Igreja Paroquial de Guíde / Igreja de São Mamede

IPA.00000469
Portugal, Bragança, Mirandela, Torre de Dona Chama
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Igreja paroquial. Os altares em chanfra e o altar-mor originam um todo harmonioso.
Número IPA Antigo: PT010407300009
 
Registo visualizado 991 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal de dois corpos mostrando na fachada, porta, cunhais, cornija e campanário em granito e cobertura diferenciada de uma e de duas águas. Porta de verga recta e encimada por frontão triangular interrompido, nele se inserindo um pequeno nicho. Por cima da cornija, uma janela-óculo. É rematado o conjunto por um campanário em granito com dois sinos e que termina com duas pequenas urnas e pequena cruz. As fachadas laterais mostram duas janelas, existindo no lado do evangelho uma pequena sacristia. No interior o templo mostra o pavimento preparado para inumar os paroquianos e os alçados laterais caiados. A cobertura interior é de berço e está pintada com as armas de Portugal, rodeadas por pequeno filete fitomórfico. Dois altares colaterais de talha polícroma, ligam-se aos dois altares colocados em chanfra, formando com o arco triunfal um conjunto único. Na capela-mor retábulo de talha dourada com colunas salomónicas, suportando o arco polilobado, e trono central; tecto curvo de madeira pintada com grande medalhão central.

Acessos

EN 206, a 50 km de Bragança

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, à entrada da povoação, sobre uma pequena elevação artificial. Existem campos de cultivo e algumas casas em mau estado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda - Arciprestado de Mirandela)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, madeira e material de enchimento.

Bibliografia

CORDEIRO, Olga Telo - Um milhão e meio de euros para recuperar património do Vale do Tua. Jornal Nordeste. 03 fevereiro 2015.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMN

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1972 - deslocação do altar-mor; 1986 / 1988 - reparação da cobertura, picagem e execução de novos rebocos da fachada, substituição parcial da rede eléctrica; 1993 - beneficiações interiores; 2015 - previstas obras de recuperação da igreja, no âmbito das medidas compensatórias do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz do Tua (AHFT), numa parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Agência de Desenvolvimento Regional da Vale do Tua (ADRVT), com o financiamento da EDP.

Observações

Autor e Data

Ernesto Jana 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login