Chafariz de D. Maria I

IPA.00004636
Portugal, Setúbal, Palmela, Palmela
 
Arquitectura infraestrutural, neoclássica. Chafariz com compartimentação de corpos através de pilastras, utilização de ovalados nos corpos laterais, frontão triangular, diversificação de desenho. Chafariz fornecido por água que provém de um grande olho de água que nasce na base do tanque.
Número IPA Antigo: PT031508020008
 
Registo visualizado 454 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Planta longitudinal, composta de 3 corpos, articulados em sequência, irregular; de espaldar, plano, 3 panos murários com verticalidade; delimite lateral por 2 muretes curvos, partindo de pilastras coroadas por fogaréus que delimitam os 2 tanques de água laterais. Toda a caixa murária é coroada por platibanda decorada, sobre cornija de ressalto. Corpo central avançado, entre pilastras colossais, toscanas, duplicadas e grupadas, encimadas por fogaréus; delimitado por pequeno muro ornado de rendilha de dente de cão; coroado por frontão triangular, cujos vértices são rematados por fogaréus, decorado com medalhão oval onde se lê: PUBLICAEUTILLITATE / C.D. / S.P.Q.R. / SUBAUSPICII MARIAI / MDCCXCII. Plano superior decorado com baixo e alto relevos com as armas da soberana, e coroa real em destaque; plano inferior com 2 carrancas no remate das bicas de saída da água que cai em pequeno tanque, situado a nível inferior do pavimento da fonte; frente a este corpo, 6 frades de pedra, altos, com outros tantos mais baixos, de resguardo àqueles; no pano do corpo da direita, uma porta que dá acesso à mae-de-água; em ambos os panos laterais, decoração ovalada com as armas antigas da vila em baixo relevo. Alçado posterior liso de alvenaria rebocada.

Acessos

Largo do Chafariz de D. Maria I

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação da Assembleia Municipal de Palmela de 30 outubro 2007 / MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 662/2012, DR, 2.ª série, n.º 215 de 07 novembro 2012

Enquadramento

Urbano, em meia-encosta, à entrada da cidade, em cruzamento de vias; adossado à direita a edifício de 2 pisos, espaldar adossado a escadaria numa encosta; separado da via pública por passeio de pedras de corte tosco, irregular.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1792 - Inauguração do chafariz mandado construir por D. Maria I no local onde fora erguido outro, por ordem do Mestre da Ordem de Santiago, D. Jorge; 2007, 26 setembro - deliberação camarária para classificação do imóvel como Interesse Municipal; 2008, 16 janeiro - proposta da Câmara Municipal de Palmela para classificação do imóvel como Imóvel de Interesse Público; 29 agosto - proposta de abertura do processo de classificação da DRCLVTejo; 5 setembro - despacho de abertura do processo de classificação da Subdirectora do IGESPAR, I.P.; 14 novembro - edital camarário com classificação do imóvel como de Imóvel Municipal; 2011, 14 dezembro - proposta da DRCLVTejo para a classificação do imóvel como Monumento de Interesse Público e definição da respetiva Zona Especial de Proteção ; 19 dezembro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura à classificação do imóvel e definição de Zona Especial de Proteção da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2012, 29 maio - Anúncio n.º 11817/2012, DR, 2.ª série, n.º 104, com projeto de decisão relativo à classificação do imóvel como Monumento de Interesse Público e à fixação da respetiva Zona Especial de Proteção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria de calcário, alvenaria

Bibliografia

FORTUNA, António Matos, Monografia de Palmela - 1, Memórias Paroquiais, Palmela, 1982; IDEM, Monografia de Palmela - 2, Quando se levantou o Chafariz - Reinado de D. Maria I, Palmela, 1994.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IAN/TT, Desembargo do Paço, Ilhas, M.443, doc. 32.

Intervenção Realizada

Observações

A construção orçou em 4.000 reis e foi estipulado uma "finta" à população destinada à sua fábrica. Os tanques que possui eram usados como bebedouros para o gado.

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login