Capela de Nossa Senhora da Piedade da Quinta da Medideira

IPA.00004678
Portugal, Setúbal, Seixal, Amora
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal composta, com sacristia adossada do lado esquerdo. Fachada principal com empena ondulada marcada por cornija saliente. Portal emoldurado por cornija e encimado por óculo simples. Cobertura em falsa abóbada de berço em madeira. Altar mor de sarcófago de madeira. A parede fundeira da capela-mor apresenta três nichos de maquineta com arcos elevados, sendo os laterais de pequenas dimensões e assentes em mísulas.
Número IPA Antigo: PT031510020006
 
Registo visualizado 829 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples, regular, coincidência exterior / interior. Massa simples, paralelepipédica. Cobertura exterior em telhado sanqueado de 2 águas com beiral, encimado por pequena cruz. Fachada principal voltada a E., de 1 pano, definido por pilastras, com frontão ondulado e cornija acentuada. Portal centralizado, moldurado, com cornija de arco sanqueado, de 2 folhas com almofadas, batentes e, superiormente, pequeno óculo moldurado, circular. Flancos adossados a outras edificações mais baixas, sobressaindo no topo dos panos o beiral. Fachada posterior de empena chã, cega, com edificação parcialmente adossada. Articulação exterior / interior desnivelada, com o interior a nível superior, com acesso por degrau. INTERIOR de espaço diferenciado entre a capela e a nave marcado por arco triunfal - com pedra de fecho - e teia em madeira. Corpo do templo com o pé-direito liso, entablamento e cornija acentuados, de ressalto; na ilharga esquerda, no pano murário, caixa circular para ex-votos; à entrada, na ilharga direita, pequena pia de água benta adossada à parede, em pedra, Iluminação através do óculo. Capela-mor com altar de sarcófago em madeira, parede da cabeceira com 3 nichos de maquineta, com arcos elevados e sanqueados: um maior, ao centro com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, flanqueado por outros 2, assentes em mísulas, com imaginária; crivo de confessionário aberto no pano murário do flanco esquerdo com porta de acesso a ele. A cobertura do templo é em falsa abóbada de berço, de madeira; chão de tijoleira. O acesso à sacristia faz-se por uma porta existente na capela-mor.

Acessos

Lugar da Medideira, Rua Professor José Maria Vinagre, que liga a Rua 1º de Maio à Rua da Fonte de Prata

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, meia-encosta, bem integrado no meio, flanqueado por casas térreas, com adro murado e gradeado a ferro a que se acede por escadaria de 1 lance de 5 degraus, com 1,40 m de largura., junto a pátio de antiga quinta; fachada posterior em parte adossada a casa térrea de quinta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - época provável da construção da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria calcária, reboco, ladrilhos, ferro fundido, telhas, madeira

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Proprietária Maria Graciete Almeida Gonçalves (caderneta predial)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login