento total das paredes em azulejos seiscentistas azuis e amarelos de diversos padrões. Arco triunfal de volta perfeita sobrepujado por telas; capela-mor abobadada, pavimentada a tijoleira com 2 altares laterais que enquadram retábulos de talha dourada oitocentista com pinturas sobre tela.

Acessos

Lugar A-da-Gorda, Lg. do Jogo da Bola ou de Santo António

Protecção

Incluído no Largo de Santo António (v. IPA.00035803)

Enquadramento

Urbano. Implantação harmoniosa num amplo adro de calçada frente a um jardim com coreto e junto ao campo do Jogo da Pela.

Descrição Complementar

Revestimento de azulejos enquadrados por caixilhos, constando primeiro de um silhar, depois de painéis verticais, de padrões diferentes, entre faixas variadas, e a parte superior de outras 2 faixas rematadas por franjas. A capela-mor tem igualmente azulejos até à sanca.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTORA: Josefa de Óbidos.

Cronologia

Séc. 15 - erecção da capela; séc. 17 - revestimento azulejar; 1657- lápide sepulcral do Padre Paulo Ferreira; 1660, c. de - Josefa de Óbidos executa 3 painéis para a ermida; Séc. 18 - aplicação da talha dourada no altar-mor e altares laterais; Séc.19 - reconstrução da torre sineira.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Estruturas de alvenarias e cantaria; coberturas em telha (exterior) e em madeira (interior); revestimento azulejar e talha dourada; pavimento em madeira de sucupira (nave) e tijoleira (capela-mor).

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Vol. V, Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; GORJÃO, Sérgio, Santo António em Óbidos, Câmara Municipal de Óbidos, 1996

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1997

Actualização

Cecília Matias 2003
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login