Ermida de São Sebastião / Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Canha

IPA.00004664
Portugal, Setúbal, Montijo, Canha
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. O maneirismo é dado pela expressão clara do traçado arquitectural, pela simplicidade de linhas traduzidas em planos lisos, pela escassez de abertura de vãos, pela horizontalidade. Os ornamentos da talha são barrocos, cujos indícios vemos nas colunas, no frontão com curvas e contra curvas, no enrolamento da folhagem. O Barroco do escudo é dado pela decoração ornamental da cartela, com enrolamentos e fitas artificiosas, e pela forma do escudo. A cúpula da capela-mor é semelhante às cubas mouriscas, semelhante a muitas outras capelas quinhentistas do Alentejo.
Número IPA Antigo: PT031507010006
 
Registo visualizado 154 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, regular, com coincidência exterior - interior. De massa simples, destaca-se pela sua acentuada horizontalidade. Cobertura homogénea em telhado de 2 águas, com uma cruz a meio, sobre plinto. Fachada principal orientada a O., com embasamento irregular, com 1 pano alongado do lado esquerdo; desenvolve-se entre pilastras de cunhal, com urnas de remate; portal com cornija angular, sob patim de degraus, flanqueado por 2 portas de menor porte; superiormente, abre-se um pequeno óculo; remata em cornija de ressalto e beiral. Fachada a S. de 1 pano, comportando 2 janelas pequenas e 1 porta que se rasga junto ao canto que a igreja faz com o edifício adossado, com pequeno alpendre coberto. Fachada N., a do anexo, tem um pequeno corpo sem interesse arquitectónico, com porta posterior e 3 postigos. A face posterior da igreja está adossada à outra edificação. A articulação exterior - interior é desnivelada, acedendo-se subindo degraus. INTERIOR: pé-direito baixo, de 2 corpos, pequena nave e capela-mor, e anexos, dos dois lados do templo que têm acesso pelo exterior. Nave rectangular, separada da capela-mor por arco pleno, assente em pilastras dóricas. Pé-direito dos flancos liso, à esquerda com porta de acesso à sacristia. Iluminação através de óculo e do portal simples. Nave com tecto de perfil trapezoidal, com caixotões simples, de madeira, sobre a qual está pintado, a meio, o escudo Nacional do tempo de D. Sebastião e chão de soalho, interrompido por três lápides sepulcrais, cronografadas: 1664, 1674 e 1679, tendo a segunda, a legenda "SEPVLTVRA.DO. / CAPPITão.MARTI / NHO.FRZ.E.DE.SVA.FILHA.Q.NESTA / SANTA.CAZA.TEM. / HU.CAPPELAM.CO / MISSAS.COTEDIANA. / PERA.SEMPRE.POR / SVAS.ALMAS / ANNO.DE.674". Capela-mor com piso a nível um pouco superior ão da nave, é de planta quadrada, está coberta por cúpula esferóide, pintada e assente em trompas; tem retábulo de talha dourada, colocado à maneira de biombo com painéis pintados. De cada lado do arco, 2 altares pequenos, com imagens de santos. A sacristia coberta por tecto de madeira, e chão de mosaicos de cantaria colorida, onde se destingue brecha da Arrábida, dá ainda acesso a um corredor que leva a uma sala pequena, aberta à direita e, ao fundo, aos sanitários.

Acessos

Rua do Castelo; Rua 25 de Abril; Rua da Misericórdia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano em planície, com ilharga esquerda adossada a edifício de habitação multifamiliar, de dois pisos e de construção moderna. Implanta-se frente a um amplo adro que se prolonga pelo flanco direito, murado, com portão de ferro, em cota superior à do largo onde se implanta o templo. A c. de 150m fica a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira (v. PT03150701005).

Descrição Complementar

As pinturas dos painéis do retábulo representam Santa Margarida de Cortona e São Martinho de Tours. Do recheio artístico móvel destaca-se: uma imagem de Nossa Senhora do Loreto do séc. 18, proveniente de uma capela que existiu perto do Fontanário de Pegões; duas pinturas seiscentistas, de autores desconhecidos, representando uma Assunção e uma Pietá.

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 / 16 - provável fundação; 1616 - notícia de ter sido fundada a Santa Casa da Misericórdia de Canha, com a sua Capela; 1621, Julho - anotação da mais antiga doação por Luís Miguéis; 1664, 1674, 1679 - datas das lápides sepulcrais do chão, do Capitão Martim Fernandes, sua mulher Margarida Rodrigues e de sua filha que deixaram todos os seus bens à Misericórdia de Canha; séc. 17 - 18 - épocas de campanhas de obras; séc. 17 - época dos painéis pintados do retábulo do altar-mor; 1998, 30 julho - Despacho de homologação determinando a classificação da capela como Interesse Municipal; 2013, 9 janeiro - publicação do Anúncio n.º 7/2013, em DR, 2.º série, n.º 6, relativo ao arquivamento do procedimento de classificação da ermida de São Sebastião, também designada Igreja da Misericórdia de Canha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Madeira, (talha), cantaria, alvenaria, pintura sobre madeira, telha cerâmica, mosaico

Bibliografia

Breve Roteiro dos Monumentos da Aldeia Galega - Montijo, Montijo, 1985; GRAÇA, Luís, Edifícios e Monumentos Notáveis do Concelho de Montijo, 1989; PIMENTEL, Alberto, A Estremadura Portuguesa.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF... incluíndo o retábulo do altar-mor, bandeira da Misericórdia e imagens.

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login