Capela da Senhora da Redonda / Capela de Nossa Senhora da Redonda

IPA.00004564
Portugal, Portalegre, Nisa, Alpalhão
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Ermida de culto ligado a romaria pascal, de uma nave com elementos clássicos na abóbada da câmara onde de abre o altar, a que se adicionaram elementos decorativos barrocos. Conserva uma abóbada decorada e datada de 1564 que parece estar intocada, conjugando a cruzaria de nervuras, a pintura e o esgrafito.
Número IPA Antigo: PT041212010013
 
Registo visualizado 777 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta composta. Volumes articulados com coberturas de duas e uma águas: respectivamente o do edifício da nave e exonártex, o do altar e o da sacristia. A fachada SO. apresenta a entrada da capela, em arco de volta inteira, o janelão do coro e é encimada por uma cruz situada no vértice da empena; a SE. possui uma porta lateral; a NE. constitui o tardoz; a NO. o volume da sacristia, com duas janelas e uma porta, as escadas para o coro, um púlpito exterior e um pequeno campanário já no telhado. Altar orientado a E./NE., construído em alvenaria policroma de inspiração clássica, com arquivolta semicircular suportada por pilastras e coluna torsa de ambos os lados, encimados por capitéis coríntios a que se sobrepoe arquitrave com ressaltos; encimando a arquivolta, dois meninos coroam um escudo que apresenta o monograma de Maria; a banqueta é forrada na frontaria com azulejos de cores azul e amarela que simulam os tecidos do frontal; o arco de volta inteira do altar abre para um trono, mais profundo, em mármore, encimado por edícula guarnecida por elementos vegetalistas em mármore onde estava a imagem da padroeira. Esta câmara, que possui a porta para a sacristia a NO., apresenta abóbada de nervuras que se cruzam em quatro bocetes e no fecho. Liga-se à nave através de arco de volta inteira com moldura de granito. Nave única com porta lateral do lado do Evangelho e púlpito do lado da Epístola. O tecto da nave é de forro de madeira com inúmeros barrotes ligados por asnas, formando arco angular. Portal da entrada de verga recta decorado com moldura granítica e frontão ondulado de inspiração barroca, ladeado por duas janelas gradeadas. Antecede o portal um exonártex com banco corrido e arco de volta inteira com moldura de granito a dar para o adro que possui um cruzeiro baixo na zona central. Sobre o exonártex situa-se o coro, munido de janelão e balaustrada. A SE. da capela situa-se a casa do ermitão, com estrebaria e quintal

Acessos

A 2 km para SO. de Alpalhão, junto à Ribeira de Sor, acedendo-se ao lugar por EM que se toma à saída para Gáfete, do lado esquerdo. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,404944; long.: -7,641790

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 *1

Enquadramento

Rural, em lugar de vistas desafogadas, perto da Ribeira de Sor, emergindo do solo grandes massas graníticas, uma das quais, junto à ermida, possui um cruzeiro. Lugar de romaria que ali se realiza na 2ª feira de Páscoa

Descrição Complementar

O tecto da câmara onde se abre o altar está decorado com pintura decorativa - tons de vermelho tijolo, laranja e branco -, de elementos vegetalistas, esgrafitos com grutescos, as primeiras palavras da Avé-Maria, em latim, e a data de 1564. O conjunto é harmonioso e aparenta estar intocado. Nas paredes laterais desta câmara foram colocados quatro painéis de azulejo barrocos, em azul cobalto, com títulos em latim, representando o Encontro com Santa Isabel, a Adoração dos Pastores, a Apresentação (de Nossa Senhora?) no Templo e a Circuncisão (ou Apresentação no Templo?)

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1564 - construção segundo data na abóbada; séc. 18 - colocação de azulejos junto ao altar e alterações nos vãos da frontaria e porta lateral; 1973 c. - colocação do silhar de azulejos da nave; 1985, cerca - substituição de parte dos pavimentos da nave e da câmara onde se abre o altar.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma (capela -mor) e paredes autoportantes. Alvenaria de pedra rebocada e caiada com cobertura telhada sobre estrutura de madeira.

Materiais

Pedra variada, granito, cal, areia, telhas, madeira e azulejos.

Bibliografia

Frei Agostinho de Santa Maria, Santuário Mariano, T. 6; KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, Lisboa, 1943.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Capela da Senhora da Redonda, também denominada Capela de Nossa Senhora da Redonda.

Autor e Data

Domingos Bucho 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login