Ermida de São Sebastião

IPA.00004615
Portugal, Setúbal, Montijo, União das freguesias de Montijo e Afonsoeiro
 
Arquitectura religiosa, maneirista, chã. Ermida de traçado maneirista, sóbrio, com fachadas planas, flancos cegos; alçados austeros, paredes lisas; grande sobriedade no traçado, emprego de repertório renascentista no portal de verga recta e pilastras toscanas e, no interior, arco triunfal, também de indícios clássicos. A simplicidade do recorte seiscentista.
Número IPA Antigo: PT031507020010
 
Registo visualizado 329 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, regular, coincidência exterior / interior. Volumes articulados desenvolvidos em horizontalidade. Cobertura exterior em telhado sanqueado, de 2 águas, com pequena cruz na intercessão. Frontispício orientado a O. de 1 pano, com vãos em cantaria: 1 portal de verga recta, simples, com cornija, flanqueado por 2 janelas pequenas, molduradas e gradeadas. Empena angular rematando em cornija e beiral e, superiormente, um óculo pequeno, quadrilobado. Fachada a S. cega, remata em beiral simples. Fachadas a N. e posterior adossadas a outras edificações, sendo a posterior de empena de ângulo. Articulação exterior / interior desnivelada, pelo que se acede ao interior subindo-se dois degraus. INTERIOR: de uma nave, iluminada através dos vãos já mencionados. Da nave de pé-direito liso e nu, entra-se na capela-mor por degrau e arco triunfal pleno, cujo pé-direito é formado por colunas torsas, e cujo lavor é composto por botões de efeitos geométricos; no pano fundeiro da capela, rematada por abóbada de berço, rasga-se uma arcada falsa, de arco pleno. Cobertura de alvenaria, de perfil trapezoidal e chão de tijoleira.

Acessos

R. Joaquim de Almeida

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 80/2009 da Câmara Municipal do Montijo de 25 junho 2009

Enquadramento

Urbano, junto à entrada S. do cemitério (que remonta a 1844), adossado a pequena casa de habitação, com o flanco direito integrado na correnteza de casas de habitação baixas, sem destaque, no conjunto circundante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 15 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 14 / 15 - construção; séc. 15, finais - funcionou como sede de freguesia desde a autonomia paroquial; 1512, 1525, 1534 e 1609 - visitações dos Freires da Ordem de Santiago; 1609 - referência aos Frades que mandaram fazer um retábulo pintado para o altar principal e que ordenaram que se derrubassem os altares travessos, "por não estarem decentemente concertados e não há onde se possão repaurar"; séc. 18, 2ª metade - obras de restauro; 1982 - roubada uma imagem de São Sebastião, de madeira pintada; 1990, 20 setembro - proposta de classificação da Câmara Municipal do Montijo; 1991, 06 junho - despacho de abertura do processo de classificação do Vice-Presidente do IPPAR; 2002, 22 setembro - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR propõe a classificação como Imóvel de Interesse Municipal; 2009, 19 março - proposta de revogação do processo de classificação da DRCLVT; 24 março - despacho de revogação do processo de classificação do Diretor do IGESPAR, por não ter valor nacional.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

A alvenaria, cantaria de calcário, madeira, ferro, cerâmica (telhas, ladrilhos de tijoleira)

Bibliografia

CARVALHO DA COSTA, Padre A., Corografia Portuguesa, 1869; RAMA, José de Sousa, Coisas da nossa Terra, 1906; Breve Roteiro dos Monumentos de Aldeia Galega / Montijo, 1985; GRAÇA, Luís, Edifícios e Monumentos Notáveis do Concelho de Montijo, Montijo, 1906; LUCAS, Isabel, Subsídios para a História do Concelho do Montijo - cronologia geral, Montijo, 1992

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O orago desta capela, São Sebastião é sempre invocado como prestante advogado contra as pestes; o importante grupo na história do povoamento desta terra, dos agricultores e fazendeiros celebrava este Santo no espaço circundante à capela (COSTA, 1868). Inicialmente, a ermida tinha as paredes de pedra e cal, cobertura de madeira com telha va e era ladrilhada com tijolo. O altar principal era de alvenaria, suportando uma imagem.

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login