Casa na Rua Mendes Pedroso, n.º 11

IPA.00004606
Portugal, Santarém, Santarém, União de Freguesias da cidade de Santarém
 
Arquitectura religiosa, tardo-barroca. Registo devocional de azulejos, fingindo um oratório, enquadrado por elementos de carácter arquitectónico, imitando a cantaria e o mármore. Linguagem barroca, anunciando já um gosto neoclássico no tratamento linear da moldura e das pilastras de enquadramento.
Número IPA Antigo: PT031416200085
 
Registo visualizado 76 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Registo de azulejos recortado, com 21 x 11 azulejos, representando Nossa Senhora da Conceição sobre a lua, no acto de pisar a serpente, de mãos postas, envolta num manto esvoaçante e coroada por estrêlas; enquadra a figura da virgem cercadura de fina moldura linear ladeada por 2 pilastras com obeliscos assentes em plintos e encimadas por jarros floridos, cujas flores se prolongam até ao frontão redondo, ladeado por volutas, que encima o quadro; na parte inferior uma oval amparada também por volutas invertidas. Na cercadura estão figurados vários emblemas das litanias da Virgem - o sol, a lua, o poço, o vaso de incenso - além de uma cabeça de anjo enquadrada por plumas. A cercadura é polícroma, a representação da Virgem em azul sobre o esmalte branco.

Acessos

Rua Mendes Pedroso, n.º 11

Protecção

Incluido na zona de protecção da Igreja de São Nicolau (v. PT03141620033)

Enquadramento

Aplicado na fachada principal de um prédio de 3 pisos, com sacadas em ferro forjado nas janelas, em frente à fachada lateral da igreja de São Nicolau (v. PT03141620033).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Residencial: edifício

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Francisco Jorge da Costa (conjectural)

Cronologia

Séc. 18 (último quartel) - data provável de realização.

Dados Técnicos

Materiais

Azulejo polícromo e azul sobre fundo em esmalte branco.

Bibliografia

FEIO, A. Areosa, Santarém, princesa das nossas vilas, Santarém, 1929; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, vol. 3, Lisboa, 1949; CUSTÓDIO, Jorge, Registo de azulejos recortado in Património Monumental de Santarém, Santarém, 1997.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O gosto pelos registos devocionais em azulejo, aplicados nas fachadas de habitações, surge a partir do terramoto de 1755, invocando normalmente a protecção contra os malefícios a ele associados, mas figurando igualmente com frequência a Virgem ou a Virgem com o Menino; em finais do séc. 18 são comuns os registos imitando pequenos oratórios.

Autor e Data

Filomena Bandeira / Isabel Mendonça 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login