Edifício Setecentista no Gaveto da Rua Dr. Francisco Gomes, n.º 1 a 3 com a Praça Dr. Francisco Gomes, n.º 7 a 9 / Edifício dos Seguros Fidelidade

IPA.00004514
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura residencial, setecentista. Habitação urbana setecentista, de planta rectangular, com dois pisos e janelas de sacada no andar nobre, sendo o eixo definido por janela de peitoril conforme tipologia farense. De realçar a manutenção do formulário da Arquitectura Chã, excepto na cobertura única para todo o edifício, nas proporções das molduras das janelas de sacada e no uso da janela de peitoril no andar nobre da fachada principal para marcar o eixo. A manutenção do formulário da Arquitectura Chã, excepto na cobertura única para todo o edifício, nas proporções das molduras das janelas de sacada e no uso da janela de peitoril no andar nobre da fachada principal para marcar o eixo.
Número IPA Antigo: PT050805050023
 
Registo visualizado 271 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, volume simples, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas; massas dispostas na horizontal com dois pisos. Fachadas delimitadas por embasamento, friso divisório dos pisos, cimalha com beirado, pilastras e cunhal; rasgadas por vãos emoldurados de verga recta, arquitravados no andar nobre. Fachada principal orientada a O. com três portas no piso térreo e no andar nobre duas janelas de sacada com guardas de ferro e janela de peitoril ao centro. Fachada S. com duas portas no piso térreo e no andar nobre duas janelas de sacada idênticas às anteriores.

Acessos

Praça Dom Francisco Gomes, nº 7 - 9 e Rua Dom Francisco Gomes, nº 1 e 3

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano, flanqueado, no gaveto de um quarteirão do centro Histórico (v. PT050805050140), com duas fachadas dando para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Serviços: seguradora

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18, 2ª metade - data provável da construção do edifício; séc. 19 - colocação de novos gradeamentos de ferro nas sacadas; 1982, Março - proposta a classificação pelo IPPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cantaria, ferragens, madeira e cobertura com telhas de canudo

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Seguros Tranquilidade: 1989 - manutenção das duas fachadas, substituição da cobertura à semelhança do anterior e remodelação total do interior.

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login