Casa dos Arouca / Casa Lumena

IPA.00004560
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura residencial, oitocentista. Habitação urbana oitocentista, de planta rectangular, com dois pisos, guardas de ferro forjado nas janelas de sacada arquitravadas do andar nobre.
Número IPA Antigo: PT050805050031
 
Registo visualizado 205 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular composta por edifício principal e anexo a S., volumes articulados a S.; massas dispostas na horizontal em dois pisos e nos anexos um piso; cobertura em telhados de quatro águas, duas águas e açoteia. Fachada principal voltada a O., delimitada por cunhais, soco, friso divisório dos pisos e cimalha de massa com platibanda; rasgada por cinco vãos por piso, emoldurados de verga recta arquitravada, uma porta e quatro janelas com cornija recta no piso térreo e janelas de sacada com cornija curva e guardas em ferro forjado nos balcões no andar nobre. Anexo a S. corpo térreo com dois vãos e remate com gradeamento de ferro forjado. Anexo da R. Brites de Almeida, corpo térreo delimitado por soco e beirado com três vãos emoldurados, uma porta e duas janelas. INTERIOR: o portal principal dá acesso a pequeno átrio com lambril de azulejos que se prolongam pela escadaria de três lanços, com corrimão de ferro.

Acessos

Praça Alexandre Herculano, nº 27 e Rua Brites de Almeida, nº 5

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado, num quarteirão do centro Histórico (v. PT050805050140), com duas fachadas para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19, meados - data provável da construção sob encomenda da família Agnes Caro; séc. 20 - serve de habitação do poeta local Bernardo de Passos no andar nobre e no piso térreo instala-se o Correio do Sul, periódico regional; 1995, 28 novembro -Proposta de classificação enviada ao IIPAr por parte de um particular; 1996, 10 janeiro - Proposta de abertura do processo de classificação pela DRFaro; 1996, 16 de Janeiro - Despacho do Vice-Presidente do IPPAR determinando a abertura do processo de classificação; 1998, 29 julho - Parecer do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como VC - Valor Concelhio; 1999, 21 abril - Despacho de homologação da Secretária de Estado da Cultura; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n. 206, publicado nesta data; 2010, 11 maio - Enviada cópia do processo de classificação pelo Ministério da Cultura à CM de Faro a fim de ponderar a conclusão do procedimento.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; cantaria calcária em molduras; ferro forjado nas guardas dos balcões e no corrimão das escadas de acesso ao andar nobre; azulejos no rodapé da escada; telhas de canudo nas coberturas.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login