Solar dos Azevedos

IPA.00000047
Portugal, Braga, Barcelos, Lama
 
Arquitectura residencial. Solar casa-torre. Talvez a mais monumental das torres solarengas do Norte de Portugal, a Torre de Azevedo, mostra o espírito conservador da arquitectura doméstica desta região, que continua construindo torres de feição medieval por todo o século 16.
Número IPA Antigo: PT010302420023
 
Registo visualizado 1305 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

A torre, com coroamento de ameias chanfrandas, é caracteristicamente quinhentista e a janela de balcão, na fachada exterior, é a única nota importante que denuncia a influência italianizante do renascimento, tratada no norte apenas como decoração. Esta torre é, provavelmente uma reedificação do primeiro quartel do século 16 e do tempo da viúva de Diogo de Azevedo. O corpo residencial anexo possui uma bela varanda com colunata, sobre o jardim, e a linha do beiral foi coroada com ameias chanfradas e pirâmides ornamentais. Notável a sala nobre da torre, cujas paredes são revestidas de azulejos, figurando cenas dos feitos dos Azevedos e que conserva um belo tecto de madeira, dourado e policromado, e que assenta sobre mísulas trabalhadas. Os arranques que partem destas mísulas conservam um curioso carácter arcaizante que lembra os tectos de nervuras da época medieval. Adossado à torre, um outro edifício onde actualmente se abre a entrada principal.

Acessos

EN Braga - Barcelos; Rua dos Condes de Azevedo, n.º 237

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 279/2014, DR, 2.ª série, n.º 81 de 28 abril 2014

Enquadramento

Rural, isolado por terras de cultivo, pomares e jardins.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Serviços: sede de empresa

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO PAISAGÍSTA: Ilídio de Araújo (1983).

Cronologia

1536 - Construção da torre; séc. 18 - Corpo residencial anexo; séc. 19 - Edifício adossado à torre, onde se situa a entrada principal. Numa das faces da torre encontra-se uma inscrição datada de 1536, referente a Martinho Lopes de Azevedo, e na qual se faz menção da torre como já existente. Esta será, portanto, um pouco anterior, talvez mesmo reedificação do primeiro quartel do século 16 e do tempo da viova de Diogo de Azevedo. O corpo residencial anexo data do séc. 18 e o edifício, adossado à torre, onde se situa a entrada principal, do século 19; 1983 - projecto de Arquitectura paisagista de recuperação de jardim histórico por Ilídio de Araújo e sua posterior execução; 1988, 29 fevereiro - proposta de zona especial de proteção do IPPC (Norte); 1989, 03 janeiro - Despacho de Homologação como Imóvel de Interesse Público.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Embasamentos de granito aparelhado, paramentos de alvenaria; coberturas em telha sobre vigamento de madeira de castanho; molduras de portas e janelas em granito; revestimentos em reboco caiado. Torre: Estrutura de cantaria de granito; cobertura em telha sobre vigamento de madeira de castanho.

Bibliografia

Ilustração Portuguesa, 1906, 2º Semestre; FONSECA, Teotório, O Conselho de Barcelos, 1948; AZEVEDO, Carlos, Solares Portugueses, Lisboa, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: Arquivo Pessoal de António Viana Barreto (Curriculum Vitae do Arquitecto Paisagista Ilídio de Araújo)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Miguel Leão 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login